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Google lança Latitude para iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rui "ALL" Sousa says:

    Já tive a testar ;D

  2. xukuru says:

    Finalmente para iPhone 🙂
    Já uso isso em Android, mas visto ter alguns contactos com iPhones, sempre se aumenta a “comunidade”.

  3. xukuru says:

    Posso estar enganado, mas tenho ideia que a partir do Android 2.2 ele dá a posição em tempo-real.
    No iPhone sabem se é igual? Ou só dá a última localização guardada?

  4. a Friend® says:

    Boa app,

    Mas já era possível antes usar o Latitude da Google através do site google.com/latitude e gravar em forma de “WebApp”.

    Já agora fica a dica para aqueles que não a conseguirem usar, caso desconheçam.

  5. JMH says:

    Bom dia.
    Ainda bem que “apanhei” um tópico sobre o iPhone.
    Comprei o meu primeiro iPhone, o iPhone 4 16GB preto Vodafone, no Domingo à noite.
    Algum “especialista” (aceito todos, pois todas as opiniões são aceites de bom grado, mas tenho em mente por exemplo o a Friend) que tenha comprado um iPhone 4 à Vodafone (ou não) me sabe dizer se é normal estar SEMPRE ligado à internet da operadora?
    Desligo tudo o que é aplicações, vou às opções e desligo localizações, push, etc. e a única maneira que eu tenho para ele me desligar a ligação a dados é ir a Definições > Geral > Rede > Dados móveis. Até mesmo quando estou ligado a uma rede Wi-Fi ele tem a ligação à Vodafone “por trás”.
    Eu tenho um tarifário pré-pago e quando quero consultar o saldo recebo sempre “Vodafone. P/ obter esta informacao termine a ligacao em curso e efectue novo pedido.” Se eu desligo os “Dados móveis” consigo ver o saldo, mas assim que volto a activar volta a aparecer o “3G” ao lado da “VF P” e já está novamente ligado à net. 🙁

    • Sérgio Monteiro says:

      Consegues desligar só o 3G. Eu tenho um, e consigo desligar o 3G…apesar que aquilo que aconselho a fazer é colocares um plano de dados…eu tenho o de 5€ 100mb…e chega-me…

      Para desligares o 3G, é no mesmo sitio que desligas os dados móveis.

      abraço,
      SM

      • JMH says:

        Obrigado Sérgio,
        Eu realmente queria saber se era característica, eu subscrevi logo o aditivo de 300MB por 10€/mês. Tenho o Extravaganza sem mensalidade (com carregamentos obrigatórios), as chamadas que faço são só para Vodafone e a maioria Extravagaza ou Extreme, portanto até ao fim do ano sobra-me 2,50€/mês para essas chamadas, e a partir de Janeiro irão sobrar 5€ para chamadas porque os carregamentos sobem para 15€/mês.
        Assim deixo o 3G na mesma ligado 🙂

        Já que tens um iPhone podes ver se te acontece o mesmo que a mim: por duas vezes já me aconteceu receber uma SMS e de seguida ir “lá a cima” ao botão “Ligar” e quando acabo a chamada fica o ecrã preto só com a barra (do sinal, horas, bateria, etc.) lá em cima em branco.

        • Sérgio Monteiro says:

          Viva,

          Opá, experimentei isso…não efectivei a chamada, mas fiz ligar, desligar, ligar, desligar e não me acontece isso…Quando desligo a chamada volta-me para a mensagem!

          Abraço,
          SM

          • JMH says:

            Boas,

            a mim se fizer “Ligar” e desligar logo também fica “normal”, mas se a chamada for atendida do outro lado fica-me na situação em que referi.
            Obrigado na mesma 🙂

            Abraço,
            JMH

    • a Friend® says:

      Boas,,

      Olha o simbolo 3G fica sempre activo, mas não significa que esteja sempre ligado à net.. é mesmo a forma do iPhone te dizer que estas ligado à rede UMTS em vez de GSM(2G) 😉

      Se não usas o 3G, podes desligar nas opções de REDE… sempre dá para poupar bateria, por ex.

      Outra coisa, a unica coisa que mantem o iPhone ligado aos “servidores” é as Push Notification… se desligares, ele deixa de fazer essas ligações por completo e não gasta um unico “megabite” …(a não ser, claro que abras uma app que tenha acesso à net ou a tenhas a correr em background).

