Goo.gl – Novidades da Google
Alguns dos serviços da Google, apesar da sua utilidade, tendem a passar despercebidos para a grande maioria dos utilizadores. Não é um problema de qualidade ou fiabilidade dos serviços, mas sim de potencial falta de publicitação por parte da Google ou são dirigidos a públicos que não se enquadram no típico utilizador.
O Goo.gl é um desses serviços. Este é o serviço de encurtamento de endereços que a Google disponibiliza a todos os que o quiserem usar. Com alguma frequência, tal como o faz com outros serviços, a Google apresenta novidades no Goo.gl e, desta vez, estão viradas para a facilidade de utilização.
Este serviço, que originalmente surgiu integrado e embebido em muitas das aplicações Google, conseguiu ganhar o seu espaço próprio e, desde meados do ano passado, passou a estar disponível de forma independente para todos os utilizadores.
Com ele conseguem criar links curtos e controlar os acessos a estes. A sua interface permite que controlem os vossos próprios links, saibam o número de acessos que já cada um já teve, tenham acesso a informação detalhada e inclusive vejam e copiem um código QR que aponta para esse link.
As novidades agora apresentadas foram fruto da experiência e pedidos de muitos utilizadores. A Google resolveu aceder a esses pedidos, até porque tornam o serviço Goo.gl mais simples de usar.
O primeiro está relacionado com a possibilidade de escondermos links da página principal do serviço. Com o passar do tempo e com uma utilização intensiva do serviço acabamos por ter demasiados links visíveis. Torna-se complicado gerir toda a lista e de muitos desses links deixam de nos interessar os dados estatísticos.
Com a possibilidade de podermos esconder esses links da interface toda a gestão fica facilitada. Os links não são removidos ou apagados, apenas se tornam invisíveis na interface de gestão. A forma de os fazerem desaparecer é simples. Basta que seleccionem os que pretendem remover e depois carreguem no botão Hide URL. Se posteriormente pretenderem ver os dados estatísticos de um endereço criado por vós, só têm de adicionar o simbolo + ao final do endereço.
A segunda novidade é apresentada como uma facilidade de utilização. Sempre que criarem um novo endereço no Goo.gl passam a ter o texto do novo link já pré-seleccionado. Basta que no vosso teclado usem a sequência normal de cópia - Control+C (ou Command+C no Mac) - para que esta passe para o clipboard.
Evitam desta forma ter o trabalho de estar a seleccionar o endereço criado e a copiá-lo. Fica assim mais simples de usar o Goo.gl.
Existem ainda mais duas novidades que vão ser do vosso agrado. A primeira está ligada à possibilidade de reportarem à Google links criados no seu serviço e que são usados para apontar para sites de spam ou de conteúdos menos correctos. Basta que acedam ao site goo.gl/spam-report e que preencham o formulário.
A segunda novidade extra não será visível pelos utilizadores, mas todos a agradecem. A Google tem trabalhado no sentido de dar uma ainda maior estabilidade ao seu serviço. Segundo a Google, desde o lançamento deste serviço, ainda não existiram quaisquer quebras do mesmo e a sua latência tem sido mínima, o que resulta numa muito boa experiência de utilização para todos os que usam este serviço, quer de forma directa ou indirecta.
Se não conhecem este serviço, recomendamos que o testem. Permite tudo o que os demais serviços de encurtamento de endereços oferecem, mas tem associada a chancela Google, o que lhe dá garantias adicionais.
Artigos relacionados:
Homepage: Goo.gl
Este artigo tem mais de um ano
Eu agradeço muito estas modificações 🙂
———————————–
OffTopic:
Eu tou a fazer uma app em Visual Basic 2010 e gostava de saber como fazer com que um form só aparaça uma vez. Tipo um form de Configuração. Alguém sabe?
Uso e recomendo. Simples e de extrema utilidade !
Podes usar uma boolean, que sempre que esse form abre fica true e quando fecha fica false. Depois no sitio onde o form é chamado basta verificar o estado da variavel
if boolean=false then
formX.show
end if
Penso que a forma mais simples é colocares uma função desse género e uma verificação no arranque da aplicação.
Se as configurações existirem, o form não aparece, aparece.
Cumprimentos,
Luís Santos
Fazer com que um formulário apareça só uma vez ?
E que tal usares um “If” ? 🙂
Por exemplo:
A primeira vez que abres a aplicação aparece um formulário para configurares determinadas settings… Quando introduzes essas configurações vais ter que as gravar em algum lado… Depois, no inicio da aplicação só tens que verificar se essas settings estão preenchidas… Se não estiverem mostras esse formulário, se já estiverem, não mostras…
Espero não ter complicado o meu raciocinio… 😛
Mexe no registry e mete uma chave para indicar que já foi corrida a configuração…e verificas depois no arranque! ou um ficheiro na raiz da aplicacao com um booleano…
nao mexas nada no registry! isso já não se faz. Para isso existe o settings. não existe nada mais simples. Nas propiedades do projecto vais a settings e defines todas as propiedades globais que queres usar.
Depois na aplicação é só usares my.settings.propiedade. No final para gravares e quando entrares voltares a ter é só gravar. Para isso basta fazeres my.settings.save antes de sair da aplicação
os dados são gravados num ficheiro xml que fica na pasta de settings do windows dentro do “nome da companhia”/”nome da aplicação” que definiste nas propiedades do teu projecto. Estes settings são definidos por perfil de utilizador e pela localização a aplicação no disco. Por isso se mudares a aplicação de sitioirá ser criado um novo ficheiro de settings. Mas tudo isso é transparente
Já uso há algum tempo no Chrome através da extensão “URL Shortener for goo.gl service” e recomendo vivamente 😉
Agradeço desde já o post pois não me tinha apercebido das modificações. Obg