Gnome 3 – O seu linux muito mais atraente
Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade que os sistemas operativos têm. Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado são o Gnome e o KDE. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles. A última distribuição de Ubuntu vem cortar o domínio que estes dois têm tido, ao escolher o Unity para base do ambiente gráfico.
Para não perder a corrida que tem estado a decorrer entre estes diferentes ambientes, a Gnome resolveu agarrar uma folha branca e criar de raiz uma nova versão. Daí saiu o que agora é público, o Gnome 3. Uma novidade absoluta e que vem revolucionar o que até agora foi produzido.
As novidades que o Gnome 3 traz são muitas e, quem está habituado a trabalhar com este Ambiente de Trabalho, vai notar muitas diferenças, nada subtis. A totalidade do sistema está diferente. O Ambiente de Trabalho foi completamente alterado, para melhor, e agora disponibiliza, por exemplo, um botão de actividades, onde o utilizador pode consultar todas as aplicações que tem abertas e assim alternar entre janelas.
Existe ainda um sistema de mensagens integrado que permite uma perfeita interacção entre o utilizador e os seus contactos. Todas as mensagens que forem recebidas podem ser respondidas directamente da caixa que a mostra. O agrupamento de janelas, disponibilizado agora, permite que tenham o vosso trabalho mais organizado. Se pretenderem têm ainda um sistema de pesquisa que está integrado no Ambiente de Trabalho.
As próprias aplicações que o Gnome 3 apresenta foram redesenhadas face às versões anteriores. O Nautilus, a aplicação de gestão do Gnome, foi completamente redesenhado e apresenta agora uma interface mais limpa e elegante. Passa a existir uma barra lateral, à imagem do que o Mac OS X e o Windows disponibilizam, para que possamos aceder directamente às principais localizações do vosso sistema operativo.
O editor de texto do Gnome, o gEdit sofreu também alterações profundas e passou a disponibilizar de forma nativa a verificação ortográfica inteligente, suporte completo para arquivo compactados e a capacidade de manipular documentos que contêm caracteres inválidos. A totalidade das aplicações sofreram alterações estéticas para estarem associadas e alinhadas com a nova imagem do Gnome.
Podem verificar todas as novidades que esta versão traz através da página que apresenta o Gnome 3 e as suas alterações. Se preferirem podem ver diversos vídeos com as novidades nesta página dedicada no Youtube.
Infelizmente esta nova versão ainda não acompanha nenhuma distribuição estável. Caso a pretendam testar podem usar uma qualquer versão de live CD do Fedora ou de openSuse. Podem no entanto descarregar esta versão para o vosso Linux e compilá-la. A escolha é vossa.
Este artigo tem mais de um ano
como é que se instala no Ubuntu 10.10??
obrigado…
Penso que o ubuntu 10.10 não tenha suporte total ao gnome 3
Se o que pretende é experimentar o gnome3 então ubuntu 10.10 nao é aconselhado visto nao suportar o gnome3, pelo menos por ppa (repositorio facil de instalar). O mode de instalar o gnome3 no ubuntu 10.10 não é tão simples e está sujeito a erros de compilação. Melhor é sacar uma imagem que está presente no site http://www.gnome3.org/ e seguir os paços. É facil 🙂
Ou entao instalar ubuntu 11.04 e instalar ai que a maneira de o fazer é mais facil.
Instalar ubuntu mt facil e intuitivo. Só sacar a imagem ISO do SO do site http://www.ubuntu.com e gravar para um DVD e depois arrancar do cd. O resto é mt facil 😉
Cumps
kde 3.5 until death
Além de mais pesado é feio o KDE, mas isso já é gosto pessoal. Gnome all the way!
O 3.5 não é pesado;)
cumps!
Vê-se que tens pouca experiência com o mesmo…
Discordo. Debian 5 com KDE 3.5 consome menos de 80MB de RAM na partida. Abro vários aplicativos e ainda não consigo usar Swap com 512MB de RAM disponível.
Logo penso que não sabes o que teclas.
Tive-o durante muitos anos no gentoo até que deixou de ser suportado. Nunca me consegui habitar ao kde4 e portanto tenho estado a usar o gnome que é muito mais pesado que o kde3.
Já agora, existe alguma distro actual que ainda tenha o kde3? É que me mudo já.
Temos o Debian 5 que ainda vem com o KDE 3.5.
Mas é possível instalar o Trinity (fork do KDE 3.5) no Debian, Ubuntu, OpenSuSE, Fedora, etc.
