Google lança Latitude para iPhone
A quantidade de serviços que a Google tem permite-lhe usá-los em conjunto e dai surgirem novas ferramentas muito interessantes. O Google Latitude é uma dessas ferramentas. Usando a capacidade que os telefones e os browsers têm de saber a sua localização e misturando-a com o seu Google Maps consegue-se ter uma ferramenta que nos dá a localização dos nossos amigos e família em tempo quase real.
Esta ferramenta não é nova, existindo uma versão para o browser e para alguns sistemas operativos de telemóveis, tais como Android, BlackBerry, Nokia e agora para iPhone. Está assim quase completa a totalidade deste tipo de equipamentos e a disponibilização deste serviço a um grande leque de utilizadores.
O serviço Latitude permite manter um registo das suas localizações e apresentá-las directamente no Google Maps. Posteriormente pode partilhar essa informação com os seus amigos ou familiares. Pode ainda usar aplicações que podem ser embebidas em páginas web e assim indicar ao mundo por onde tem andado.
Naturalmente que pode aumentar ou diminuir o grau de detalhe da sua localização, podendo definir se pretende que a sua localização seja ao nível de rua, cidade, região, país ou continente. Conseguem assim preservar-se a privacidade de cada utilizador.
Recorrendo ao serviço web consegue consultar a lista das suas localizações num histograma, sendo mostrada toda a informação num mapa e assim perceber por onde tem andado.
Podem ainda consultar alguma informação sobre as pessoas com quem tem a informação partilhada e que partilham consigo.
A aplicação que foi agora disponibilizada para os equipamentos "móveis" da Apple tem as mesmas características e funcionalidades que as que existiam já para os restantes SO's móveis.
Podem consultar a vossa posição e a dos vossos amigos. Para cada um dos contactos é mostrada, na interface principal, a sua localização, a data em que foi obtida e a distância a que se encontra de si. Se pretender ter um maior grau de pormenor de cada um dos contactos deve apenas seleccioná-lo.
A informação que lhe é apresentada para cada contacto é a sua última localização guardada e que será mostrada sobre um mapa da Google. Podem ainda interagir com esse contacto podendo enviar-lhe um email ou ligar-lhe para o contacto. Se pretenderem podem ainda receber indicações de como chegar até o local onde esse contacto está, através do Google Maps.
É também ai que podem afinar as definições de privacidade e indicar se pretendem alterar, revogar ou alargar a informação de localização.
Esta aplicação agora disponibilizada esteve para aprovação na Apple durante mais de um ano e este inclusive publicada por algumas horas no passado fim de semana. Após ter atingido a maturidade que a Apple requer foi finalmente apresentada ao público e está disponível para todos os utilizadores de iPhone (3GS ou mais recente), iPad ou iPod Touch (terceira e quarta geração). Requer ainda que tenham instalado pelo menos a versão 4 do IOS.
Se são utilizadores deste serviço podem começar a utilizá-lo nos vossos equipamentos Apple e assim partilhar com os vossos amigos as vossas "andanças". Se usam outros sistemas operativos aconselho que testem a versão disponível para o vosso equipamento.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: iOS 4.0+ Download: Google Latitude [2.9MB] Homepage: Google Latitude
Este artigo tem mais de um ano
Já tive a testar ;D
Finalmente para iPhone 🙂
Já uso isso em Android, mas visto ter alguns contactos com iPhones, sempre se aumenta a “comunidade”.
Posso estar enganado, mas tenho ideia que a partir do Android 2.2 ele dá a posição em tempo-real.
No iPhone sabem se é igual? Ou só dá a última localização guardada?
Boa app,
Mas já era possível antes usar o Latitude da Google através do site google.com/latitude e gravar em forma de “WebApp”.
Já agora fica a dica para aqueles que não a conseguirem usar, caso desconheçam.
Bom dia.
Ainda bem que “apanhei” um tópico sobre o iPhone.
Comprei o meu primeiro iPhone, o iPhone 4 16GB preto Vodafone, no Domingo à noite.