      Se desligas os “Dados Móveis” também desliga a rede toda (mesmo que abras qualquer app), mas em contra-partida poderá também deixar de receber MMS…

      Básicamente é isto… 😉

      PS. Para controlares o trafego, e confirmamres isso mesmo basta ires às definições, utilização, dados de rede móvel (mesmo no fim) e aparece os pacotes enviados e recebidos, mas atenção, um MMS por ex.. faz esses pacotes “crescerem”.. o que não significa directamente que esteja a gastar internet.

      • JMH says:

        Boas a Friend,
        Obrigado também. Mas tens a certeza que ele não está com uma ligação? É que aparece-me sempre a mensagem a dizer para eu terminar a ligação que tenho quando vou ver o saldo, mesmo tendo TUDO desligado. Não noto um consumo exagerado de bateria mesmo com essa ligação sempre, e essa ligação à operadora consome-me cerca de 500KB/dia (segundo as contas que fiz, por pedir à operadora SMS a controlar o tráfego gasto até ao momento [no meu caso basta telefonar para o 1277 e clicar na tecla 5]).

        • JMH says:

          ah, acrescentar também, quando fico sem cobertura 3G consigo ver o saldo, assim que fico com cobertura 3G novamente, o que recebo é a mensagem a dizer que não posso consultar porque tenho um ligação.

          Obrigado.

        • a Friend® says:

          Desde que aquelas configurações que expliquei sejam cumpridas ele não faz qualquer tipo de “ligação extra”…

          Mas o facto de só dar para ver o saldo em 3G é estranho o que nesse caso aconselharia mesmo uma chamada para o centro de apoio a clientes para eles verem lá na central se o cartão está com as configurações todas certas. O iPhone por norma faz as configurações automáticamente, mas basta o SIM não as ter bem definidas que pode ocorrer esse tipo de falhas.. daí aconselhar mesmo a chamada para eles 😉

          • JMH says:

            A Friend, é ao contrário, quando não estou em 3G é que consigo ver o saldo 🙂
            Eu já telefonei para o apoio da Vodafone e disseram que me tinha de dirigir a uma loja onde tivesse apoio técnico porque por telefone não me podiam dizer mais nada, pois já tinha efectuado todos os passos possíveis.
            Mas nem o comprei numa loja da Vodafone, comprei na Radio Popular (só pelo seguro [não vá haver algum “stress” e não é assim tão barato]) e nem a Radio Popular nem a loja Vodafone com apoio técnico são perto de onde vivo.

          • JMH says:

            A Friend, desculpa tanto incómodo, mas para mim o iPhone é realmente um novo mundo e estou a descobri-lo do nada.
            Já alguma vez te aconteceu o que eu referi no fim do comentário ao Sérgio Monteiro, aqui por cima destes?

          • a Friend® says:

            Ele na vodafone poderá estar bloqueado a nível de rede 3G, o que deveriam ter confirmado isso pelo menos..

            Em relacção Às configurações esse pessoal da vodafone é sempre a mesma coisa.. e com a optimus já me aconteceu igual.. quando ligamos para lá nunca sabem e pedem para nos dirigir-mos a uma loja… depois na net descobri um codigo (Que tou farto de procurar e não encontro mas sei que existe porque já o pus uma vez.. eheh.. ) que é estilo *#.. qq coisa e o iPhone configura tudo mesmo, desde APN’s.. a MMS.. etc… codigo esse que não era preciso inserir caso eles lá na vodafone, através da operadora… enviassem o “SMS de configurações” … como a Optimus me fez uma vez.. e ficou perfeito…

          • JMH says:

            O problema é que as “nossas” operadoras nem sempre se dão ao cuidado de dar uma formação decente aos seus funcionários, pelo menos a todos, e então temos uns que nos dizem ou dão uma solução e se desligamos e voltamos a ligar já há outro que diz outra coisa… Enfim 🙁

          • a Friend® says:

            JMH

            Só agora é que vi a pergunta.. sorry.. mas estás a vontade no que for preciso.

            De facto nunca me aconteceu, mas já agora uma pergunta básica, que iOS tens? Já está com o recente 4.2.1?

            Já agora, se ligares para a Vodafone em vez do 16912, tenta ligar directamente para o apoio de caracter tecnico, o 1214.. normalmente esse pessoal está melhor informado e poderá fazer o que deveria já ter feito… emitir as configurações… isso é uma coisa tão básica e felizmente o iPhone não tem mesmo configurações manuais que as nossas operadoras é que por vezes complicam o descomplicado depois há utilizadores que recorrem aos “APN configs” desnecessáriamente, por incompetencia das operadoras…

          • JMH says:

            A Friend,

            ok, obrigado pela disponibilidade.