Mais em:
http://www.trinitydesktop.org/
Não conhecia o Trinity. Estou-lhe muito agradecido por me ter presenteado o link. Vou poder voltar ao kde 3.5 🙂
Flame-wars estão em todo o lado e podem ser discutidas em sites mais apropriados para este tipo de argumentos. Pessoalmente já usei o gnome e o kde durante longos períodos de tempo(tipo 1 ou 2 anos cada 1) até sair o kde 4.2 e pelo kde fiquei. kde pesado? gnome leve? E vice-versa. Tudo depende da utilização que se dá ao sistema. No meu caso eram ambos pesados, mas porque eu assim quis. São ambientes de trabalho diferentes com filosofias diferentes, mas ambos muito bons. Não tenho problema nenhum em voltar para gnome se eu gostar do interface novo, vou certamente testa-lo com avidez.
1 a 2 anos cada 1 desde kde 3.1 e gnome 2.2 e não meramente nos ultimos 4 anos. fui mudando dependendo do que queria na altura.
Isto da-me vontade de rir… eu finalmente decidi acabar com a guerra… sou gajo que nao gosta de violencia…. e de viver o momento e a experiencia. GNOME vs KDE direi que e uma sub-guerra. AS guerras maes sao Windows vs MAC vs Linux e no submundo Linux e o que ja referi. Ja usei as 3 interfaces… acabei sempre por preferir o Gnome. E a versao do Ubuntu que esta por ai a sair e que estou a testar nao me muda as ideias… assim que houver estabilidade no Ubuntu vou dar a ultima hipotese de ver o ubuntu a funcionar numa velha maquina la de casa
Atraente? Fogo, já vi temas para o XP de 2003 mais bonitos que aquilo! O cenas da esquerda é fixe, mas o explorador, a barra de título, wow…
Deves estar a gozar , estou a usar o gnome 3 em live cd e posso dizer que isto deve ser o sistemas mais bonito e mais rapido com que alguma vez trabalhei .
Cumprimentos Manuel Coutinho
Subescrevo!
instalar sozinho? em dual boot? ou atualizar de alguma outra versao anterior? especifique-se
“Infelizmente esta nova versão ainda não acompanha nenhuma distribuição estável. Caso a pretendam testar podem usar uma qualquer versão de live CD do Fedora ou de openSuse.”
– Me perdoem se entendi errado, mas Fedora e OpenSuse é altamente estável .
Sim, mas o gnome 3 só vem no fedora 15, que ainda está em alpha (passa a beta na semana que vem)
Percebeste errado. O que eles querem dizer é que o Gnome 3 ainda não acompanha nenhuma distro instalável e em versão estável.
O openSUSE 11.4 tem a versão instável, não sei se já saiu a estável, mas para Fedora só na versão 15, que sai em Maio. Podes experimentar a Alpha, que saiu há umas semanas, ou esperar 1 semana pela versão Beta.
Não há para nenhuma outra distro, nas suas versões estáveis pelo menos.
No arch linux é só activar o repositório testing que já lá está a bombar.
No entanto esta versão final do gnome3 não me convence muito.
Acho que fizeram várias asneiras… Logo se vê como é que o pessoal vai reagir ao novo gnome.
Cumprimentos
subscrevo, mto mas mto a melhorar, mtos eye candies pca melhorias reais… Espero que melhore significativamente…
Não fiquei muito convencido, já sinto saudades do Gnome antigo… é desta que mudo para XFCE.
sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install gnome-shell
Mas creio que so da para o 11.04 😉
cuidado com as experiencias kekes
The good news is that Ubuntu maintain a GNOME 3 PPA for Ubuntu 11.04.
The bad news is that, for Ubuntu 11.04 at least, you won’t be able to run Unity and GNOME-Shell side-by-side as the GNOME 3 PPA breaks Unity.
Fonte:
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/04/gnome-3-released-to-be-available-for-ubuntu-11-04-via-ppa/
Não se metam nisso (pelo menos para já). é mais seguro tentarem a instalação no maverick porque ainda não tem o unity.
Ya ya esquecime de referir isso, o que se passa e que eu tenho uma maquina virtual para testar essas coisas por isso dá-me igual, mas que o fizer tenha cuidado.