Algum “especialista” (aceito todos, pois todas as opiniões são aceites de bom grado, mas tenho em mente por exemplo o a Friend) que tenha comprado um iPhone 4 à Vodafone (ou não) me sabe dizer se é normal estar SEMPRE ligado à internet da operadora?
Desligo tudo o que é aplicações, vou às opções e desligo localizações, push, etc. e a única maneira que eu tenho para ele me desligar a ligação a dados é ir a Definições > Geral > Rede > Dados móveis. Até mesmo quando estou ligado a uma rede Wi-Fi ele tem a ligação à Vodafone “por trás”.
Eu tenho um tarifário pré-pago e quando quero consultar o saldo recebo sempre “Vodafone. P/ obter esta informacao termine a ligacao em curso e efectue novo pedido.” Se eu desligo os “Dados móveis” consigo ver o saldo, mas assim que volto a activar volta a aparecer o “3G” ao lado da “VF P” e já está novamente ligado à net. 🙁
Consegues desligar só o 3G. Eu tenho um, e consigo desligar o 3G…apesar que aquilo que aconselho a fazer é colocares um plano de dados…eu tenho o de 5€ 100mb…e chega-me…
Para desligares o 3G, é no mesmo sitio que desligas os dados móveis.
abraço,
SM
Obrigado Sérgio,
Eu realmente queria saber se era característica, eu subscrevi logo o aditivo de 300MB por 10€/mês. Tenho o Extravaganza sem mensalidade (com carregamentos obrigatórios), as chamadas que faço são só para Vodafone e a maioria Extravagaza ou Extreme, portanto até ao fim do ano sobra-me 2,50€/mês para essas chamadas, e a partir de Janeiro irão sobrar 5€ para chamadas porque os carregamentos sobem para 15€/mês.
Assim deixo o 3G na mesma ligado 🙂
Já que tens um iPhone podes ver se te acontece o mesmo que a mim: por duas vezes já me aconteceu receber uma SMS e de seguida ir “lá a cima” ao botão “Ligar” e quando acabo a chamada fica o ecrã preto só com a barra (do sinal, horas, bateria, etc.) lá em cima em branco.
Viva,
Opá, experimentei isso…não efectivei a chamada, mas fiz ligar, desligar, ligar, desligar e não me acontece isso…Quando desligo a chamada volta-me para a mensagem!
Abraço,
SM
Boas,
a mim se fizer “Ligar” e desligar logo também fica “normal”, mas se a chamada for atendida do outro lado fica-me na situação em que referi.
Obrigado na mesma 🙂
Abraço,
JMH
Boas,,
Olha o simbolo 3G fica sempre activo, mas não significa que esteja sempre ligado à net.. é mesmo a forma do iPhone te dizer que estas ligado à rede UMTS em vez de GSM(2G) 😉
Se não usas o 3G, podes desligar nas opções de REDE… sempre dá para poupar bateria, por ex.
Outra coisa, a unica coisa que mantem o iPhone ligado aos “servidores” é as Push Notification… se desligares, ele deixa de fazer essas ligações por completo e não gasta um unico “megabite” …(a não ser, claro que abras uma app que tenha acesso à net ou a tenhas a correr em background).
Se desligas os “Dados Móveis” também desliga a rede toda (mesmo que abras qualquer app), mas em contra-partida poderá também deixar de receber MMS…
Básicamente é isto… 😉
PS. Para controlares o trafego, e confirmamres isso mesmo basta ires às definições, utilização, dados de rede móvel (mesmo no fim) e aparece os pacotes enviados e recebidos, mas atenção, um MMS por ex.. faz esses pacotes “crescerem”.. o que não significa directamente que esteja a gastar internet.
