A relação entre a Google e a Comissão Europeia não tem sido pacífica. Várias vezes a gigante das pesquisas tem sido acusada de usar a sua posição dominante para promover as suas aplicações e serviços.
Um dos casos mais recentes levou a que a Comissão Europeia provasse que a Google manipulava os resultados das pesquisas e isso pode agora valer uma das maiores multas já aplicadas. Vão ser 3 mil milhões de euros!
Ainda não existe uma confirmação desta multa, mas o jornal britânico Telegraph está a avançar que a Comissão Europeia estará prestes a aplicar uma multa à Google por ter abusado da sua posição dominante no domínio das pesquisas na Internet para promover os seus serviços, deixando os da concorrência para segundo plano.
Esta situação foi o resultado de uma investigação realizada pela União Europeia e que detectou várias situações de utilização abusiva da Google. O que piorou esta situação foi a decisão da Google de reforçar estas práticas e ignorar as medidas que lhe foram impostas.
Apesar de ser ainda uma informação que não é a final, espera-se que a decisão sobre esta multa surja no início do próximo mês. Elementos ligados a este processo revelaram que o valor da multa poderá ainda não ter sido decidido de forma final.
A multa que será passada à Google
O valor a aplicar deverá ser de 3 mil milhões de euros, o que será ser um novo máximo para uma multa aplicada pela Comissão Europeia. A vontade da entidade reguladora é castigar todas as práticas da Google e fazer dela um exemplo para outros casos e outras situações.
O valor máximo de uma destas multas pode ir até aos 10% dos lucros da empresa, o que no caso da Google poderia levar este valor até bem perto dos 6 mil milhões de euros.
Tanto a Google como a União Europeia recusaram-se a comentar esta notícia, deixando para o próximo mês a confirmação desta multa e o fecho deste caso já se arrasta há alguns anos.