Como referi numa intervenção anterior ainda não testei o gnome 3, mas na minha vasta experiência em quebrar completamente a minha maquina linux, nunca tive problemas em instalar diferentes ambientes de trabalho na mesma e usar a que mais me convém. Basta ler alguns fóruns(os do Arch são muito bons para este tipo de maluqueiras já que os utilizadores de Arch costumam, graças à filosofia da distro, perceber as entranhas do sistema), para encontrar uma forma simples de ter tudo instalado ao mesmo tempo sem problemas. Posso estar a dizer asneiras, mas tenho a certeza que alguém aqui me vai corrigir sem insultos à mistura se for o caso. 😀
cuidado com as experiencias kekes
The good news is that Ubuntu maintain a GNOME 3 PPA for Ubuntu 11.04.
The bad news is that, for Ubuntu 11.04 at least, you won’t be able to run Unity and GNOME-Shell side-by-side as the GNOME 3 PPA breaks Unity.
Fonte:
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/04/gnome-3-released-to-be-available-for-ubuntu-11-04-via-ppa/
Não se metam nisso (pelo menos para já). é mais seguro tentarem a instalação no maverick porque ainda não tem o unity.
cuidado com as experiencias kekes
The good news is that Ubuntu maintain a GNOME 3 PPA for Ubuntu 11.04.
The bad news is that, for Ubuntu 11.04 at least, you won’t be able to run Unity and GNOME-Shell side-by-side as the GNOME 3 PPA breaks Unity.
Fonte:
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/04/gnome-3-released-to-be-available-for-ubuntu-11-04-via-ppa/
Não se metam nisso (pelo menos para já). é mais seguro tentarem a instalação no maverick porque ainda não tem o unity.
Parece-me que este é o melhor gnome de sempre e que vai conquistar a maior parte das maquinas linux.. Espero poder instalar esta versão no ubuntu, pois se não for possivel terei de mudar para outra distribuição..
Se este sistema continuar como até agora , a comunidade linux vai ganhar novos fãs .
Manuel Coutinho
boas…
eu aqui acho que vai depender para o que usas a maquina…se for para multimédia filmes,musica e chat, é muito bom, se for para trabalhar…ai acho que vai correr mal, pois a malta quer é um desktop minimamente sóbrio sem distrações, e e isto é so blur nas janelas,etc.
consigo perceber muito bem o porque do ubuntu não querer implementar a nova shell, mas a solução que encontraram, também não será muito melhor, e a nível de performance, até pior talvez.
Entre as duas…como se costuma dizer, vá o diabo e escolha, embora considere que são boas as duas, continuo a achar que uma maquina de trabalho deve ser pratica, e de fácil acesso ao trabalho, e sem distrações.
Eu uso gnome+fluxbox, e parece que talvez vá passar a usar mais fluxbox, vai-me é dar um trabalho desmedido para configurar tudo como eu quero, mas…
chegaram a existir bons startup projects com fluxbox, mas morreram..um dos quais era o satori português, arch+lux, nunca vi nada tão rápido, claro tirando Kolibri,etc.
cmps
Já experimentaste as “Activities” do KDE 4.6? Aqui está um bom conceito para configuração de um desktop de trabalho. Neste momento não estou a usar, mas parece-me bem 😀
Para mim tá muito bom! Já existem outros temas para quem nao gosta do preto e já vi alguns espectaculares!! 🙂
Agora podiam ter posto na “dock” aplicações melhores.. Calculadora por ex. é uma coisa que praticamente ninguem a usará.
Acho tmbm que a title bar está muito grande mas isso talvez com ajuste tipo de letra fique mais pequeno.
Experimentei o live CD opensuse e pareceu-me estável e funcionou mais rápido do que esperaria tendo em conta o portatil fraquito onde o testei.
Aguardo ansiosamente por uma versão estavel com gnome3 seja ele ubunto ou outra distro.
Realmente é muito lindo, não sei afirmar se é melhor para trabalhar pq não cheguei a usar direito.
O bom é pra criar temas se não me engano é preciso apenas saber css e javascript.
Quero ver qual me adepto mais Unity ou Gnome3, se nenhum ainda fico com o Gnome 2, mas acho difícil escolher ainda. =D
Fantástico.
Gostei muito da aparência, testando-o pelo terminal correu sem problemas, porém quando defini como padrão, o mouse fica travando. Algéum sabe como resolver isto?
Pelos videos que estão no youtube parece ter algumas novidades interessantes…gostei do novo tema e da nova palete de cores.
Espero que o proximo mint venha com o gnome3, porque entre gnome e kde acabo sempre por ficar com o gnome apesar de achar o kde mais atraente.
Eu tenho o Ubuntu 11.04 e deixei o Unity e voltei para o ubuntu classic. Pessoalmente não gostei do Unity.
