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Giga fábrica da Tesla pode ser instalada em Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Portugal tem das maiores reservas de lítio de superfície na Europa. Mas duvido que a Tesla venha para cá, este país é demasiado burocrático e complicado.

    • Bartolomeu says:

      As reservas de lítio em Portugal nem aquecem nem arrefecem, eles não vão andar a investir no processamento de minério para poder usar nas baterias, vão comprar a outros ao melhor preço que conseguirem

    • Blackbit says:

      Temos cá a auto-europa, pelo que tudo é possivel 🙂

      • Nuno Pinto says:

        Temos a Auto -Europa porque os governantes desse momento preteriram a EuroDisney em favor de fazer automoveis. Eu preferia que tivessem optado pela EuroDisney (o valor do turismo seria concerteza maior), mas o governante da altura que era o reformado que não consegue viver com 10.000,00 € por mês se calhar não tinha podido por tanto ao bolso caso tivesse optado pela Eurodisney, ele e os gandulhos dos amigos dele (os que matam velhas, os que roubam bancos, etc).

        Atenção que eu não sou contra a Auto-Europa. Os Trabalhadores de lá são dos melhores que existem.

        • censo says:

          Não tens noção do universo de empresas e trabalhadores que gravitam à volta da Auto Europa. O turismo vai e vem.

        • Bartolomeu says:

          Tendo em conta as enormes dificuldades por que a Euro Disney passou, não me parece que teria sido um bom negócio para Portugal, nem me parece que Portugal tivesse sequer em condições (financeiras e infra-estruturas) na altura para ter um parque daquela dimensão.

          • Carvalho says:

            Pois. Mas a opção de construir ou não indústrias em países terceiros pouco ou nada depende dos interesses desses países mas sim dos países que vem montar as industrias
            À Auto- Europa interessou montar a fábrica em Portugal porque o governo de então apoiou com impostos e outras garantias, além de que à Auto Europa interessava Portugal por uma questão estratégica de melhor escoamento do seu equipamento como é o caso dos portos de Setúbal e Sines.
            Já para a Eurodisney nãi interessava a construção do parque em Portugal por causa da centralidade sendo que em França, Holanda Polónia ou Bêlgica eram muito mais rentáveis por serem mais centrais.

    • jorge says:

      Para os velhos do Restelo de que tudo é mau em Portugal, aconselho-os a reunirem tudo o que de pior existe cá, e enviarem um mail para a Tesla nos EUA, e aconselharem esta empresa a não vir cá investir. Tenho a certeza de que este conselho seria de bom grado seguido por muitos que só sabem dizer mal e nem sequer têm um mínimo de amor próprio e muito menos pelo seu país.

  2. Toptop says:

    venha ela, mais emprego para licenciados de várias áreas

    • carlitos says:

      “… até 2020, empregará 10 mil pessoas.””
      Concerteza empregará algumas pessoas mas parece-me gente a mais!

      • dew says:

        Isso é a que esta nos EUA. Cá na Europa há a possibilidade de fazer duas ou três, por isso cada uma será bastante mais pequena… Mas mesmo assim se houver uma cá em Portugal será uma das (senão a) maior do país.

      • Bruno says:

        Está a confundir tudo, esses valores os outro anunciados em cima são acerca da Fábrica nos EUA, a Gigafactory EUA.

    • carlitos says:

      Pode até talvez ser mas durante a construção, direta ou indiretamente, já depois com a robotização não contes com muitos.

    • Berrio says:

      CLARO!Só os licenciados precisam de emprego.

    • A Gomes says:

      Até parece que são só os licenciados que precisam e merecem emprego. Essa mania que há neste País de que tudo tem que ser para doutorzinhos e engenherozinhos, mostra bem como isto é um País de 3º mundo. Mundo esse que mudou e no qual os canudos irão servir cada vez menos. Em especial quando a maioria nem sabe escrever e acha que o canudo lhe confere automaticamente o direito a um cargo de chefia, direção ou topo. E cá estaremos para ver.

