PplWare Mobile

Faz download de torrents? Tenha atenção às ameaças…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Necroman says:

    Nada de novo então…

  2. Hugo says:

    Desculpem a pergunta básica, mas se escolhermos só o ficheiro vídeo por exemplo diminui-se o risco?

  3. Afonso Gonçalves says:

    O que acontece se apanhar um ransomware com o Toolwiz TimeFreeze activado e depois reiniciar o PC? Será que desaparecerá? E se o mesmo tiver apagado ficheiros? Será que eles voltarão?

  4. Paulo says:

    Usar o Windows por si só, é uma ameaça

    • Homo Erectíssimo says:

      Ei,muito fraco o seu comentário.Muito baixo.Você não sabe minimamente o que diz.O sistema operativo por excelência,o sistema operativo mais usado e mais simples do mundo.Dou um 0 ao seu comentário.Um autêntico 0 !!

      • Raúl says:

        este comentário faz todo o sentido
        o windows é o sistema operativo mais usado por amadores com poucos conhecimentos de computadores
        alguém já viu uma pessoa a pedir assistência por ter virus no linux ou mac?
        informem-me, porque eu nunca vi

        • Hugo Gomes says:

          Assistência nao mas ter vírus tanto em mac como linux ja. Eles vão ao que querem e lhes interessa. O windows ja é escolha por eleição mas o mac e Linux ja tem uma boa sibida nos ataques por vírus tambem

        • censo says:

          Lá por nunca teres visto não quer dizer que não existam. há muito mais mundo para além do teu.

      • Pedro says:

        Sei perfeitamente o que digo. O windows é um poço de insegurança. “ontem” foi o WannaCry, hoje é um ransomware, amanhã é outro ransomware qualquer. Para já incide mais em empresas, espera só até isto se massificar (não vai demorar muito) e começar a tingir PCs domésticos e respetivos códigos de acesso bancários e outros dados pessoais. Nesse dia vai-se lembrar deste debate.

        E o Windows 10 com todas as suas backdoors e telemetrias é uma das versões Windows mais susceptíveis a esse tipo de ataques, desde o XP pré Service Pack (virus blaster, procure na internet, todos foram afetados desde impresas a PCs domésticos)

        • joao magalhaes says:

          Eu acho que o sistema não é inseguro mas sim os usuários. As pessoas é que instalam tudo e fazem downloads de tudo o que mexe depois dizem que o sistema é que é uma porcaria. Até hoje nunca tive nenhum problema com windows.

          • N'uno says:

            Para teres tido problemas sérios com o WannaCry não precisavas de ter instalado o que quer que seja para além do sistema operativo. Bastava ter o serviço SMB activo, o que até é demasiado fácil de acontecer no M$ Windows. Mas concordo na parte das instalações e naquela em que fazem next/next sem olhar.

          • gentleman says:

            Nao se tivesses o Windows atualizado. Windows seria seguro se as pessoas tivessem mais informadas e fossem mais cuidadosas

          • N'uno says:

            gentleman, até posso concordar com essa afirmação, mas o típico utilizador de windows não é tão informado nem tão cuidadoso. E as actualizações incomodam sobremaneira…

  5. Jorge Ferreira says:

    Tretas … usem NAS 😉

    • N'uno says:

      Sim, sim, preferencialmente um que só permita o acesso via Samba, o que será normal no ecosistema M$ Windows… Coisas como o Wannacry adorariam.

    • Hugo Freitas says:

      NAS=Linux com kernel mais antigo e normalmente sem updates de segurança (depende do fabricante obviamente).

      • N'uno says:

        Não necessariamente. Não será é uma caixinha das que se compram por aí mais ou menos baratinhas. Essas nem permitem desligar o malfadado e comprometido SMB. Mas para um linux actual com nfs, por exemplo, uma motherboard micro, económica e com um bus decente, permite isso e muito mais.
        Mas acho que o Jorge acima está a confundir storage com download de torrents, provavelmente. Uma NAS partilha por definição, mas não será normal alguém fazê-lo na internet, ou alguém normal, pelo menos. 🙂

  6. WhoKnows says:

    Dai não usar tracker públicos …

  7. radar says:

    Basta ter o cuidado de analisar o download numa sandbox.
    Depois se verificar que está tudo Ok … não há problema …
    Se der alarme de malware, reporta-se imediatamente o ficheiro …
    É o mais seguro…
    Também é um bom hábito ter os ficheiros importantes num disco externo ou na nuvem ( o melhor nos dois sítios )… não vá acontecer algum acidente … que quer queiramos quer não estamos sempre sujeitos .

    • N'uno says:

      Essa sandbox também “avalia” PDFs? Ou JPEGs? É que hoje em dia, nem nos formatos que outrora seriam pacíficos podemos confiar. Os exemplos que dei já foram usados como vectores de ataque… E depois há sempre a bicharada que fica caladinha e só acorda uns tempos depois. Quanto tempo ficam na sandbox?

  8. censo says:

    Não corram executáveis que desconhecem. Se querem música, abram os ficheiros de música. se querem filmes abram os ficheiros de filmes. e não digam sim a toda a janelinha que aparece. a preguiça de não ler da mau resultado. mas, melhor ainda: se não sabe, não mexa. tenha medo, muito medo….

    • N'uno says:

      Acho difícil. Ainda assim há muito código executável escondido… É claro que os comportamentos são fundamentais, mas terão que ser porventura mais radicais.
      Eu exemplifico com um caso muito recente, e que envolve uma conhecida empresa de todos, a EDP. Agora resolveu obrigar todos os seus clientes da factura electrónica a receber um PDF artilhado com “interactividade”. Muito flash, daquele que está a ser banido de tão esburacado em termos de segurança está… Acham que é seguro abrir uma daquelas facturas com o Acrobat Reader? Eu diria que nesses documentos está uma bomba relógio, pois ninguém me garante que um hacker se lembre de lhes acrescentar um “brinde”, com propagação garantida em milhares de casas…

  9. falcaobranco says:

    Uma pessoa que “anda” nisso já á bastante tempo, já percebe os torrents fiaveis… e alguns até têm uploaders de confiança…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.