PplWare Mobile

Falha informática cancela voos da British Airways

Marisa Pinto

Editora no Pplware e psicóloga de profissão. Desde cedo que a tecnologia é uma paixão, interessando-se em particular com o impacto que esta tem na nossa vida e nos comportamentos que as pessoas adotam nas redes sociais.

Destaques PPLWARE

4 Respostas

  1. Alvega says:

    “O problema de (quase) tudo se encontrar informatizado atualmente, é que nem sempre as coisas correm bem quando os sistemas falham.”
    Isto é só meia VERDADE.
    O problema é que sendo tudo informatizado, fica MUITO mais FÁCIL, de gerir de um único ponto, e consequentemente de ser atacado desde esse mesmo ponto.
    A comodidade e o conforto do utilizador\fornecedores, leva a que a segurança\privacidade, seja posta em causa.
    Falham as comunicações….um descalabro.
    Falha a energia de alimentação e suporte….um caos.
    Introdução de malware\virus, no sistema….para tudo.
    Claro que existe os Back-ups, e a redundância de sistemas de segurança, mas eu pergunto quando os ataques e falhas chegarem as CASAS INTELIGENTES e seus electrodomésticos, aos AUTOMÓVEIS, a área de Saúde ???? vao ter casas, automóveis e uma VIDA, SUPLENTES ???
    Claro que sou um visionário da desgraça….os Romanos também eram um povo que há data em relação aos demais, estavam AVANÇADOS, e tinham bem estar e mordomias, até mais nao….deu o que deu.

    • PeterSnows says:

      O problema está no desenho dos sistemas informáticos.
      Será que a BA desconhece o termo high availability (HA) ?
      Hoje consegue-se de forma relativamente fácil, colocar um sistema a HA em diferentes pontos do planeta. Por isso a Amazon tem centros informáticos em diferentes lugares. E ferramentas onde se consegue fazer isto muito facilmente.

      Para uma companhia destas dizer que teve problema por causa de problemas eléctricos é uma admissão de incompetência da equipe de TI.

      Não estou a dizer que se consegue prever tudo, mas acho que a maioria dos problemas informáticos são causados por mau desenho dos mesmos. E que se pode evitar muita coisa …

  2. Zé pombo says:

    Nenhum avião destes hoje em dia boa sem o apoio de computadores, nem nenhum aeroporto funciona sem computadores… Isso é quase uma verdade absoluta. A quantidade de coisas geridas num avião de forma automática, era impraticável ser de outra forma… Além de que já existem formas formais de verificar código e garantir que o código funciona como foi pensado… A empresa francesa muito conhecida de desenvolvimento de aviões usa OCaml e coq para isso mesmo… É pesquisar… Já agora para o Pplware, que tal um artigo todo fixe sobre métodos formais, OCaml e Haskell e a teoria por detrás do desenvolvimento de muito do que Haskell oferece (category theory)… De notar que o Java, para não ficar para trás em relação ao Scala, acabou por introduzir o modelo funcional, que na prática é a melhor forma de gerir a complexidade, garantindo a composição e permitindo (no caso do Haskell) uma excelente forma de computação paralela (em Haskell as variáveis são imutáveis e não há a noção de estadia dos objectos, como tipicamente acontece em poo)… Era algo muito giro de se escrever em vários artigos, como já vi no Pplware… Mas neste caso seria sobre algo muito denso mas que valeria a pena a todos os interessados em computação ler… Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.