Boas a Friend,
Obrigado também. Mas tens a certeza que ele não está com uma ligação? É que aparece-me sempre a mensagem a dizer para eu terminar a ligação que tenho quando vou ver o saldo, mesmo tendo TUDO desligado. Não noto um consumo exagerado de bateria mesmo com essa ligação sempre, e essa ligação à operadora consome-me cerca de 500KB/dia (segundo as contas que fiz, por pedir à operadora SMS a controlar o tráfego gasto até ao momento [no meu caso basta telefonar para o 1277 e clicar na tecla 5]).
ah, acrescentar também, quando fico sem cobertura 3G consigo ver o saldo, assim que fico com cobertura 3G novamente, o que recebo é a mensagem a dizer que não posso consultar porque tenho um ligação.
Obrigado.
Desde que aquelas configurações que expliquei sejam cumpridas ele não faz qualquer tipo de “ligação extra”…
Mas o facto de só dar para ver o saldo em 3G é estranho o que nesse caso aconselharia mesmo uma chamada para o centro de apoio a clientes para eles verem lá na central se o cartão está com as configurações todas certas. O iPhone por norma faz as configurações automáticamente, mas basta o SIM não as ter bem definidas que pode ocorrer esse tipo de falhas.. daí aconselhar mesmo a chamada para eles 😉
A Friend, é ao contrário, quando não estou em 3G é que consigo ver o saldo 🙂
Eu já telefonei para o apoio da Vodafone e disseram que me tinha de dirigir a uma loja onde tivesse apoio técnico porque por telefone não me podiam dizer mais nada, pois já tinha efectuado todos os passos possíveis.
Mas nem o comprei numa loja da Vodafone, comprei na Radio Popular (só pelo seguro [não vá haver algum “stress” e não é assim tão barato]) e nem a Radio Popular nem a loja Vodafone com apoio técnico são perto de onde vivo.
A Friend, desculpa tanto incómodo, mas para mim o iPhone é realmente um novo mundo e estou a descobri-lo do nada.
Já alguma vez te aconteceu o que eu referi no fim do comentário ao Sérgio Monteiro, aqui por cima destes?
Ele na vodafone poderá estar bloqueado a nível de rede 3G, o que deveriam ter confirmado isso pelo menos..
Em relacção Às configurações esse pessoal da vodafone é sempre a mesma coisa.. e com a optimus já me aconteceu igual.. quando ligamos para lá nunca sabem e pedem para nos dirigir-mos a uma loja… depois na net descobri um codigo (Que tou farto de procurar e não encontro mas sei que existe porque já o pus uma vez.. eheh.. ) que é estilo *#.. qq coisa e o iPhone configura tudo mesmo, desde APN’s.. a MMS.. etc… codigo esse que não era preciso inserir caso eles lá na vodafone, através da operadora… enviassem o “SMS de configurações” … como a Optimus me fez uma vez.. e ficou perfeito…
O problema é que as “nossas” operadoras nem sempre se dão ao cuidado de dar uma formação decente aos seus funcionários, pelo menos a todos, e então temos uns que nos dizem ou dão uma solução e se desligamos e voltamos a ligar já há outro que diz outra coisa… Enfim 🙁
JMH
Só agora é que vi a pergunta.. sorry.. mas estás a vontade no que for preciso.
De facto nunca me aconteceu, mas já agora uma pergunta básica, que iOS tens? Já está com o recente 4.2.1?
Já agora, se ligares para a Vodafone em vez do 16912, tenta ligar directamente para o apoio de caracter tecnico, o 1214.. normalmente esse pessoal está melhor informado e poderá fazer o que deveria já ter feito… emitir as configurações… isso é uma coisa tão básica e felizmente o iPhone não tem mesmo configurações manuais que as nossas operadoras é que por vezes complicam o descomplicado depois há utilizadores que recorrem aos “APN configs” desnecessáriamente, por incompetencia das operadoras…
A Friend,
ok, obrigado pela disponibilidade.
Sim, já tenho o ios 4.2.1.
A primeira vez que isso me aconteceu foi com o ios 4.1 (que vinha com o telemóvel), a segunda vez já foi com o 4.2.1.
Mas é preciso que a Vodafone emita configurações? Pensava que seria apenas actualizar no iTunes e que tudo ficaria bem. Mais uma vez obrigado por essa informação.
