Firefox 25 está disponível para todos actualizarem
Como vem sendo hábito, a Mozilla cumpre escrupulosamente as datas de lançamento das novas versões do Firefox. Foi apenas há um mês e meio que a versão 24 chegou e já a versão 25 está disponível para todos actualizarem.
Esta poderá ser a versão que menos tem para mostrar aos utilizadores, mas não deixa de ter novidades interessantes e importantes, quer na versão desktop quer na versão Android.
Ambas as versões do Firefox 25 partilham a maioria das novidades agora apresentadas, mas a versão Android tem algumas próprias e únicas. São novidades que se ajustam ao browser móvel e que não fazem sentido estarem na versão desktop.
Vamos conhecer as novidades todas e entender porque cada vez mais os utilizadores estão lentamente a voltar para o Firefox, fazendo-o recuperar o seu público fiel e que vieram a perder ao longo dos anos.
Versão Desktop
A versão desktop desde o início do dia que estava disponível no FTP da Mozilla para todos poderem actualizar, mas apenas há poucas horas ficou disponível para actualização dentro do próprio Firefox.
As novidades que o Firefox traz na versão 25 não são significativas em termos de visibilidade, mas reflectem muito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
A principal é, de longo o suporte para a Web Audio API. Esta funcionalidade vai permitir que todos os que desenvolvem aplicações Web possam criar motores de áudio que vão finalmente elevá-las a níveis mais altos.
Segundo a Mozilla, esta API era a peça que faltava para os programadores poderem desenvolver jogos assentes na Web, mais completos e mais interactivos.
Para além desta novidade, a Mozilla adicionou ainda algumas funcionalidades novas e alterou algumas das existentes.
Uma das novidades está na barra de pesquisa que deixou de ser partilhada entre os diferentes separadores abertos.
A somar a esta última novidade temos duas alterações. A primeira está associada à oferta de migração de dados de outros browsers quando o Firefox não é usado durante alguns meses. A segunda está no reset do Firefox, que deixou de limpar os dados se navegação do browser.
Versão Android
A versão Android herda todas as novidades que a versão desktop apresentou hoje e ainda lhe adiciona algumas.
A mais interessante está na criação de um perfil de convidado, que podem usar sempre que emprestarem o vosso equipamento para alguém navegar na Internet.
Sempre que este modo for activado o acesso aos dados do utilizador é bloqueado e os dados do convidado são eliminados sempre que este deixa de usar o browser.
A Mozilla adicionou ainda uma característica de segurança que está presente na versão Desktop desde a versão 23. O mixed content blocker vem adicionar uma camada de segurança na transmissão de dados entre os servidores e os clientes, quando o acesso se faz em modo HTTP e HTTPS.
Temos ainda como novidade a possibilidade dos Add-ons adicionarem indicadores na barra de endereço e o debug remoto, com a versão desktop pode agora ser activada nas definições.
A versão 25 está já disponível para todos actualizarem através do próprio browser ou, se preferirem, podem descarregá-la directamente dos servidores de FTP da Mozilla.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux/ Android Download: Firefox 25 Windows Download: Firefox 25 Mac Download: Firefox 25 Linux 32bits Download: Firefox 25 Linux 64bits Download: Firefox Android Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Acho que esta parte é tão importante como a parte da API do Web Audio.
“DEVELOPER: CSS3 background-attachment:local support to control background scrolling.”
Assim fica só a faltar o IE dar o suporte.
Boa, é sempre uma actualização, para melhor claro!!
Excelente, Firefox sempre na linha da frente
Não se percebe como o Chrome é mais utilizado, só se for por ser da Google.
Cumprimentos
César Oliveira
Vais me desculpar César, mas o Firefox não anda na linha da frente a já muito tempo… e é por isso que o Chrome está a ganhar utilizadores.
Basta olhar para o suporte do HTML5 e para as “novidades” introduzidas pelo Chrome que depois foram adoptadas pelo Firefox e Opera para perceberes que o Firefox já não é aquele browser que todos querem copiar.
O Chrome tem um melhor design, actualiza sozinho, é rápido, suporta qualquer site mais recente, já tem addons que nem existem para Firefox e a lista continua.
Sim, tem os seus problemas, come muita ram… mas para um utilizador isso interessa? O Chrome funciona e é isso que o pessoal quer, o resto é conversa.
Para já só vi 2 coisas diferentes:
Icon na barra de endereços “This is a secure Firefox page”
CTRL+F, opção para “highlight all” está à direita (está uma porcaria na minha opinião, no sitio que estava dantes estava muito mais acessível)
Falta o firefox para iOS…
Actualizado 😉