Depois do lançamento de pelo menos duas versões do Firefox em que as principais alterações que foram introduzidas eram ao nível interno do browser, com a adição de novas melhorias de performance e a introdução de suporte para novas tecnologias, é hora de finalmente termos acesso a uma versão que traz alterações mais palpáveis.
A versão 11 foi agora disponibilizada e está pronta para ser usada por todos os que fazem do Firefox o seu browser preferido.
A disponibilização desta nova versão esteve para ser retardada graças a problemas que foram detectados durante o último Pwn2Own. Felizmente os problemas de segurança que foram apresentados foram depressa detectados e a sua correcção surgiu a tempo de garantir que a versão 11 do Firefox era disponibilizada na data prevista.
As novidades mais significativas que o Firefox traz na sua versão 11 eram já conhecidas de todos os que usam as versões de desenvolvimento (Nightly, Aurora e Beta), mas são agora novidade para os utilizadores das versões finais. Na verdade a função dessas versões de teste é dar a conhecer e colocar para prova as novas funcionalidades.
Destacamos a que provavelmente vai ser do agrado para a maioria dos utilizadores. Finalmente está disponível a sincronização de add-ons entre as diferentes instâncias que tenham instaladas nos vossos diversos computadores.
Podem assim instalar um novo add-on no computador de casa e este será automaticamente actualizado no Firefox do computador do trabalho. Esta capacidade de sincronização vem juntar-se às que estavam já disponíveis.
Houve ainda melhorias a nível das ferramentas disponibilizadas para os programadores de aplicações web e para todos os que desenvolvem páginas. O início da disponibilização dessas novas ferramentas foi iniciado na versão 10 e nesta nova versão passam a estar disponíveis novas.
Passa a estar disponível um editor de estilos de páginas de forma nativa. Podem assim editar directamente o CSS das páginas que visitam e alterar directamente para ver as alterações a funcionar de imediato.
A juntar ao editor de folha de estilo (CSS) passa a estar disponível um visualizador em 3D do DOM de cada página. Esta ferramenta fantástica permite verem num ambiente 3D os diferentes elementos de cada página e entenderem a forma como são encadeados e dependentes uns dos outros, de acordo com a sua hierarquia.
Houve ainda o começar da disponibilização do suporte para SPDY. Este protocolo pretende substituir o velhinho HTTP. Este novo protocolo foi apresentado inicialmente pela Google em 2009 e tem vindo a ser desenvolvido. O Firefox 11 apesar de ter o suporte para SPDY presente não o tem activo.
Para o poderem usar devem alterar o valor da chave network.http.spdy.enabled nas configurações disponíveis em about:config.
A Mozilla retardou a disponibilização desta nova versão pelos canais normais de actualização para que não coincidisse com a disponibilização das actualizações normais da Microsoft, mas está disponível para download no seu site e nos canais de FTP (links apresentados abaixo).
A Mozilla continua a bom ritmo o desenvolvimento do seu browser e começam agora a haver novidades bem palpáveis para todos os que fazem deste o seu browser de eleição.
Artigos Relacionados:
- Lançado Firefox 10 – O consumar de várias evoluções
- Firefox vai ter uma versão para empresas
- Lançado Firefox 9 – O desenvolvimento continua
- Lançado Firefox 8 – Mais Segurança e Controlo
- Firefox 7 foi lançado e está disponível
- Firefox 6 Final já está disponível para download
- Firefox 5 Final já está disponível para download
- Firefox 6 chegou ao canal Aurora
- Firefox 5 (Aurora) já disponível para download
- Firefox 4.0 Final – Disponível para download