Facebook volta a ter acesso a dados do Gmail
Depois de ter sido lançada a guerra entre os dois gigantes da Internet, Google e Facebook, sobre a partilha de dados entre as suas duas plataformas, o Facebook conseguiu contornar a limitação imposta pela Google na recolha de dados.
Não foi garantida qualquer compatibilidade entre as plataformas, mas o Facebook passou a disponibilizar uma forma diferente dos seus utilizadores importarem os seus contactos para esta plataforma.
Esta guerra surgiu quando na passada semana a Google limitou o acesso à sua API de contactos, cortando o acesso a este por parte do Facebook. Com esta tomada de posição por parte da Google, deixou de ser possível a todos os que usam o Facebook importarem directamente os seus contactos para esta plataforma e assim limitar a procura de novos amigos virtuais.
A Google alegou que sites como o Facebook, que conta já com mais de 500 milhões de contas, “deixam os utilizadores sem saída”, ao utilizarem o serviço, como o Gmail, para angariem novos utilizadores. Acusou ainda o Facebook de não ter uma atitude recíproca, na medida em que impede o acesso, ao Google, a certos géneros de informações. Em comunicado por e-mail, o Google justifica-se dizendo “decidimos mudar um pouco, para reflectir sobre o facto de os nossos utilizadores muitas vezes não saberem que, quando se importa contactos para sites como o Facebook, eles ficam presos”. A Google diantou ainda que “Não permitiremos mais que esses sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites”.
A solução que o Facebook arranjou para este problema foi extremamente simples e assenta no facto de a Google permitir aos seus utilizadores exportarem os seus contactos para um ficheiro CSV.
Passou assim a estar disponível para todos os seus utilizadores uma zona para a importação de um ficheiro de contactos do Gmail, caso exista algum problema na importação desses contactos directamente da API disponibilizada.
Numa reacção entretanto divulgada, a Google reagiu a esta solução encontrada pelo Facebook. A Google lamenta que não foi procurada uma solução que permitisse o exportar dos seus contactos e que vão, naturalmente, continuar a permitir a exportação dos contactos por parte dos seus utilizadores.
We’re disappointed that Facebook didn’t invest their time in making it possible for their users to get their contacts out of Facebook. As passionate believers that people should be able to control the data they create, we will continue to allow our users to export their Google contacts.
Parece que a guerra abrandou e que desta vez foi o Facebook a levar a melhor, mas ainda se espera uma resposta à altura por parte da rede social mais famosa do planeta.
Se são utilizadores do Facebook e usam esta funcionalidade com bastante frequência têm aqui a forma de contornar este "pequeno" problema, até que os dois gigantes consigam atingir um acordo, resolvendo assim mais um problema.
Mas será que eles vão mesmo resolver este problema? Ou é mais uma questão que se vai prolongar no tempo, prejudicando os seus utilizadores?
Artigos Relacionados:
- Google bloqueia acesso, no Facebook, a dados dos utilizadores
- Facebook anuncia três melhorias na Rede Social
- “Num futuro próximo, a Google irá planear a vida das pessoas”
- Dica: Como Remover a sua conta do Facebook
- Filme sobre Facebook não é aceite pelo Facebook
- Google Me – Será a Rede Social da Google?
- As 6 razões para se cancelar uma conta do Facebook
Este artigo tem mais de um ano
Pelo menos desta forma não fica “à distancia de um clique” o acesso aos dados Facebook -> Google.
Já não será tão inconscientemente que um utilizador passa dados de um lado para o outro, além de poder refinar a informação que vai no ficheiro csv, ao invés de simplesmente dar acesso ao Facebook para “cuscar” o que entender
Pois!!! Não estou a ver um utilizador “normal” a dar-se ao trabalho de exportar os contactos do google para um csv e depois importar para o facebook…
Tenha paciência, mas o facebook não levou a melhor…
Essa restrição do Google já está a funcionar?
Ainda não tinha aderido ao Facebook porque não me agradava estar a divulgar todos os meus contactos.
Quando é que a Google cria a rede social “FaceG”?
A google já tem a sua rede social(Orkut), apesar de que aqui na Europa não ter grande sucesso, mas no que tocas a América do sul e central (Brasil, México, etc) é um grande sucesso.
O Orkut tem sucesso no Brasil e afins porque também é mais direccionada para esse género de população.
“Originally hosted in California, in August 2008 Google announced that Orkut would be fully managed and operated in Brazil, by Google Brazil, in the city of Belo Horizonte. This was decided due to the large Brazilian user base and growth of legal issues.”
In Wikipédia.
Orkut
Boas, O co-fundador do facebook esta a investir numa rede social, parece que vai ficar no ar dia 30 de Novembro deste mês. Mas já conta com 60mil inscrições. Vamos la a ver. Chama-se
Portanto um FaceG seria mais um desastre googleano.
woops pus chama-se e faltou o nome -lol
O nome é JUMO
E já estão a recrutar pessoal: http://www.jumo.com/jobs.html
E eu a pensar que estava na brincadeira… afinal existe mesmo o FaceG. Hoje em dia, é complicado inventar algo, já existe quase tudo…
E se o Pplware criasse a sua própria rede social?!
