Ganharam mais de 100 mil dólares só com ameaças de DDoS
Os ataques de DDoS têm efeitos nefastos e conseguem bloquear sites e serviços de forma simples. Com elevados volumes de tráfego, os servidores deixam de conseguir responder e simplesmente deixam de funcionar.
Um grupo de supostos hackers conseguiu ir agora mais longe, arrecadando uma elevada quantia de dinheiro, sem realizar um único ataque de DDoS, usando apenas a ameaça.
Um dos maiores ataques de DDoS realizados nos últimos tempos foi lançado pelo grupo Armada Collective e conseguiu manter refém o serviço de email seguro ProtonMail.
Mas um grupo de supostos hackers está agora a fazer-se valer do nome do grupo Armada Collective para conseguir extorquir dinheiro a empresas e a outro serviços.
A fórmula encontrada assenta num esquema simples. Estão a ser enviadas mensagens com ameaças de ataques DDoS, que supostamente vêm do grupo Armada Collective e que exigem pagamento de quantias elevadas. Tudo aparenta ser de uma origem fidedigna e real. Para além desta ameaça e exigência de bitcoins é enviada ainda informação sobre os ataques realizados antes.
Muitas empresas estão a cair no erro de pagar, apenas para não terem de lidar com este problema, fazendo com que este falso grupo consiga atingir os seus objectivos.
É claro que quem não pagou não teve qualquer problema, uma vez que o grupo não é o Armada Collective e nem possui a capacidade de realizar este tipo de ataques.
Esta é uma nova forma de explorar o medo que as empresas têm de sofrer este tipo de ataques e de ver os seus serviços afectados de forma séria. É também importante notar que grupos como o Armada Collective não agem desta forma e nunca exigem pagamentos sobre ataques que ainda não realizaram, se sequer os exigirem.
Este artigo tem mais de um ano
Como é que os hackers sabem que o destinatário recebeu a mensagem?
Uma simples falha na entrega não garante aos hackers o efeito de dissuasão perante o elemento atacado.
Cheira-me que esta história está mal contada, tendo em conta a empresa atacada.
Leste a notícia toda? São falsos hackers… querem eles lá saber se recebeu ou se parou na caixa de spam – entre todos, recebem muitos, e desses muitos alguns pagam. Lucro garantido.
Zaark, sim, li a noticia toda e continuo na duvida.
…mesmo assim é fácil… basta criarem uma carteira bitcoin por “cliente” (alvo), as carteiras que receberem fundos, sabem automaticamente qual o cliente que pagou.
Até podem não ser o grupo Armada Collective, mas continuam a ser “hackers”. Não no sentido tecnológico mas no sentido da engenharia social que é hoje em dia provavelmente a razão principal para tantos crimes informáticos que ocorrem.
E então? Venham os ataques…
Hoje em dia todas as firewall têm prevenção de ddos…
Historia mal contada, eles que façam ddos, que 100mil dólares é muita massa…
Acho que não percebes bem o que é um DDoS.
se calhar sei…
se calhar sei que nao é o fim do mundo. por estes pagarem é que todos ficam presos ao medo.
fazer um hype disto é o que torna estes grupos fortes…
FYI o GITHUB foi alvo de um ataque de DDoS e esteve a soro uma semana.
Lol! Toda a firewall tem protecção DDoS? Fosgasse mas aqui é cada ‘pasgacio’.