  3. David Guerreiro says:

    São necessárias 100 Gigafábricas para todo o mundo deixar o petróleo

    https://www.youtube.com/watch?v=RgpHPS7661M

  4. Filipe Teixeira says:

    Isto era fantástico, já uma altura tinha falado que Portugal era a casa ideal para estas empresas, temos excelentes infraestruturas, excelentes profissionais, estamos perto de todos os grandes centros financeiros, temos muito sol, que neste caso é uma vantagem, isto era mesmo muito bom para nós, há muito talento aqui a ser desaproveitado.

    Vamos esperar que se concretize.

    • David Guerreiro says:

      O mais importante para a Gigafábrica é ter os recursos de que necessita para fabricar as baterias.

      • Daniel says:

        Nisso então teriamos vantagem em grande: somos o maior produtor de lítio da Europa (e temos excelentes portos para fazer entrar e sair o que quer que seja).

      • Filipe Teixeira says:

        Sem duvida, e pelo que disseram nos comentários temos das melhores reservas de lítio. Mas pelo que percebi ela também usa energia solar para a energia que gasta, certo?

        • carlos says:

          companheiro nem no mapa de reservas mundiais aparecemos , aem disso quem tem as maiores reservas é a Bolivia.

          • Daniel says:

            Está enganado quanto à primeira parte da sua frase, e é irrelevante para a discussão se a Bolívia tem a maior reserva de lítio do mundo pois não se situa na Europa. Portugal tem as maiores reservas, identificadas, de lítio da Europa e é o 5º maior produtor mundial de lítio (e o maior produtor da europa).

          • Bartolomeu says:

            Daniel, também é irrelevante para a escolha as reservas de lítio que Portugal tem. Uma coisa é o minério, outra é a matéria prima (minério processado e purificado e também vindo de reciclagem) comprada pelas fábricas baterias a outras fábricas.
            Do ponto de vista económico até seria demasiado arriscado basear as escolhas de investimento desta dimensão num só fornecedor de matéria-prima, que se calhar nem teria (no caso português) capacidade suficiente para todas as necessidades.

          • Daniel says:

            @Bartolomeu, não, não é irrelevante não, muito pelo contrário. Por vendermos o extrato, e não processado, há margem para a Tesla firmar acordos com uma possível smelter que se instale em Portugal, reduzindo custos de intermediário, ou instalando ela própria uma smelter (tendo o investimento inicial mas reduzindo todo o custo entremédio entre extração e aplicação do lítio já processado). Grande parte dos custos é devido a esse “pequeno” percurso na cadeia de transformação do lítio e que podem ser reduzidos de uma forma drástica. Como recentemente diversas empresas australianas investiram no negócio de lítio em Portugal, não me admiraria até que uma dessas empresas resolvesse instalar uma smelter cá num futuro próximo.

            Quanto a ser arriscado, não é. Nenhuma empresa decente fica presa somente a um fornecedor por razões óbvias, e mesmo que se instalasse em Portugal o lítio usado nunca seria somente originário de cá, mas muito seria pois teriam incentivo a isso devido à enorme redução de custos que traria. Nisso os nossos portos são uma mais valia não só na saída de carros e baterias mas também na entrada de lítio de outras origens e outro material necessário.

            E não faço a mínima ideia se Portugal teria capacidade, mas a redução de custos é considerável para o pouco que pudesse ser usado, tendo em conta que não há país algum na Europa que consiga alcançar a capacidade de extração de Portugal (como referi antes: 5º maior produtor mundial e o maior Europeu… se Portugal não consegue, não existe nenhum outro Europeu que o consiga também, garantidamente).

          • Bartolomeu says:

            Daniel, é irrelevante sim! Primeiro, uma empresa que queira pensar no controlo de custos não se vai prender a um único pequeno fornecedor duma matéria-prima, vai querer ter a flexibilidade de ter vários fornecedores possíveis, para obter o melhor preço e material por competição ao nível de oferta, e certamente não iria escolher com base num fornecedor que ainda não existe. Isto é, não é o local de uma mina que vai determinar a localização daquela fábrica, quando há muitas outras minas que podem ser a fonte, é até cómico que tu próprio acabas por confirmar isso.
            Segundo ponto, os custos de transporte de materiais são minúsculos ao lado dos custos dos materiais e fabrico, isto é, mesmo que tivesse um fornecedor português, para a Tesla iria custar basicamente o mesmo o transporte para uma fábrica em Portugal ou em Espanha, por exemplo! É irrelevante… Ainda mais irrelevante quando a Tesla até já tem acordos com fornecedores para a fábrica que já existe.
            Terceiro ponto, o lítio apesar de extremamente importante, não é o maior custo duma bateria, há muitos mais materiais (e minérios) a usar! Há aliás um estudo que mostra como grandes flutuações no preço do lítio não tem grande impacto no preço das baterias.
            E por último, desde quando é que é preciso um país ter a matéria-prima para ser escolhido para uma fábrica?

          • Daniel says:

            @Bartolomeu, começa por ler o meu comentário antes de comentares: eu deixei bem explícito que a Tesla nunca irá se prender a um único fornecedor. Está explícito, tal como está explícito que mesmo que use somente 10% ou 25% já será terá uma redução de custos brutal (pois é entre a extração e a transformação que existe o maior custo e grande parte dele é de entremediários).

            Dito isto, o que escreveste para a frente é completamente irrelevante.

          • Daniel says:

            @Bartolomeu, e outra ressalva, eu não disse que o mais importante era ter matéria prima, escusas de fugir para desconversar. Eu respondi a um comentário do carlos que dizia que portugal nem registava nas reservas de litio mundiais, quando é anedótico essa afirmação tendo em conta que portugal é o 5º maior produtos de lítio do mundo e o maior europeu. Estás a seguir até agora? Depois disso disseste que era irrelevante as reservas de lítio (tu afirmaste isso, tu continuaste o tema do lítio) ao que eu deixei claro que não é irrelevante pois se a Tesla firmar acordos com as empresas extratoras e seja construído um smelter cá o custo cai de sobremaneira para essas reservas (fora o custo de transporte! Esse nem contabilizei no comentário pois é irrelevante, haverá sempre transporte de e para) pois grande parte do custo no preço do lítio é nesse pequeno percurso na cadeia de transformação. Ainda a seguir? No comentário seguinte eu referi que não só seria essa a vantagem, bem como os portos tanto para recepção do material necessário como expedição do produto final (visto que a exposição solar está no artigo, é redundante eu a referir novamente). Há outra região que consegue ter esses factores todos em simultâneo, embora em menor grau, e é a Galiza (portos até pode usar os Portugueses, e o que se aplica a acordos no lítio em Portugal, Galiza é próximo o suficiente para se fazer esses mesmos acordos). Seguiste até ao fim? Espero não ter de voltar a pedir para releres este comentário como tive de fazer ao anterior.

          • Bartolomeu says:

            Daniel, bem… não é de todo explícito o que dizes, de tal maneira que começas logo o teu comentário por defender que haver minas em Portugal é relevante para a escolha da localização da fábrica da Tesla (ao negar o meu comentário). Ora se achas assim tão explicitamente que não se limitaria a um fornecedor então não faz sentido que defendas basear essa decisão na localização dum pequeno fornecedor, que ainda nem sequer existe.
            Um fornecedor que poderá nem ser usado pois a Tesla poderá obter melhores preços doutros lados com muito melhor escala – Portugal até pode ser o 5º (ou não), mas os números indicam que representa menos de 1% da extracção mundial, bem menos do que as necessidades da Tesla já no próximo ano. Isto quando há outros materiais bem mais relevantes para os custos das baterias, que vêm doutros lados.

            A única coisa que muda com a localização da fábrica são os custos de transporte da matéria-prima (custos que são muito pequenos face aos restantes), tudo o resto que atiras sobre fornecedores é independente da localização da fábrica, quer a Tesla esteja ou não interessada nessa tua estratégia de fornecedores – a Tesla nunca precisaria de ter a fábrica em Portugal mesmo que estivesse interessada em criar um fornecedor de Lítio em Portugal.

