Firefox 21 está por horas e já se pode aceder no FTP da Mozilla
Como é normal a Mozilla tem cumprido de forma precisa os planos de lançamento das novas versões do Firefox. O dia de hoje foi a data escolhida para o lançamento da versão 21 deste browser e a Mozilla cumpriu.
Apesar de ainda não estar disponível para actualização através do próprio Firefox, a Mozilla já disponibilizou esta actualização nos seus servidores de FTP para que todos a possam instalar e ver o que de novo esta versão traz.
A mais recente versão do Firefox traz para os utilizadores finais as novidades que vinham a ser desenvolvidas nas versões de testes e que estão já maduras o suficiente para que possam ser usadas.
São várias as novidades e a maioria delas associada ao desempenho do Firefox. Uma das mais importantes melhorias na estabilidade é a possibilidade de sermos alertados para o facto de o Firefox estar a demorar demasiado tempo a arrancar.
Esta informação será apresentada baseada na informação do arranque das seis últimas sessões do Firefox e sempre que este valor seja superior a 60 segundos.
À parte dessas melhorias foi também disponibilizada e melhorada uma novidade relativa à interface de gestão das definições de Do Not Track (DNT).
Para além da possibilidade de indicarmos que não queremos ser seguidos passam a estar disponíveis mais duas, um que indica que queremos ser efectivamente seguidos e outra que omite essa informação.
Foi ainda dado suporte preliminar ao Firefox Health Report, que vos irá permitir partilhar informação sobre a utilização do Firefox e add-ons e detectar situações que possam comprometer o bom funcionamento do Firefox.
Os dados são transmitidos à Mozilla que os analisará e guardará por um período de 180 dias. A informação que é passada é filtrada e não vai conter dados sobre o utilizador ou a sua localização e acessos.
Naturalmente que foram adicionadas outros novidades, tais como a possibilidade de restaurarmos as miniaturas que tenhamos removido da página de Novo Separador. No campo do HTML5 e CSS3 foram também introduzidas novidades.
Espera-se para as próximas horas a disponibilização da actualização do Firefox de forma manual, através do browser. Para já, e para todos os que quiserem acesso à última versão do Firefox, devem descarregar a versão que usam através dos servidores de FTP, pelos links disponibilizados abaixo.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux/ Android
Download: Firefox 21 Windows
Download: Firefox 21 Mac
Download: Firefox 21 Linux 32bits
Download: Firefox 21 Linux 64bits
Download: Firefox 21 Android
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Adoro o FF. É o meu navegador de eleição. Mas já enjoa a nova política de actualizações…
Qual é o problema? Nem notas que ele actualiza muitas das vezes. E se não fosse assim nunca conseguiria acompanhar o Chrome que tem vindo a evoluir bastante. O FF está a ir por um bom caminho e está cada vez melhor! Se o sync funcionasse tão bem como o do Chrome iria ser sem duvida o meu browser de eleição.
Cumps
Desconfio que o problema é o mesmo que com o Chrome, há assim tantas diferenças entre o 20 e o 21 que justifiquem uma *nova* versão?
Qual a diferença de ser v20 e v21 ou v20.0 e v20.1 (por exemplo)?
O Google faz o mesmo com o Chrome…
a diferença que o melhor que tive da FF foi o ffv3
e quanto mais afasta dele, pior é…
A cada primeira utilizaçao (quando ligo pc) aquilo bloqueia sempre (SEMPRE!) Tenho mexido no Opera, e não acontece isso, tou a pensar mudar e usar chrome e opera..
E a diferença de ser v20 e v21 ou v20.1 é a imagem que passam aos utilizadores… A que me passam é a que fazem à dúzia.. se me falassem que iam na v20.5 v20.6 etc e depois fossem para a v21 seria de esperar uma grande mudança, em melhoria, e diferenças do anterior..
A mudar o número inteiro é como se mudar um “acento” numa palavra do menu fosse justificação para acrescentar uma nova versão..
Eu diria ao contrário: É assim tão incómodo instalar uma atualização que não justifica lançar algo que melhora o browser?
para velocidade e separadores não há como o Maxthon …
“Brgg”,você tem toda a razão.Está uma bomba o novo Maxthon Cloud Browser 4.Quem quiser descarregar:http://www.maxthon.com/ É mesmo muito bom este browser.
Já é possível fazer atualização através do método normal em ambiente OSX
Em Windows também!
linux também.
