O Windows 10 para dispositivos móveis tem estado a criar alguma apreensão junto dos actuais utilizadores do Windows Phone.
Para além de quererem saber se os seus dispositivos vão ser suportados, existe ainda a possibilidade de haver limitações no que vai estar disponível.
A própria Microsoft ainda não tem uma resposta definitiva a esta questão, mas é quase certo que vão existir limitações em certos equipamentos.
As informações sobre esta nova versão do Windows 10 têm estado a surgir de forma lenta e controlada, com a Microsoft a disponibilizar apenas a informação estritamente necessária e lançando ocasionalmente alguns tweets que vão dando novidades.
A verdade é que depois de ter anunciado que todos os smartphones que actualmente têm Windows Phone 8 poderiam ser actualizados para a nova versão, acabou por voltar com a palavra atrás e revelou que alguns modelos poderiam ficar de forma.
As novidades da passada semana mostravam que mesmos os dispositivos com menos recursos de memória iam ter acesso ao Windows 10, estando a lista dos dispositivos suportados a ser preparada.
Uma nova informação vem agora dar mais alguma luz sobre o assunto e mostrar que a verdade ainda existe alguma indecisão sobre o que realmente vai ser suportado e de que forma o será.
Hey all: we ARE working on Win10 for 512MB, including 520. Our ambition is to make #Win10 available for these devices but features may vary
— joebelfiore (@joebelfiore) 8 fevereiro 2015
A própria Microsoft está neste momento a definir quais os smartphones que vão ter acesso ao Windows 10, mesmo os de 512MB de RAM, e a tentar definir quais funcionalidades que vão ser disponibilizadas.
O que será provável é que modelos como o Lumia 520, já com algum tempo de mercado, acabem por ter o Windows 10, mas com limitações nas funções.
É agora mais certo que vão surgir limitações ao Windows 10 e que, dependendo do dispositivo, as funcionalidades apresentadas vão variar.
Fica também claro que não deverá ser uma questão de limitação dos recursos disponíveis de memória mas sim de outra ordem qualquer, provavelmente associada a outro hardware.
Os esforços da Microsoft para fazer o Windows 10 uma versão universal nos seus dispositivos estão a ser feitos, mas o mais certo é que para não deixar alguns equipamentos para trás se vejam obrigados a sacrificar algumas funcionalidades.
Esta aos utilizadores do Windows Phone aguardarem pela apresentação do novo Windows 10 e ver quais as funcionalidades que traz para cada equipamento