Google remove Montanha de Hitler…
do serviço Google Earth! O Google removeu hoje do serviço Google Earth a denominação da Montanha de Hitler (Hitler-Berg), localizada perto de Bad Toelz, na Baviera, e agora conhecida por Berg Heiglkopf, depois de ter recebido numerosas queixas na Alemanha.
O porta-voz da Google na Alemanha, Stefan Keuchel, disse hoje à agência alemã ddp que a empresa decidiu «fazer um update extraordinário» do programa, que disponibiliza imagens de satélite, mapas e imagens a três dimensões de toda a Terra, tendo por isso removido a designação Hitler-Berg, adoptada em 1933 em homenagem a Hitler. O presidente da junta de Wackersberg, edilidade onde fica situada a povoação de Heiglkopf e a montanha com o mesmo nome, congratulou-se com a decisão da Google.
«É mesmo uma boa notícia», disse Georg Kellner, citado pela ddp.
Depois de uma notícia que referia a existência da Hitler-Berg no Google Earth, há duas semanas, a autarquia local recebeu numerosas reacções de toda a Alemanha, por carta, SMS e telefone, quase todas de desagrado.
«Houve também algumas reacções estranhas, mas a maioria das pessoas que nos escreveram foi muito sensata, e pediram-nos que se apagasse a designação Hittler-Berg», informou o presidente da junta.
O porta-voz da Google garantiu que a atribuição do nome do ditador nazi a uma montanha, por lapso, foi definitivamente afastada do serviço Google Earth.
O erro deveu-se ao facto de os autores do programa terem utilizado fontes antigas, em que a Berg Heiglkpf, com 1205 metros de altura, surgia com o nome de Hitler-Berg.
Possivelmente, os dados tiveram origem na National Geospatial Intelligence Agency (Agência Nacional de Informações Geo-espaciais) norte-americana, que no seu site na Internet também se refere a uma Hitler-Berg, dando as respectivas coordenadas, que correspondem à Berg Heiglkopf.
O porta-voz da Google não confirmou, no entanto, que esta tenha sido a causa do erro que se introduziu no programa geográfico.
Em Abril de 1933, três meses depois da chegada de Hitler ao poder, a junta de freguesia de Wackersberg mudou o nome da montanha local para Hitler-Berg, mandando ali colocar uma cruz suástica de ferro, iluminada e com 10 metros de altura.
O episódio terminou em 1945, com a derrota dos nazis na II Guerra Mundial, e depois de destruída a cruz suástica verificou-se que o nome de Hiltler-Berg nunca tinha sido registado oficialmente junto da repartição de geodesia da Baviera ou da Associação dos Alpes.
Fonte: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
por muito que me custe dizer isto mas: qualquer forma de censura é censura
Censura? Se o nome estava errado é bom que seja mudado. Tambem nao vemos ver censura onde ela nao existe.
Também não percebo até que ponto isto pode ser considerado censura.
1º A vontade partiu dos utilizadores, não da Google.
2º Para quem leu artigo, percebe-se claramente que Hitler-Berg não era o nome mais adequado, por todas as razões.
Pois, nada é adequado. É como a ponte Salazar que se chama 25 de Abril, apesar de o mérito de aquela ponte existir nada ter haver com o 25 de Abril. Mas pronto a história é feita pelos vencedores e não pelos vencidos.
Se formos invadidos por um qualquer país, e mudarem o nome de Portugal para Xibanga, e o Google mudar também nos mapas, toda a gente vai achar óptimo…..
É a bela ideologia do posso quero e mando, tão em voga para os lados da maior ditadura dos tempos modernos, os EUA.
Um nome é um nome, não morde… deixem de ser DITADORES…
Demokratie über alles!
Gerardo,
só fazia sentido ter a ponte sobre o rio Tejo com o nome de um assassino e ditador para os saudosistas do estado novo…
Depois de se conseguir a liberdade, faz toda a lógica que se tenha dado à ponte o nome de um dia histórico para Portugal, ao invés de um nome como salazar que só fez com que o atraso económico e social tivesse ferido o nosso país de morte.
Infeliz comparação a sua…
@Gerardo
Muito bem comparado não se pode nem deve apagar a Historia de um País .
