Firefox vai ter uma versão para empresas
Os ciclos de desenvolvimento dos browsers que estão no mercado estão a sofrer verdadeiras revoluções. Com novas versões a sair em períodos muito curtos e com o acesso a versões de teste os utilizadores conseguem ter acesso a novidades e actualizações de segurança em espaços de tempo muito curtos.
No entanto estas versões trazem um problema para todas as empresas que usam esses browsers e desenvolvem aplicações em cima deles. Por outro lado as extensões deixam de ter suporte ao surgirem novas versões do browser. Para evitar estes problemas, a Mozilla decidiu que irá ter uma versão do Firefox dedicada a estes ambientes.
Num artigo recentemente publicado no blog da Mozilla, Jay Sullivan, anunciou que o que era até há poucas semanas uma ideia para eliminar os problemas inerentes às constantes actualizações do Firefox, as versões ESR (Extended Support Release), vão passar à prática.
A necessidade desta versão advém da necessidade que foi expressa por muitos utilizadores, a maioria administradores de sistemas em empresas e de vários organismos que se viam confrontados com problemas resultantes das constantes actualizações do Firefox.
Muitas vezes essas actualizações limitavam a utilização de sites desenvolvidos para versões específicas do Firefox ou levavam a que extensões criadas ou desenvolvidas com intuitos específicos deixassem de funcionar por alterações de código ou por simples verificações da versão do Firefox.
A primeira versão deste Firefox, o ESR (Extended Support Release), irá ser disponibilizada com o lançamento da versão 10, esperada já no final deste mês. O alvo desta versão são as empresas, instituições públicas, universidades e todas as organizações que fazem a gestão centralizada do Firefox.
Esta versão terá um ciclo de desenvolvimento próprio e garantirá a todos os que a usam pelo menos 12 meses de suporte e desenvolvimento sem alterações significativas. ao fim desse período será disponibilizada uma nova versão.
Sempre que for lançada uma nova versão do Firefox ESR, a Mozilla compromete-se a continuar a disponibilizar actualizações para a versão anterior por 12 semanas, o que permite que sejam realizadas as alterações necessárias pelos administradores das empresas ou de quem desenvolve as aplicações.
Esta versão do Firefox vai ser desenvolvida em paralelo com as restantes versões mas estará limitada na apresentação de todas as novidades que estão a ser disponibilizadas nas novas versões. Apenas as actualizações de segurança vão ser incorporadas na versão ESR.
Desta forma a Mozilla espera disponibilizar para ambientes que necessitam específicos uma versão mais estável e sem as alterações que provocam os conhecidos problemas que têm afectados os utilizadores nas últimas versões.[via]
Este artigo tem mais de um ano
Semelhante ao Ubuntu!
não percebi muito bem este artigo… :/
O Firefox desde a versão 4 que tem vindo a lançar atualizações de 6 em 6 semanas (penso que é esse o período).
Estas atualizações causam dificuldades às empresas e a outras instituições que fazem a manutenção manual do Firefox pois, devido às atualizações frequentes, surgem diversos problemas e dificuldades técnicas etc.
Para evitar isso, a partir de agora vão passar a ser lançadas versões com suporte estendido.
Neste momento o Firefox está na versão 9.0.1 – quando a 10 for lançada, a 9 será imediatamente descartada e deixam de ser lançadas atualizações de segurança para ela. O que vai acontecer com a versão 10 é que esta vai receber atualizações de segurança durante 12 meses (10.0.1, 10.0.2, 10.0.3 etc.) até que outra versão com suporte estendido seja lançada.
Ao mesmo tempo que existe a versão 10, que não muda em termos de funcionalidades e rapidez, vão sendo lançadas as atualizações habituais de 6 em 6 semanas com melhorias, funcionalidades etc (versão 11, 12, 13, 14 etc.)
Espero ter ajudado 🙂
Agradeço 😉 Agora sim compreendi.
ainda não saiu a vesão final 10 já aparece a 27!!
Podiam abrandar um pouco não?? Melhor ainda era nem terem começado com esta coisa das versões.. por mim devia estar na 4.5 ou na versão 5
sobre esta adoção, acho corretíssima.
Actualmente o Chrome segue um processo semelhante (versões novas muito frequentemente) mas de forma mais discreta (também se trata de um browser mais minimalista) e sem referência às versões.
Penso que se trata de um exagero por parte da Mozilla criar versões tão rapidamente e que são praticamente indistinguíveis para a maioria dos utilizadores.
Nem todos são conhecedores o suficiente para tirarem partido (em muitos casos até para se aperceberem) das alterações e novidades implementadas.
É verdade que a guerra dos browsers está mais acentuada e que saiem novas actualizações constantemente, mas será isso bom para os utilizadores ditos “normais”?
Uma coisa são actualizações de segurança, mas estar a mudar a estrutura (e a forçar actualizar extensões, etc) não me parece benéfico de todo… existem versões beta e alpha para isso,e depois lancem então uma grande novidade…
Isto é apenas o que penso.
Não vejo qualquer diferença no processo do chrome para o firefox, no entanto só o firefox é que te faz comichão…
Não me faz qualquer comichão.
Pessoalmente acho ambos os processos igualmente corretos, apenas queria expor um ponto de vista de utilizadores menos conhecedores (a quem tudo faz confusão ou comichão).
Mas o processo (no fundo) é igual, concordo.