É mesmo a Vodafone, os cartões SIM costuma vir pré-programados para quando os inserimos nos telemoveis, estes pegarem nessa info e auto-configurarem-se, mas caso os parametros estejam desactualizados ou não gravados no SIM, a juntar ao facto de bloqueios de 3G na operadora, é natural que certas funções possam não estar a funcionar.
Aquilo que penso que esteja a acontecer é que mantiveste o mesmo numero, ao comprar o iphone… porque caso fosse o cartão que já acompanhava o iPhone, com novo numero, esse problema não acontecia porque esse novo cartão já vem pré-configurado.. estou certo que é esse o cenário?
Eu comprei o iPhone e pedia a segunda via do cartão em micro-sim. Assim fiquei com o mesmo número num cartão micro-sim, mas não era o que vinha com o iPhone.
Tal como calculava. É quase certo não terem “adaptado” as configurações que deveriam ter feito, a essa segunda via.
Se tiveres possibilidade, experimenta mesmo com o cartão que veio com o iPhone, se tudo corre bem.
Se com esse cartão correr tudo bem então confirma-se o que disse até agora.
Ok. Obrigado.
Então quando chegar a casa vou tentar isso 🙂
A Friend,
vou dizer o que se passou. Eu cheguei a casa, inseri o cartão que vinha com o iPhone, e realmente verifiquei que o telemóvel só se ligava à internet da Vodafone quando usava alguma aplicação que necessitasse e que pouco após encerrar ele desligava essa ligação, e aproveitei “brinquei” mais um bocadinho visto que tinha 2,50€ de saldo nesse cartão e não voltaria a usar.
Entretanto ao remover o cartão por lapso meu não reparei que o telemóvel não estava desligado mas apenas suspenso, então removi com o telemóvel desligado, assim que apareceu a mensagem no ecrã apercebi-me e desliguei de imediato o telemóvel. Inseri o meu cartão (o Extravaganza que realmente pretendo usar) e quando voltei a ligar o telemóvel tudo a trabalhar bem, o telemóvel agora só se liga à internet quando eu inicio uma aplicação que necessite.
Obrigado por tudo 🙂
“…então removi com o telemóvel desligado…” não desligado mas sim ligado.
Ainda bem que ficou resolvido.. uma pessoa se fica à espera das operadoras bem que está lixado! eheh 😉
cumps
É verdade.
Repito os meus sinceros agradecimentos.
Este telemóvel realmente impressiona 🙂
Cumps.
lol vê-se bem que o Vitor Martins estava em Vila Nova de Famalicão 😀
😀
Por norma isso acontece numa grande maioria dos smartphones.
Podes usar um programa que basicamente instala um perfil para alterar o AP de acesso para NULL (um local que não existe). Deste modo ele em vez de se ligar a net irá dizer “não tem ligação de dados existente”. Sempre que quiseres aceder normalmente desactivas/removes o perfil.
O perfil para instalar é (talvez exista outros): Fake APN
Existe mais alguma solução?
Resposta ao JMH 🙂
Obrigado também Paulo,
eu perguntei porque queria saber se realmente essa ligação ser constante é defeito do meu telemóvel ou se era uma característica comum.
Não me prejudica a ligação constante, pois o consumo de bateria é normal (mesmo com essa ligação) e o tráfego consumido é mínimo, visto que tenho pacote de dados.
Desde o iOs 4.0 que o FakeAPN já não é usado.
Isso era para quando o iPhone não tinha a opção “desligar dados móveis…” 😉
Já agora qual é a justificação para esta aplicação não correr no iPhone 3G? Bússola digital?
Falta de Multitasking no modelo 3G…
Como a App consegue correr em Background através dos API’s multitasking, e como o iPhone 3G não tem… essa deverá ser a razão principal… 😉
O pessoal com 3G deveria “apertar” a Google, para pelo menos permitir a instalação e o uso normal… porque podem muito bem fazer isso, tal como o Skype o fez.. em que no 3G corre perfeitamente normal e no 3GS e 4 consegue correr normal e em background.