Bem Haja
Carlos
querem mudar o nome as cenas?
perguntem aos cidadãos.
os alemaes nao gostaram do nome que era indicado no Google, fizeramse ouvir.
nos se nao quisermos um certo nome, tambem deviamos poder decidirm afinal o país é d todos e d cada um.
abraxXx
[[ maliciux ]]
Sou anti-salazarista até à quinta casa do coiso mais velho mas, mas o Gerardo tem razão. A história é historia e quer queiramos quer não, nada a poderá mudar. E um nome é só isso mesmo, um nome. E é bom que não nos esqueçamos nunca do nome do Ex.mo Prof. Dr. António de Oliveira Salazar, para que “Homens de Bem” como ele nunca mais se ergam e caminhem pela nossa terra, decidindo por nós os nossos destinos! 25 de Abril, sempre!
Mas é mesmo assim, dos fracos não reza a história!
Sem comentários sobre a cena da Ponte Salazar… Um destes dias, se a Inglaterra adere em pleno ao Euro, toca a deitar abaixo a estátua do Almirante Nelson lá em Trafalgar Square e pimbas de por lá uma do Jaques Chiraq… A história viva deve ser isso… Nem sei como é que ainda não mudaram o Largo do rato para Largo do PS ou ainda porque não deitam a estatua do marquês abaixo (maldito déspota) e colocam lá uma do Soares…
Ó Deus dai-me paciência porque se me dais força…
Certo, se o nome lá do monte não era Hitler, então mil razões para o corrigir mas se fosse…
Já agora, e a título de curiosidade, parece que “aquele cujo nome não deve ser pronunciado, nem sequer numa ponte” vai em primeiro nas votações para o programa “Grandes Portugueses” (fonte: diáriodigital). Se o homem ganha também vão mudar o resultado final do programa?
Tenho a certeza de que, mesmo que ganhe, não ganhará não sei se me faço entender…
Já agora, embora Off Topic, proponho que se faça aqui uma sondagem sobre esse mesmo tema: Os Grandes Portugueses!
Fico à espera…
óh,portugueses,não adianta malhar em ferro pronto ! Algum daí colocou a culpa da pobreza de Portugal em Salazar.ai que vurro! Portugal ainda vive,graças a este leão.Se não fosse Salazar o comunismo arrasaria Portugal desde os anos vinte.seria hoje uma Cuba!Portugal nasceu pobre,foi pobre,é pobre,e será sempre pobre,porque nós,os de sangue português,não sabemos ser ricos e não queremos ser ricos(de dinheiro).Oque fizeram na Alemanha,mudando o nome de um monte,é terrorismo!!!!!!!!!!!!!!!!!falo cá do Brasil.
Hi Hitler
A mudança do nome do monte foi correta, primeiro a iniciativa da população demonstra a vontade popular, (atitude democrática), os moderadores e responsáveis pelo Google acataram e prontamente modificaram a nomenclatura, o que demonstra que errar é humano mas que existe possibilidades e boa fé para corrigir os erros. O nome anterior está associado ao pior líder que já existiu, preconceituoso e recalcado perseguiu e levou á morte milhões de vidas, pelo bom senso enterremos esse assunto.
Que pena… Um homem tão grande perder essa homenagem dessa forma
judeus desgraçados!
14/88
Esse vagabundo do Wander Pugliesi tinha que enviar bobagens trancontinentais! Imbecil, deveriam é proibir certos comentários de idiotas aqui para prevenir aberrações como estas!!!
A MAIOR ABERRAÇÃO QUE SE PODE VER É A FALTA DE CONHECIMENTO E RESPEITO SE O MESMO NÃO CONHECE A HISTÓRIO QUE FAÇA UMA HISTORIA E NÃO SEJA CRÍTICO A PONTO DE QUERER SURPREENDER ANGUÉM QUE NÃ MEREÇA ISSO
Não é o Wander que diz isso é a ciência…se vc pesquisar antes de falar verá que há estudos (sem vínculo nazista) que tratan das características das diferentes raças. Infelizmente isso é um fato, e não há como mudar!!!
que os portugueses eram burros nós já sabiamos…mas estigma de pobreza, hahaha esse vander é engraçado…mas a respeito do google é terrorismo inquisicional, a mão “invisivel” do sionismo e seu poder sem paralelos…
Então vamos colocar o nome da cidade de Florianópolis, de novo para Nossa Senhora do Desterro, sendo que o nome Florianópolis é em homenagem a Floriano Peixoto, que promoveu um verdadeiro massacre na ilha, que era sede de uma revolução. As pessoas ficam batendo na tecla da Alemanha e outros países, pq não querem ver que aqui mesmo tivemos seres humanos perversos e sem piedade. É mais fácil apontar para os outros!!!