            Também devias seguir os teus conselhos sobre ler os comentários primeiro. Todo o meu comentário é sobre a relevância das minas portuguesas para a escolha da localização da nova fábrica da Tesla. Já agora repito, o custo do lítio tem pouco peso no custo final das baterias, por isso não, não haveria uma redução brutal de custos…

          • Daniel says:

            @Bartolomeu, está complicado e novamente vejo-me obrigado a ter de dizer isto: lê os comentários!

            Não é complicado, eles alinham-se de forma “bonitinha” e “nested” de forma que é fácil seguir a ordem em que são feitos… dizeres à posteriori que “não é explícito” só demonstra que os teus dedos foram mais rápido que os teus olhos e não te preocupaste a ler o que ia acima. Felizmente é fácil de evitar confusões futuras.

            E sim, é relevante a localização das minas, é sempre relevante diminuição de custos principalmente quando estas podem ser uma diminuição drástica, muito considerável, sem a mínima perda de qualidade ou qualquer outro factor de fabrico. Ou vais-me dizer que isso não é relevante e o mundo inteiro andou enganado estes anos todos? Só que dizer que é relevante não é sinónimo de dizer que é factor único, em lugar algum no planeta terra ou em que língua seja.

            E não é independentemente de onde estiver a fábrica… noutra localização que não seja Galiza ou Portugal reduziria demasiado o ganho que teria com a eliminação de intermediários e aí sim tornar-se-ia irrelevante. Achas que Galiza é considerada por quê? Porque não qualquer outro local em Espanha e ser específicamente Galiza? Não é inocente, é suficientemente próximo para não diluir a redução de custos em transportes, e com boa exposição solar.

            “a Tesla nunca precisaria de ter a fábrica em Portugal mesmo que estivesse interessada em criar um fornecedor de Lítio em Portugal”, não não precisaria, mas é um triunvirato de factores que faz a Tesla considerar isso (a Tesla, não eu, embora concorde inteiramente). E talvez o maior argumento que eu possa usar para mostrar o mérito do argumento é mesmo esse, independentemente de eu ou tu discurtirmos existe somente um facto aqui: as negociações da Tesla com Galiza e com Portugal o confirmam (não garante que seja instalado em nenhuma das zonas, mas o facto dessas negociações existirem são eles próprios factos incontornáveis… talvez não saibas que as reservas de lítio nacionais encontram-se no norte de Portugal, o que ajuda a enquadrar o porquê de Galiza e não outra qualquer região de Espanha como potencial local para instalação da fábrica, bem como os portos mercantis, a exposição solar, mas portos e exposição solar outras zonas de Espanha têm também… mas não são essas que estão a ser estudados, é Galiza!… e Portugal).

            E acredita que eu teria seguido o meu próprio conselho se houvesse motivo para isso, mas não fui eu que comecei a desconversar e a colocar palavras na boca dos outros acusando-os de coisas que nunca disseram.

          • Bartolomeu says:

            Daniel, para uma coisa ser explícita não pode ser contraditória, e os teus argumentos são contraditórios, aliás cada vez mais contraditórios para não dizer outra coisa!
            Primeiro, deixar uma coisa clara, outra vez. Segue os teus próprios conselhos!!! Continuas a teimar com as diminuições drásticas de custos quando já te disse que os custos do Lítio não têm grande peso no preço das baterias. Pior que isso agora até já inventas sobre intermediários no transporte para a fábrica, quando ainda há bocado dizias que o custo de transporte era irrelevante!!!!
            Mesmo que a Tesla estabelecesse esse teu fornecedor de lítio em Portugal a única variável para a fábrica da Tesla seria o custo de transporte desse fornecedor para localização da fábrica, não haveria nenhum intermediário adicional. Não seria por estar noutro país europeu que deixaria de poder negociar directamente com o fornecedor!!!! E se tu próprio consideras os custos de transporte como irrelevantes, por que carga de água iria equacionar na escolha da fábrica, a localização duma mina (que não é fornecedor directo) que pode nem sequer ser usada e que nem capacidade de fornecimento tem para cobrir a maioria das necessidades a curto prazo da Tesla? Explica lá isso, especialmente quando foste tão veemente a defender que haveria “diminuição drástica” de custos por causa dos intermediários entre mina e smelter (“cadeia de transformação do lítio”), ou seja, nem sequer no teu argumento os custos são influenciados pela localização da fábrica final.

