Flock – O fim anunciado de um browser
O Flock começou por ser um browser destinado a todos os que estavam virados para a popularidade das redes sociais e não pretendiam perder tempo com páginas ou com aplicações. Todos os caminhos desse browser estavam ligados directamente a estes mundos virtuais e a sua estrutura simplificava o seu acesso.
Com o passar do tempo este browser evoluiu e estava a tornar-se o que era pretendido. Uma integração perfeita com as diferentes redes sociais e com o que de melhor se ia construindo no mundo dos browsers. Infelizmente este tempo acabou e os seus criadores resolveram fechar o seu desenvolvimento. Está assim anunciado o fim do Flock, o browser orientado para as redes sociais.
O anuncio do fim do suporte para este browser está anunciado na página oficial do Flock, onde os seus criadores aconselham os utilizadores a trocarem o seu browser pelo Chrome ou pelo Firefox.
As razões para este fim, segundo a informação disponibilizada na página do Flock, estão ligadas à contratação da equipa que o desenvolvia pela Zinga. O fim do suporte para o Flock está marcado para o dia 26 de Abril de 2011, pelo que até lá os utilizadores devem fazer a mudança.
The Flock team joined Zynga in January, 2011 and is now working to assist Zynga in achieving their goal of building the most fun, social games available to anyone, anytime -- on any platform.
A sua equipa rumou para os domínios da Zinga no inicio deste ano, mas esta nunca foi detentora do Flock. Esta decisão está por isso fora da alçada da empresa de jogos para as redes sociais.
Apesar de terminar o suporte, todos os utilizadores que pretendam podem continuar a usar o Flock. A única certeza que existe é que não vão surgir actualizações ou resolução de bugs ou de problemas de segurança.
A origem do Flock remonta ao ano de 2005, e era construído em cima do Firefox. Em 2010 a sua equipa resolveu tomar o Chrome como base para o seu browser e este teve uma vitalidade acrescida. Apesar de não ser um browser muito consensual, o Flock chegou a contar com mais de 10 milhões de utilizadores por todo o mundo.
O surgimento do RockMelt veio trazer uma lufada de ar fresco a este nicho e obrigou o Flock mexer nas suas bases e a acompanhar o passo. O fim agora anunciado vem deixar espaço para que o RockMet cresça sem concorrência e com espaço para ganhar.
Todas as instruções necessárias para a migração dos utilizadores do Flock para um dos browsers aconselhados está disponível na sua página oficial.
Homepage: Flock
Este artigo tem mais de um ano
Que surpresa. Saíram do Gecko para o Webkit, depois é isto que acontece 😛
Cheguei a usar o Flock como primeiro browser e ainda o tenho instalado. Tenho pena que seja descontinuado porque era um produto muito completo. Penso que o Rockmelt ainda não está ao nível a que estava o Flock.
Também tenho pena de este browser acabar. Tinha uns pequenos bugs mas de certeza que seriam corrigidos no futuro.
Vou ver se fico com a mesma sensação usando o RockMelt, pelo menos gostei da apresentação feita pela empresa.
Ultimamente, era uma opção para aceder à net, como alternativa ao IE, em ocasiões esporádicas, pois uso normalmente o Firefox e o Chrome para ir aos jogos do Face.
Não faltam browsers, felizmente.
Experimentei o Flock há uns tempos atrás e achei-lhe uma certa piada, mas mantive-me fiel ao RockMelt.. Uso-o desde praticamente o inicio da beta1 e é sem dúvida bastante versátil e nunca me deu nenhum grande problema.. e a evolução do mesmo tem sido brutal.
Pode ser que com o facto de agora só existir um grande browser do género no mercado faça mexer cordelinhos a alguém para aparecer com outras soluções.. é esperar para ver. Mas dá sempre pena, ver projectos destes, com grande ascensão e grande futuro acabarem assim.
Só uma nota, no post têm Zinga e a empresa chama-se Zynga.
Afinal o Flock… saiu um flop
😀 ao que parece. Mas é a lei do negócio, ou cai receita ou não se consegue manter um projecto. Não está fácil e com esta perda o mercado tecnológico fica mais pobre.
Caso para dizer:
FLOP
Sempre existe o pale moon.