            Sim, já tenho o ios 4.2.1.
            A primeira vez que isso me aconteceu foi com o ios 4.1 (que vinha com o telemóvel), a segunda vez já foi com o 4.2.1.

            Mas é preciso que a Vodafone emita configurações? Pensava que seria apenas actualizar no iTunes e que tudo ficaria bem. Mais uma vez obrigado por essa informação.

          • a Friend® says:

            É mesmo a Vodafone, os cartões SIM costuma vir pré-programados para quando os inserimos nos telemoveis, estes pegarem nessa info e auto-configurarem-se, mas caso os parametros estejam desactualizados ou não gravados no SIM, a juntar ao facto de bloqueios de 3G na operadora, é natural que certas funções possam não estar a funcionar.

            Aquilo que penso que esteja a acontecer é que mantiveste o mesmo numero, ao comprar o iphone… porque caso fosse o cartão que já acompanhava o iPhone, com novo numero, esse problema não acontecia porque esse novo cartão já vem pré-configurado.. estou certo que é esse o cenário?

          • JMH says:

            Eu comprei o iPhone e pedia a segunda via do cartão em micro-sim. Assim fiquei com o mesmo número num cartão micro-sim, mas não era o que vinha com o iPhone.

          • a Friend® says:

            Tal como calculava. É quase certo não terem “adaptado” as configurações que deveriam ter feito, a essa segunda via.

            Se tiveres possibilidade, experimenta mesmo com o cartão que veio com o iPhone, se tudo corre bem.

            Se com esse cartão correr tudo bem então confirma-se o que disse até agora.

          • JMH says:

            Ok. Obrigado.
            Então quando chegar a casa vou tentar isso 🙂

          • JMH says:

            A Friend,

            vou dizer o que se passou. Eu cheguei a casa, inseri o cartão que vinha com o iPhone, e realmente verifiquei que o telemóvel só se ligava à internet da Vodafone quando usava alguma aplicação que necessitasse e que pouco após encerrar ele desligava essa ligação, e aproveitei “brinquei” mais um bocadinho visto que tinha 2,50€ de saldo nesse cartão e não voltaria a usar.
            Entretanto ao remover o cartão por lapso meu não reparei que o telemóvel não estava desligado mas apenas suspenso, então removi com o telemóvel desligado, assim que apareceu a mensagem no ecrã apercebi-me e desliguei de imediato o telemóvel. Inseri o meu cartão (o Extravaganza que realmente pretendo usar) e quando voltei a ligar o telemóvel tudo a trabalhar bem, o telemóvel agora só se liga à internet quando eu inicio uma aplicação que necessite.
            Obrigado por tudo 🙂

          • JMH says:

            “…então removi com o telemóvel desligado…” não desligado mas sim ligado.

          • a Friend® says:

            Ainda bem que ficou resolvido.. uma pessoa se fica à espera das operadoras bem que está lixado! eheh 😉

            cumps

          • JMH says:

            É verdade.
            Repito os meus sinceros agradecimentos.
            Este telemóvel realmente impressiona 🙂
            Cumps.

  6. Vitor Costa says:

    lol vê-se bem que o Vitor Martins estava em Vila Nova de Famalicão 😀

  7. Paulo says:

    Por norma isso acontece numa grande maioria dos smartphones.
    Podes usar um programa que basicamente instala um perfil para alterar o AP de acesso para NULL (um local que não existe). Deste modo ele em vez de se ligar a net irá dizer “não tem ligação de dados existente”. Sempre que quiseres aceder normalmente desactivas/removes o perfil.

    O perfil para instalar é (talvez exista outros): Fake APN

    Existe mais alguma solução?

  8. Já agora qual é a justificação para esta aplicação não correr no iPhone 3G? Bússola digital?

    • a Friend® says:

      Falta de Multitasking no modelo 3G…

      Como a App consegue correr em Background através dos API’s multitasking, e como o iPhone 3G não tem… essa deverá ser a razão principal… 😉

      O pessoal com 3G deveria “apertar” a Google, para pelo menos permitir a instalação e o uso normal… porque podem muito bem fazer isso, tal como o Skype o fez.. em que no 3G corre perfeitamente normal e no 3GS e 4 consegue correr normal e em background.

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