Google prepara compras dentro das aplicações Android
Nas aplicações desenvolvidas para os dispositivos móveis, uma das forma de rentabilizar as que são disponibilizadas de forma gratuita e de trazer algum retorno financeiro a quem as desenvolveu é disponibilizar publicidade no seu interior ou fazer uso de itens extra que apenas podem ser comprados dentro da própria aplicação. Esta segunda forma é já usada há alguns anos nas aplicações para iPhone e começará a ser disponibilizada nas aplicações para Android na próxima semana.
A função In-App Buy permite que os utilizadores das aplicações, que o disponibilizem, tenham a possibilidade de adquirir itens que vão complementar a própria aplicação com novas funções ou novos elementos.
A Google teve planos para disponibilizar esta função no seu Market no final do ano passado, mas por razões associadas a falta de feedback por parte dos programadores de aplicações acabou se ser adiada. Retorna agora com a máxima força e com previsão de lançamento. Segundo a Google deverá estar disponível durante a próxima semana, sem no entanto haver uma data concreta definida.
Desde o dia de ontem passou a ser possível a todos os que desenvolvem aplicações para Android submeter os seus itens para o Market para que possam iniciar-se os testes das aplicações e do próprio sistema de In-App Buy. Todas as aplicações submetidas neste sistema apenas vão poder ser publicadas após a disponibilização do serviço por parte da Google.
In preparation for the launch, we are opening up Android Market for upload and end-to-end testing of your apps that use In-app Billing. You can now upload your apps to the Developer Console, create a catalog of in-app products, and set prices for them. You can then set up accounts to test in-app purchases. During these test transactions, the In-app Billing service interacts with your app exactly as it will for actual users and live transactions.
A Google disponibilizou ainda os requisitos de sistema operativo e de Market para a utilização da função In-App Buy dentro das aplicações:
Versão Android | O In-App Buy requer |
---|---|
Android 1.6 | Android Market 2.3.4 (ou superior) |
Android 2.x | Android Market 2.3.4 (ou superior) |
Android 3.0 | MyApps 5.0.12 (ou superior) |
Como se pode ver na tabela apresentada, os utilizadores de versões anteriores à 1.6 ficaram de fora e não vão poder usar esta função no Market.
Com a disponibilização deste serviço no seu Market a Google consegue finalmente dar a hipótese aos programadores de aplicações para o seu sistema operativo móvel de conseguirem ganhar algum dinheiro com a venda de itens dentro das suas aplicações. Desta forma vão poder ser ser disponibilizadas aplicações gratuitas, mas os utilizadores se quiserem podem comprar funções adicionais ou bens para usarem dentro destas.
A Google tem estado a seguir os passos do que a Apple fez e tão bons resultados tem dado e por isso existe a dúvida de ver de que forma a Google consegue melhorar o que já é fornecido no iOS e de que forma este sistema vai agradar, por um lado aos programadores e por outro aos consumidores e utilizadores das aplicações. Uma das últimas guerras que existiram com a Apple foi a da simplicidade com que se podiam realizar estas compras. Este caso levou a Apple a alterar o sistema e a requerer de forma obrigatória a colocação da password da Apple ID do utilizador.
Homepage: Android Market
Este artigo tem mais de um ano