            A invenção é tanta que agora até já pões a tua imaginação a falar em nome da Tesla (“é um triunvirato de factores que faz a Tesla considerar isso (a Tesla, não eu, embora concorde inteiramente)”). É tanta a invenção que até já passaste a acreditar que a Tesla só considera a Galiza na Espanha, quando as notícias dizem explicitamente que não se sabe que regiões espanholas está a considerar, sendo que se fala nas movimentações de outras regiões espanholas para captar o investimento.

      • Filipe Teixeira says:

        Desculpa, até foste tu que referiste a questão do lítio.

    • carlitos says:

      Sim, ter bastante horas de sol tem value, se funcionar a energia solar.
      Também seria bom para as nossas exportações, …

    • Pedro Mendes says:

      casa ideal nao e…so corruptos e impostos elevados…n fosse o sol e a gastronomia e Portugal seria pior que africa

  5. Raquel says:

    Era excelente para Portugal!! Venha o investimento que tanto precisamos. Trabalho fora do país, e só tenha pena de não olharem mais Portugal, o nosso país tem tudo.
    Off topic: começaram a aparecer os primeiros problemas no novo macbook.
    http://www.macrumors.com/2016/11/18/macbook-pro-three-finger-drag-trackpad-issues/

  6. Nuno says:

    Só espero que governo saiba negociar, defendendo os nossos interesses, e não ponha demasiados entraves à vinda.

  7. Fernando says:

    Não acredito que a fábrica venha para Portugal

    • Luis Costa says:

      Também não deve acreditar que a WW , a Peugeot e a Renault também cá estão ……

      A Nissan começou a Fabrica de Baterias em Cassia , mas o anterior governo alterou o plano de mobilidade eléctrica e a obra ficou a meio …… devia fazer parte do grande plano de captação de investimento estrangeiro .

  8. M.Manuelito says:

    Era excelente se isso acontecesse, seriam criados muitos postos de trabalho, dado um grande impulso às nossas exportações e um pulo bastante considerável no nosso PIB!! Além disso poderia ser um motivo de contágio para que outras empresas tecnológicas pudessem seguir o exemplo da Tesla!!Ainda tenho esperança no futuro deste país!

    • Filipe Teixeira says:

      Eu também estava a pensar nisso, que outras empresas tecnológicas pudessem seguir a tendência.

      • Paulo Sérgio Pereira says:

        A grande vantagem da Tesla vir era que atrás da Tesla já dava mais renome e oportunidades a outras marcas e até startup’s tecnologicas de virem para portugal para desenvolvimento. Tal como a autoeuropa tem um monte de empresas envolvidas a tesla podia ser ainda maior visto estar na area das energias renovaveis. Quem não quer investimentos destes em portugal só peço uma coisa, que pague os impostos por nós sff

  9. Str says:

    Isto vai ser uma guerra entre os países candidatos a ver quem oferece as melhores condições

  10. JorgeP says:

    Por Favor não venha para cá. Fuja de Portugal, faça com eu que já tentei fugir de cá ( queria ir para Moçambique) e ( o SIS da república) quiseram-me matar lá. Não venha para cá por favor.

  11. Polittikus says:

    Não deve vir, este governo socialista deve fazer o mesmo que o Governo de Guterres fez quando a BMW desejava abrir uma fabrica de motores em Chaves… criar problemas, burocracias e afins para cair umas notas valentes nos bolsos de alguns. Assim se foi a BMW e assim irá esta….

    • M.Manuelito says:

      O país evoluiu muito desde esse tempo, tanto em termos de mentalidades como de políticas! Hoje à instrumentos jurídicos que facilitam a instalação de empresas em Portugal, bem sei que ainda podemos evoluir, mas não há comparações com o Portugal de há vinte anos atrás!

  12. fr says:

    É preciso equacionar o que os portugueses ganham. Não me interessa que tenhamos ganho o Europeu e que venha uma empresa do estrangeiro explorar como se fossemos chineses. Tem que compensar e os interesses dos que cá estão defendidos. É criar acordos que sejam benéficos a nós de maneira concreta. Quem vão empregar e quando dinheirinho ganhamos com isso e que investimento.