Muito boa essa atualização 😀
Eu fiz a atualização e já está disponilizado pelo browser.
ja esta aqui as 11:48 14/05/2013.
Via atualizaçao….
firefox 21
Não vou perder muito tempo a criticar ponto por ponto o teu queixume, só digo uma coisa: O Firefox, ao contrário do que afirmas tem grupos de separadores, aliás ainda não vi um navegador implementar melhor esta função que o FF.
O Firefox continua a ser o meu navegador de eleição desde a versão 2.0 e enquanto é verdade que a nova numeração e calendário de lançamentos seja uma colagem ao Chrome e a uma ideia um pouco idiota, não me parece causar transtorno nem aos utilizadores nem aos programadores. É falso que a esmagadora maioria das extensões tenha de ser reescrita a cada versão.
Eu sou contra a politica de atualizações do Firefox
Daqui a pouco tempo está na versão 5424
Gostava mais da politica anterior de atualizações.
Cumprimentos
César Oliveira
Sim, sim, principalmente quando demoraram anos a lançar a versão 4 e saiu a bela mer** que se viu… Pelo menos agora têm evoluído muito mais rapidamente, e vão lançando as novidades quando estão prontas em vez de juntar muita coisa no mesmo saco mas demorarem muito tempo para lançar.
E não podem actualizar e colocar um “.1”, v20.4 etc? é preciso ser um v21 ? é assim tão diferente do v20 ?
são apenas exemplos..
E qual é o problema de ser “21” e não “20.1”? Francamente… Está no sangue das pessoas reclamarem por tudo e por nada…
Testado quer a versão Linux ou a versão Windows do Firefox 21 sobre o Wine (lol).
Estou a usar os dois sistemas porque no Ubuntu optei por remover o Flash Player que já não será mais actualizado (salvo os patches de segurança) e mudei para o LightSpark/Gnash que são uma implementação open-source do Flash Player, e isto já resolve 90% dos casos, especialmente o Youtube que funciona bem em HTML5 ou o LightSpark para os vídeos em Flash.
Apesar disso ainda tenho alguns casos dos quais a implementação do LightSpark não é suficiente para determinados sites, e passarei a usar o Firefox sobre o Wine (usando o PlayonLinux) para estes casos.
ja tou a sakar como o André Brito disse. espero que tenham resolvido o problema que existia com os player flash que falhava o som a meio da reprodução.
Não sei porquê mas antes sempre que fechava o firefox com mais que uma tab aberta, tinha o firefox configurado para perguntar se queria guardar as tabs para abrirem na próxima vez que usasse o firefox. Desde à uns tempos atrás essa mensagem deixou de aparecer e se eu fechar o firefox com mais que uma tab aberta não pergunta mas guarda as tabs pois elas aparecem quando volto a abrir o firefox. Houve alguma alteração do firefox que levou a esse comportamento ou é o meu firefox que se está a passar dos carretos?
Deve ser o teu que está “passadinho” 🙂
Escreve about:config na barra de endereço e procura por
browser.showQuitWarning
Muda o valor para true
Esse comando já conheço e já está como true. E mesmo em “safe mode” tem o mesmo comportamento. Um dia destes faço reset que ele vai logo ao sítio. Obrigado na mesma pela dica 😉
Eu cá prefiro Chrome! Sabes xd
Já tive a fazer um comparativo, e apenas uma aba do facebook aberta no google chrome gasta 160mb ram, e no firefox quase 200!
Atualizado no meu Linux Mint 14. O Chrome é um browser bem bom (e continuo-o a utilizar por vezes nalgumas situações) e rápido, mas continuo adepto do Firefox (mas não fanboy).
Já não era sem tempo uma melhoria 🙂 melhor ainda para o linux
tenho visto o firefox mais pesado que o chrome e a versão 20 ficou ainda pior, a ver vamos se agora ficou mais leve.
ainda prefiro o FF ao chrome (mas tenho os 2 no PC). Será que esse DNT funciona?? não entendi bem
Uma questão para quem usa FF em linux (principalmente em portateis mais velhotes): o FF não está cada vez mais lento? ou será apenhas impreão?
Se atualizam os browsers, as pessoas reclamam por estarem sempre a atualizar. Se não atualizam reclamam por não atualizarem. As pessoas nunca estão satisfeitas com nada. Parecem do “contra”. Francamente… Acho muito bem que as aplicações sejam atualizadas com assiduidade. Melhorar a performance, estabilidade e segurança. Não custa nada. Não vejo onde esteja o problema, bem pelo contrário.
Tens todo a razão