Pplware

Galaxy Tab, HP Slate, iPad e BlackBerry PlayBook… e agora?

Estamos a caminhar para o final do ano e já temos noção do que em breve nos espera, em termos tecnológicos e marketing. O Natal faz precipitar o mercado de consumo para grandes anúncios de novidades. O ano, contudo, começou e mantém-se em alta para a Apple, tudo porque revolucionou o sector tecnológico ao criar um novo e poderoso segmento de equipamentos.

Falo obviamente do iPad. No início era menosprezado e comparado aos netbooks na tentativa de rotular este gadget de “fracasso”… mas o tempo mostrou que na verdade é este o caminho certo.


Apple iPad

We want kickoff 2010 by introducing a truly magical and revolutionary product today.

Foi assim que Steve Jobs começou a primeira Keynote deste ano… ele queria e conseguiu, o iPad é, sem sombra de dúvida, um produto revolucionário e mágico. Marcou este ano ao impulsionar a marca Apple nos mercados bolsistas e ao criar um segmento inovador. Durante muitos meses, os “outros” prometiam mas era a Apple que mostrava ao mundo um produto final e com imediata comercialização. Neste momento encontra-se à espera do novo sistema operativo, o iOS 4.2, que, como foi avançado na última keynote, trará, para além das principais funcionalidades do iOS 4, como o Multitasking, Folders, Game Center, Mail App optimizada, etc, as funções de Impressão Wireless e AirPlay. Homepage

HP Slate

O tablet da Apple, com tamanho sucesso não tardou a ver a concorrência a cerrar fileiras, mostrando os seus projectos e, finalmente, a colocar no mercado tablets para concorrenciar neste segmento onde apenas o iPad dava cartas. A HP teve um projecto com o Windows 7… não saiu disso mesmo e neste momento, depois da aquisição da Palm, proprietária do WebOS, supõe-se que que a HP entrará nesta corrida com um forte dispositivo. Homepage

BlackBerry PlayBook

A BlackBerry, marca da empresa canadiana RIM que tem uma carreira de sucesso nos Estados Unidos, dentro da área de dispositivos móveis de comunicação ao nível profissional, viu neste segmento uma forte oportunidade de estender a sua oferta. O projecto BlackBerry PlayBook, anunciado há uma semana atrás, tem muito bom aspecto e certamente que a RIM não deixará o mercado profissional sem um equipamento à altura. Segundo a imprensa Norte-Americana, o maior problema deste equipamento será o preço, notícias veiculadas situam este tablet entre os 600 e os 700 euros… bem caro para um ilustre desconhecido dentro deste segmento, tendo em conta que a RIM ainda não convenceu o mercado com os seus multi touch. Homepage

Samsung Galaxy Tab

Mas foi a Samsung que solidificou o que poderá ser um concorrente competitivo ao iPad. O Samsung Galaxy Tab, com Android Froyo 2.2 apresenta argumentos fortes, em Portugal foi já anunciado que será a Vodafone a comercializar este equipamento. Leve, elegante e muito fluido, aproveita a evolução mais madura do Android e será certamente uma escolha para muitos utilizadores. As suas características assemelham-se a um telemóvel gigante, mas com toda a portabilidade e utilidade multimédia. Poderá já comprar na Amazon Alemanha o Galaxy Tab e o preço pedido é de 749, 97 euros.  Homepage

O mercado, além destes, oferece muitos outros tablets. Foi a loucura e a correria a produzir modelos que pudessem ombrear com o iPad. A Apple foi alvo, no início, de fortes criticas, pelo preço que cobrava pelo iPad, mas e os seus futuros concorrentes? Que preços e características têm para oferecer ao utilizador?

Eis um pequeno resumo do que neste momento o mercado conhece destes 4 tablets… escusado será dizer que afinal o preço não é nada meigo e as comparações são inevitáveis.


O sistema operativo mais utilizado em tablets e, sem dúvida, o Android. Fica aqui o link para uma relação curiosa de dispositivos existentes no mercado.

Agora resta o utilizador pensar no que lhe será mais útil, pois deste segmento já não se livra e será um must have para qualquer utilizador, à semelhança do que foi o smartphone.

Exit mobile version