  13. Frank Ribery says:

    Tenho quase a certeza que o Antônio Costa cortou nos incentivos aos carros electricos, seria irónico a vinda da Tesla. Seria uma óptima notícia para Portugal, Como é possível num País dependente de terceiros nos combustíveis não apostar nesta área?

  14. Mac says:

    No meu Alentejo temos bem mais espaço que os 262 campos de futebol, temos ainda um aeroporto prontinho a dar vazão a essa produção, temos aldeias e vilas meio desertas que podem ser povoadas sem muita necessidade de novas construções, autoestradas para chegar a todo o país fácil e rápido e estão cá os Alentejanos para ensinar as baterias a descarregar lentamente 😀

  15. tantas postas says:

    faz todo o sentido, temos litio, mais de metade da energia que utilizamos é energia renovavel, e a burocracia só é entrave para quem nao tem bons advogados.

  16. Pedro says:

    Alentejo. Não faltam campos ao abandono.. Sol durante 9-10meses.. Siga

  17. nlkln says:

    hashtag: #especulação

  18. LR says:

    Se se concretizar, será uma mais valia para Portugal. E como já foi regerido acima, há muito espaço e condições ideais no Alentejo, incluíndo um aeroporto e um porto de águas profundas.

  19. Marcelo claudio says:

    o setor automovel é o maior setor do mundo. palavras para que? apesar da auto-europa ser uma das mais pequenas fabricas de automoveis, é capaz de gerar milhares de postos de trabalho…

    Eurodisney….meu deus…pena pessoas falarem do que nao sabem….a maior parte deve pensar que sector automovel sao os concessionarios, ou seja, retalho e nao sector automovel…

  20. vitor says:

    As unicas vantagens que Portugal dá, é a mão de obra escrava e o sol.
    O litio, nem fabrica temos para o processar (que é a parte mais complicada).
    Fábricas para empregar assim tanta gente, também é complicado gerir em Portugal, porque as poucas empresas que temos e que ja teem dificuldade em assegurar mao de obra, vao fazer tudo para evitar que outras empresas lhes tirem os escravos deles.. Parcerias entre Portugal e Espanha, têm dado sempre barraca.
    Se a tesla criar uma empresa processadora de litio já era muito bom, mas uma mega fábrica, duvido muito. Os outros países têm mais força para captar este tipo de empresas, e nós somos um país cheio de impostos e de burocracias.

  21. Pérolas says:

    Sejamos realistas, isto é um mercado de 10 milhões de habitantes de “chinelo no pé” cuja localização logistica em termos de europa é duvidosa. Trata-se de uma manobra para “inglês ver” e forçar o verdadeiro pais que eles querem a dar-lhes melhores condições. “It’s the art of the deal” no seu melhor… No entanto, nada impede, à nossa escala, de sermos auto-suficientes e termos a nossa própria fábrica de automóveis da próxima geração, produzidos em portugal, com matérias primas portuguesas (o máximo que for possível), por trabalhadores portugueses, para portugueses e para o mundo. Os “vendilhões do templo” venderam e desbarataram tudo, fecharam a UMM e outras fábricas do sector automóvel e alguém beneficiou… Tanto quanto me lembro as Caravelas não eram importadas, certo? A subserviência não traz respeito, a afirmação sim! A europa está moribunda e é tempo de pensarmos em termos estratégicos na nossa autonomia e autosuficiência … Claro que é melhor “virar a cara para o lado” e pensarmos nos centros comerciais, nas festas de verão, etc, etc, mas, os que têm os “pés assentes na terra” certamente sentem nos ossos que o mundo está a mudar rápidamente e não é para melhor.

