Acidentes relacionados a carros autónomos continuam a ser notícia, pois parece que estão a aumentar. Depois dos mais recentes a envolver a Uber e a Tesla, agora é a vez da Waymo, subsidiária da Alphabet (Google).
Segundo informações, a carrinha Chrysler Pacifica esteve envolvida num acidente em Chandler, Arizona, onde há alguns meses começaram os seus testes sem a segurança do condutor. Foi um aparatoso acidente, mas… foi mais o susto.
Felizmente, desta vez não houve mortes e da colisão resultou apenas ferimentos leves e danos materiais. Como de costume neste tipo de acidente, até agora as causas são desconhecidas, mas sabe-se que o carro Waymo estava em modo autónomo no momento do impacto.
All the #waymo wreck photos. Who’s at fault? pic.twitter.com/2enlbdeUB8
— Punch Chucks (@Punchchucks) May 4, 2018
Segurança: Carros autónomos debaixo de olho
De acordo com as declarações, os primeiros resultados da investigação do Departamento de Polícia de Chandler mostraram que o carro Waymo não teve culpa, no entanto, acredita-se que poderia ter antecipado o impacto e assim evitado o acidente.
De acordo com a informação disponível, o acidente ocorreu ao meio-dia desta sexta-feira, 4 de maio, no cruzamento da Chandler Village Drive com a Chandler Boulevard, quando um carro de marca Honda teve que virar para evitar colidir com um outro veículo. Isso fez com que o Honda saísse da sua mão para invadir a via da direção oposta e acabasse por embater no carro da Waymo, que viajava a baixa velocidade e no modo autónomo.
No carro acidentado da Waymo estava apenas uma pessoa, o condutor de segurança, que sofreu ferimentos leves, enquanto no Honda a informação sobre ferimentos é desconhecida.
Uber e Tesla deram o mote para a preocupação
A polícia abriu uma investigação para determinar quem foi o culpado do acidente e descobrir o que realmente se passou. Estando envolvido um carro autónomo, neste caso de Waymo, acredita-se que outras agências federais também irão realizar as suas próprias investigações, como está a acontecer com a Uber e a Tesla, onde em ambos os casos houve uma morte.
Right now: Pretty gnarly crash with an @Waymo van in Chandler, AZ. No visible injuries. pic.twitter.com/xBLYfDsQP7
— Matt Jaffee (@mattjaffee) May 4, 2018
Como certamente se lembram, este não é o primeiro acidente envolvendo um carro autónomo do Google. Os veículos associados à gigante das pesquisas pelo menos 5 vezes estiveram envolvidos em acidentes, contudo, apenas uma vez foi determinada a sua culpa.