Google quer alargar e melhorar o seu serviço de pesquisa
A Google está sempre a procurar inovar e integrar de forma plena os seus serviços. Procura sempre trazer para a sua principal porta de entrada, a pesquisa, as inovações mais recentes e a forma de a optimizar.
Com os olhos posto nesta meta desenvolvem novas interfaces e funcionalidades para que nos, os seus utilizadores tenhamos ali tudo o que necessitamos.
A mais recente proposta consiste na integração de algumas novas ferramentas e funcionalidades que pretendem melhorar a vários níveis a pesquisa e assim melhorar ainda mais o seu serviço mais usado.
As novidades agora apresentadas pretendem abranger três grandes áreas que a Google entende serem essenciais para a melhoria do seu serviço de pesquisa e para a usabilidade deste.
Em primeiro lugar a Google pretende que os utilizadores da pesquisa compreendam melhor o mundo e por isso vai trazer já, para todos os países de língua Inglesa, o Knowledge Graph, que foi apresentado em Maio deste ano.
As respostas às questões e às pesquisas que são feitas passam a estar concentradas na própria página de resultados.
Estes dados adicionais vão ser apresentados directamente na página de resultados de pesquisa do motor de pesquisa da Google, facilitando a utilização deste e melhorando ao mesmo tempo a utilização pois toda a informação significativa vai estar de imediato disponível.
Esta nova função resulta de um trabalho que foi realizado nos últimos dois anos e que levou a que o Google analisasse, recolhesse e catalogasse não apenas as páginas web mas também os seus conteúdos. Ao fim de este tempo conseguiram já recolher mais de 500 mil objectos e mais de 3,5 mil milhões de referências e relações entre estes objectos.
Em segundo lugar a Google quer que tenhamos toda a informação na ponta dos nossos dedos e por isso pretende complementar os resultados das nossas pesquisas com os emails que tenhamos recebido no Gmail. É uma funcionalidade anda em testes, mas que se prevê venha a ser alargada para todos os utilizadores.
A Google pretende trazer para a pesquisa todos os emails que tenham recebido ou enviados e que se relacionem com o assunto pesquisado. Desta forma torna-se mais simples contextualizar alguns assuntos e até complementar alguma informação.
Todos os que quiserem participar nela podem registar-se aqui e aguardar a confirmação da entrada nos testes. Devem usar a pesquisa em Inglês e registar-se com um endereço @gmail.com. Não vai estar disponível para as Google Apps.
Por fim a Google pretende entender melhor o que procuramos. Para isso vai melhorar a sua ferramenta de pesquisa de pesquisa por voz. Esta está já disponível à algum tempo para Android e a sua aceitação tem sido muito positiva. Vão alargar para iOS, melhorando a ferramenta actualmente existente.
Esta melhoria foi apenas possível após terem reunido os seus melhores elementos das equipas de reconhecimento vocal e o serviço Knowledge Graph. Pretendem que coloquemos as nossas questões de forma natural, sem que nos tenhamos de preocupar em salientar os elementos principais que pretendemos.
Vamos usar a linguagem natural e o motor de pesquisa irá apresentarmos a informação pretendida de forma também natural e integrada.
Estes pequenos passos são dados de forma firme, como é normal na Google e vão tornar o seu principal e mais usado serviço, a pesquisa, numa ferramenta ainda melhor e com mais funcionalidades.
Vamos deixar de simplesmente receber resultados e passamos a ter uma integração maior e com maior detalhe nas pesquisas que efectuarmos. É este o futuro dos motores de pesquisa e a Google mais uma vez dá o mote e mostra os caminhos a serem seguidos.
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
“Google quer alargar e melhorar o seu serviço de pesquisa”
Mas à alturas em que não quer?