    • Ricardo says:

      Para o bem e para o mal, vivemos em tempos de globalidade, onde os transportes facilitam o acesso a bens e serviços de todo o mundo. Não nos adianta tentarmos ser auto-suficientes, pois a concorrência (digo preços, qualidade e marketing) ditam os vencedores nos mercados.
      Estamos longe do período das caravelas, onde podíamos ficar isolados do resto do mundo, naquilo que nos interessasse. E grande parte do mundo era até desconhecido…
      Tanto quanto sei, a UMM também usava peças importadas.
      Podemos tentar colocar produtos nacionais no topo das preferências mundiais, pois exportação precisa-se. Mas teremos sempre de lidar com grupos poderosíssimos nos diversos sectores industriais. Creio que só em nichos de mercado, ou com algo completamente inovador, é que teremos hipóteses de sucesso.
      E termos produtos de sucesso, não invalida que possamos tentar atrair a Tesla e outras empresas para Portugal. Oferecendo melhores condições, competitivas, e beneficiando daquilo que temos de melhor. No caso dos veículos eléctricos e suas baterias, temos mão-de-obra razoavelmente barata, muito sol, lítio, e portos de mar que nos ligam aos EUA e fazem de porta de entrada para a Europa.

  22. Prodígio says:

    Era ótipmo, mas extremamente complicado.

    Vejamos:
    O Governo espanhol já anda a fazer este lobby à mais de um ano.
    A Tesla prefere uma localização mais central na Europa. O mais provável é ser na República Checa.
    A Holanda tem um sistema fiscal extremamente baixo.

    Além disso, ainda nem se sabe se a Tesla vem para a Europa. Neste momento, a própria Volkswagen lançou o e-Golf com autononima de 300kms. Ou seja, aos poucos e poucos, as marcas automóveis começam a equilibrar a oferta. Para não falar que o sistema de carregamento nas tomadas europeias é extremamente lento para os Teslas, mas isso são outras histórias.

    • Ricardo says:

      300 kms na VW são estimativas NEDC. Convertendo-as para EPA, um pouco mais realista, pouco mais dará que 200/220 kms. Quando ficará esse veículo disponível? Da VW vemos promessas de grandes autonomias, através de concepts. Mas daí a passarem a produção…
      Quanto aos carregamentos em tomada, se dá para as restantes marcas, também dá para a Tesla. A diferença é que os veículos Tesla já têm uma capacidade de armazenamento bem maior, pelo que demoram mais tempo a carregar totalmente, mas levam o mesmo tempo a carregar a mesma quantidade de energia que os carros das outras marcas carregam… À medida que as outras marcas apresentem maiores capacidades de carga energética, também demorarão mais tempo a carregar. Esse tempo de carga pode ser diminuído contratando-se tarifas de electricidade mais fortes, e tendo carregadores adequados para maiores potências a nível doméstico. Os Tesla têm ainda a vantagem de carregar bem mais rapidamente através dos Superchargers, o que as outras marcas ainda não fazem…

  23. Alvega says:

    “Giga fábrica da Tesla pode ser instalada em Portugal”
    Isto é uma nao noticia, o objectivo é claro…clicks.
    O Euromilhoes tambem pode vir para Portugal.
    Um terramote tambem vai sugir em Portugal, nao se sabe é quando.

  24. Joao 2348 says:

    A Tesla terá de escolher obviamente: Espanha. Ficarão muito mais perto da Europa central e norte onde estão os verdadeiros €€€€ compradores… além de Espanha em si… ah! E tem acesso tanto ao Atlântico como ao Mediterrânio sem quaisquer problemas… e o Sol existe tanto por lá como por cá.

    Se gostava da Tesla em Portugal? Claro. Se há alguma hipótese? Nem pensar. Os impostos a flutuar de ano para ano, tribunais horríveis a demorarem eternidades para decidirem qualquer coisa e onde se pode recorrer até quase ao infinito… ninguém vêm para aqui a menos que seja muito tapadinho.

    Corrupção não me preocupa, parece ser um problema generalizado infelizmente, pelo que isso em si não seria um factor essencial.

  25. Rui says:

    Só pessimistas..

  26. Paulo says:

    Lots of empty terrains near Sines, sunny, cheap as in 75ha goes for 500k (750000m2), entire country pro cost reduction (30€ eletricity vs 150€ gas per month), already renewable energy big fan.
    My entire community of family and friends are just waiting for Tesla to be available in Portugal to buy the Model 3. Go Tesla! Go Space X! Go Elon Musk!

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