Hoje exprimentei o Gnome3 através do liveCD e achei idêntico ao Unity mas mais bonito e menos bugs.
Boas , não dá para instalar no ubuntu 10,10 , só no 11,04 e com limitações de configuração , entre o Unity e o Gnome 3 prefiro o 3 , mas concordo com o que foi dito para trabalhar e muito glamour , uso desde sempre o Gnome até a sua actual versão 2.3 e agora não sei mesmo para que distribuição migrarei no dia 25 de Abril vai haver já um update para a 3.01 , pode ser que entretanto se façam algumas modificações, para Agosto também está previstoa outra actualização , a equipe compromete-se a lançar versões estaveis de 6 / 6 meses , coincidencia ou não esta é o schedule do Ubuntu , mas como foi anunciado que o 11,10 já não traz suporte para Gnome não sei o que dizer , espero que surja uma boa distribuição baseada em Gnome e que faça algumas alterações ao que testei que me pareçeu muito pouco custumizavel que é uma coisa que se perde da versão 2.3 e isso era uma das coisas que dava encanto ao Ubuntu, o Unity ainda menos customizavel é por isso pareçe que estamos num beco sem saída a ver vemos como diz o cego .
Cumprimentos
Tal como os adeptos de XFCE, KDE, LXDE, etc… vais ter um gubuntu 😀
Pois , isso seria fantastico e permitiria aos developers do Gnome trabalharem numa interface mais simples mais limpa de trabalhar mais rápida de aceder ao essencial , apesar que na barra lateral da versão 3 podes adicionar vários atalhos dos programas que mais usas tal como no Unity , mas ainda há muito a fazer na parte da customização que é uma das bandeiras do Linux e que torna este sistema operativo tão apelativo .
Nos próximos meses há que trabalhar muito para integrar os diveros ambientes gráficos que estão disponiveis e isso vai implicar muito trabalho e certamente irá gerar alguns bugs e incompatibilidades , depois vem aí o Wayland que irá substituir o gestor gráfico ” X ”, provavelmnte já deverá estar timidamente disponivel no Ubuntu 11,10 , mais problemas a resolver com drives dos diferentes Gpus para que este sistema possa trabalhar de uma forma eficaz , eu sem querer ser o ” Nostradamus” diria que o próximo ano e meio vai ser meio atribulado nas várias distribuições Linux excepto como dizes nos que gostam de XFCE , KDE , LXDE etc… que a partida ainda poderão ser a nossa margem para alguma fuga em caso de confusão e certamente irão continuar a sua evolução de uma forma sustentada .
Na minha modesta opinião numca é bom romper de uma forma tão abissal com o que tinha sido feito até aqui, e isso é mais que evidente aconteceu .
Fiquem bem e um bom domingo para todos
Cumps
Bem eu ja uso linux a algum tempo . Usei o gnome 3 e fiquei fan ! muito intuitivo e muito bom em termos de focar o que realmente quero e produtividade ! Aconselho a testas antes de falar !
Muito bom Gnome 3! Instalei ontem no meu ArchLinux, realmente muito bom, mais ainda acho que falta alguns detalhes. Mais mesmo assim vale a pena!
Boa tarde ,
Pedro ja testei , penso que dá para ver que testei ………..são opiniões , no Gnome 3 não tens o teu anbiente de trabalho limpo e tens de recorrer a uma serie de atalhos que com uns clicks tinhas no Gnome 2.3 , e era essa virtude do Gnome que lhe deu tanta notabilidade , agora o que se passa com o 3 é que tudo o que estava feito foi apagado feito de raiz , certamente não queres que em 2 anos que foi mais ou menos o tempo que me lembro eu iniciei testes a primeira Gnome shell, e que desde essa altura para a 3 final existem grandes diferenças na sua concepção inclusive na sua interface , posso-te dizer que até gostei a dado momento das inovações que o team da Gnome estava a fazer , só que a versão final para mim é uma desilusão , mas como digo esta é a minha opinião pessoal e o importante é que exista diversidade de opniões e gostos, esse é também o espirito do Linux .
Ninguém mais que eu reprovou o caminho traçado pela Canonical quando decidio implementar o Unity do qual para já acho horrivel , e talvez por esperar demasiado desta versão final da Gnome Shell venha também a minha desiluzão .
Espero ter sido claro e espero que percebas que não só experimentei esta versão como não foi em live cd nem numa maquina virtual tenhos os meus discos para fazer as minhas experiencias .
Mais uma vez a todos um bom domingo
Cumprimentos
Serva