O Sapo contribuía com os servidores…
O português sempre foi bom a inovar.
Aceitam-se pré-inscrições?
Podem usar a plataforma
http://sharetronix.com/sharetronix/demo/home
🙂
pq o PC e o MAC na foto?
Acho um exagero. Tomada de posição? Se for isso é “mau jornalismo”.
O google não é muito santo no que diz respeito à protecção de dados privados, mas nada que se compare ao facebook. Se os argumentos são mesmo esses, aceito totalmente a sua posição. Ando farto de receber spam diário de pessoas que alegadamente conheço para que eu adira a essa coisa.
Acho muito bem a restrição por parte da google. Apesar de eu não ser um fanático Pró-protecção de dados(muito pelo contrário), acho que não devemos facilitar tanto a troca de informação, ainda para mais não controlando qual dela é trocada. Além disso, possuo muitos contactos na minha agenda que não tenho interesse em passar para a minha conta de facebook, ou que este os contacte para aderirem à rede. Dessa forma nunca executei a opção sugerida, não deixando ainda assim de procurar, encontrar e ser encontrado pelos amigos e conhecidos, que me interessa manter relacionamento.
nem mais…
Tb não se podem esquecer que o facebook é um one way, uma vez lá colocada a info nunca mais a tiras
Segundo dados recentes cada vez mais utilizadores do Orkut estão a aderir ao facebook. Tudo o que tem a ver com a componente social acaba por se arrastar por “modas”/por o peso da quantidade – ninguém quer ficar “excluído”. E isto não tem a ver com o facto de uma plataforma de redes sociais estar mais bem desenvolvida ou com melhores opções que outra.
Não sei por quanto tempo, mas o facebook continuará a ser rei e senhor, a Microsoft pelo menos percebeu isso e não o colocou totalmente de lado nos seus serviços, aliás vê-se o contrário.
Esse fenómeno também está relacionado com o facto de Ortuk ser uma rede mais “local”, direccionada para a comunidade da América do sul. Ao passo que o Facebook, casa vez mais, vem ganhando terreno a nível mundial, e é correcto afirmar que é a maior rede social do mundo.
epa a imagem do artigo reflecte completamente a atitude/personalidade de cada empresa….
IRONY OFF
quem fez a montagem? na minha opinião não reflecte absolutamente nada a posição de cada empresa….
Porcos os gajos do facebook. Sansugam contactos de todo o lado, mas partilhar nada.
Eu cá gostava de também no meu gmail ter as fotos dos contactos, numero de telefone, moradas, data de aniversário.
n compreendo o pq da imagem do “PC vs Mac” mas ok… dá demasiado a entender a opinião do autor do artigo, e até n se percebe pq…
aplaudo a decisão da Google, mais formas de impedir o “spam” acidental são boas, e tou farto da atitude do Facebook
Como autor do artigo em causa não entendi este comentário. A minha opinião não está expressa no artigo. O que está é apenas a noticia, sem estar a dar razão a nenhuma das partes.
E se entendi bem o que quiseste dizer com o teu comentário garanto-te que estás enganado. Sou muito mais adepto da Google do que do Facebook, quer como empresa ou como serviço. Mas como te disse, não deixei nada que indicasse qual a minha opinião…
A imagem é dos anúncios da Apple em que se tenta ridicularizar os utilizadores do PC, metem um gajo snob e com uma figura um bocado ridícula, percebi e mal pelos vistos, que estavas a tentar associar essa imagem à Google, dessa forma dando a tua opinião sobre o assunto em questão, que acharias que a Google tivesse a fazer uma tempestade num copo de água, por exemplo.
Mas de qq das formas isto é tb um espaço de opinião e os autores podem dar as suas opiniões…
Atenção que NA MINHA OPINIÃO a Google está a tomar a posição correcta. O Facebook “prende” os seus utilizadores ao não permitir a exportação dos dados para fora da sua plataforma.
É importante que eles se lembrem que os dados ainda são (ou devem ser) dos utilizadores. Não devem ser eles a decidir se esses dados devem estar confinados à sua rede.
A Google pode ter fama de dar maus uso aos dados dos utilizadores, mas pelo menos permite de forma simples que eles os exportem.
Faz-me confusão este desentendimento, isto porque o android, um sistema da Google, traz de raiz o facebook. eu a pensar que eles eram “amigos”, afinal andam no jogo do gato e do rato…
Estavam a falar no Orkut… desde 2008… eu (apenas através de convite na altura) aderi em 2004 ao Orkut e era/é bem porreiro para fazer contactos. Está dividido por grupos e não se destina somente ao mercado brasileiro mas… porque este cresceu exponencialmente decidiram centralizar as suas operaçções de marketing lá.
Para quem gosta de centralizar serviços muito ao estilo do twitter, por exemplo, então recomendo o Google Buzz.. toca a abuzzar 😉