PplWare Mobile

Feliz Dia da Internet!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ricardo Ferreira


  1. Morbus says:

    O primeiro MMO, possivelmente o primeiro grande paço para uma rede de socialização online, foi o Neverwinter Nights de 1992.

  2. João Rocha says:

    ” Foi há pouco mais de 15 anos que a Net se generalizou e, nesse curto período, tornou-se um meio privilegiado para a realização de tarefas tão simples como manter contacto com amigos, encontrar uma casa para comprar ou arrendar ou decidir onde jantar.”

    E não se podem esquecer os LOLcats.

  3. Varela Download says:

    È algo que popularizou o mundo, e esta a dar bem….

  4. Admira-me o google não ter feito um logo para isto hoje, e ter feito ontem para celebrar o primeiro laser…

  5. Varela Download says:

    A origem da Internet
    Os primeiros registos de interações sociais que poderiam ser realizadas através de redes foi uma série de memorandos escritos por J.C.R. Licklider, do MIT – Massachussets Institute of Technology, em agosto de 1962, discutindo o conceito da “Rede Galáxica”. Ele previa vários computadores interconectados globalmente, pelo meio dos quais todos poderiam acessar dados e programas de qualquer local rapidamente. Em essência, o conceito foi muito parecido com a Internet de hoje. Licklider foi o primeiro gerente do programa de pesquisa de computador do DARPA, começando em outubro de 1962. Enquanto trabalhando neste projeto, ele convenceu seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de redes computadorizadas.

    Leonard Kleinrock, do MIT, publicou o primeiro trabalho sobre a teoria de trocas de pacotes em julho de 1961 e o primeiro livro sobre o assunto em 1964. Kleinrock convenceu Roberts da possibilidade teórica das comunicações usando pacotes ao invés de circuitos, o que representou um grande passo para tornar possíveis as redes de computadores. O outro grande passo foi fazer os computadores se conversarem. Em 1965, Roberts e Thomas Merrill conectaram um computador TX-2 em Massachussets com um Q-32 na California com uma linha discada de baixa velocidade, criando assim o primeiro computador de rede do mundo. O resultado deste experimento foi a comprovação de que computadores poderiam trabalhar bem juntos, rodando programas e recuperando dados quando necessário em máquinas remotas, mas que o circuito do sistema telefónico era totalmente inadequado para o intento. Foi confirmada assim a convicção de Kleinrock sobre a necessidade de trocas de pacotes.

    No final de 1966, Roberts começou a trabalhar no DARPA para desenvolver o conceito das redes computadorizadas e elaborou o seu plano para a ARPANET, publicado em 1967. Na conferência onde ele apresentou este trabalho, houve também uma apresentação sobre o conceito de redes de pacotes desenvolvida pelos ingleses Donald Davies e Roger Scantlebury, da NPL-Nuclear Physics Laboratory. Scantlebury conversou com Roberts sobre o trabalho da NPL e do trabalho de Paul Baran e outros em RAND. O grupo do projeto RAND tinha escrito um trabalho sobre o papel das redes de trocas de pacotes para voz segura quando serviam militarmente em 1964. O que se percebeu então é que os trabalhos desenvolvidos no MIT (1961-67), RAND (1962-65) e NPL (1964-67) estavam se desenrolando em paralelo sem que nenhum dos pesquisadores soubesse dos outros trabalhos. A palavra “pacote” foi adotada do trabalho desenvolvido no NPL e a velocidade de linha proposta para ser usada no projeto da ARPANET foi upgraded de 2,4 Kb para 50 Kb.

    Em agosto de 1968, depois de Roberts e o grupo do DARPA terem refinado a estrutura e especificções para a ARPANET, uma seleção foi feita para o desenvolvimento de um dos componentes-chave do projeto: o processador de interface das mensagens (IMP). Um grupo dirigido por Frank Heart (Bolt Beranek) e Newman (BBN) foi selecionado. Paralelamente ao trabalho do grupo da BBN nos IMPs com Bob Kahn assumindo um papel vital do desenho arquiteténico da ARPANET, a topologia e economia da rede foi desenvolvida e otimizada por Roberts em conjunto com Howard Frank e seu grupo da Network Analysis Corporation, e sistema de mensuração da rede foi preparado pelo pessoal de Kleinrock na UCLA -University of California at Los Angeles.

  6. Voyager says:

    Uma das melhores invenções da Humanidade…

  7. Ferreira says:

    Parabéns para ela. 😛

  8. Luis Miguel says:

    Pode ter sido uma grande inovação.
    Mas as estruturas de hoje passam a ser um obstáculo para a internet do futuro.
    Na tentativa de compatibilizar, não se operam as necessárias e incontornáveis alterações do protocolo.
    Pode ser que daqui a uns anos estejamos a comemorar o fim desta Internet tal como a conhecemos.

  9. Élvio says:

    LooL Eu hoje também faço anos!! xD Bela coincidência… 🙂

  10. e tem gente que se conhece pela internet e posteriormente se casa com essa pessoa. bancos, e-mail, compras de tudo, receitas de comidas, jornais, BLOG certo Vitor ?, e mais coisas que costumamos ”pegar” para intertenimento. como será nossa vida daqui a 5 ou 10 anos ? vamos precisar de pc, pda ou notebook ? muitos lugares no mundo não tem uma ferramenta tão poderosa e que sabendo usar bem, é realmente sensacional.
    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.