Facebook ultrapassa o Google em visitas!
Não há uma verdade absoluta, mesmo que seja uma verdade Google. Ninguém de bom senso coloca em causa o poder que o Google, como motor de pesquisa, tem na vida dos cibernautas, mas também todos sabemos que o mundo vive de tendências e são essas que ditam algumas verdades... relativas.
Assim, este ano, pela primeira vez desde há muitos anos, temos um serviço, neste caso uma rede social, que se destaca de forma ameaçadora à Google.
Podemos, claro está, marcar ainda uma diferença colossal entre ambas as empresas, mas quero lembrar que a Google começou com um motor de pesquisa até ao império que é hoje. A sublinhar esta ideia está o recente passo dado pelo Facebook ao adicionar um sistema de notificações Facebook Mail à sua oferta.
De acordo com dados divulgados pela Hitwise, o Facebook.com é o site mais visitado nos Estados Unidos e terminará assim na primeira posição do ranking, com 8,93% de visitas globais. Em segundo lugar aparece o Google.com com 7,19%, o Yahoo Mail é o terceiro com 3,52% e Yahoo.com é o quarto com 3,30%. O YouTube aparece na quinta posição com 2,65% de visitas.
É um resultado surpreendente mas já esperado, pois já em Março existiam valores que comprovavam o crescimento do Facebook.com a posições cimeiras, destronando o todo poderoso Google.com.
Claro que se juntarmos os vários serviços da Google, esta ocupa a primeira posição com 9,85% de todas as visitas às Internet.
Também foram divulgados os termos mais procurados na Internet este ano e de novo o Facebook aparece na frente, revalidando o título já alcançado ano passado. A posição que o Facebook conseguiu este ano deveu-se a um valor de 2.11% das pesquisas totais efectuadas.
Curioso também é a presença no top 10 de quatro variações do termo Facebook, o que representou um total de 3.8% das pesquisas totais.
O segundo lugar desta lista, como podem ver na tabela acima, é também ocupado por um termo relacionado com Facebook. O termo "Facebook Login" subiu da nona posição em 2009 para um honroso segundo lugar e 2010.
A terceira posição desta lista é ocupada pelo Youtube, seguidos por craigslist, myspace e facebook.com. Os analistas de dados fazem ver que os termos relacionados com redes sociais representaram este ano um valor de 4,18% no top 50 desta tabela.
São boas notícias para os cibernautas, teremos de certeza um ano 2011 com grandes novidades, onde o Facebook será o grande candidato às preferências dos utilizadores em muitos serviços se esta rede social os criar e publicitar.
Este artigo tem mais de um ano
Wow
como é que é possível… :S
Como é possível?! Visto de uma forma simplista:
Google = Pesquisa = Procura do conhecimento;
Facebook = Ócio = Passar tempo.
Uma vez que estamos a falar de americanos (convém não esquecer (como já foi referido os EUA não o mundo)) é natural que a sua principal actividade não seja relacionada com o conhecimento…
Já a nível mundial dizem* que o Google esta em 1º e o Facebook em 5º que parece muito mais representativo.
(*) http://hubpages.com/hub/Most-visited-Websites-in-the-World-Most-Popular-Websites-in-the-Internet
Cumprimentos.
ahh ok.. eu pensava msmo que era a nível mundial.. assim fico menos preocupado..
obrigado pelo esclarecimento
lol
“Uma vez que estamos a falar de americanos…é natural que a sua principal actividade não seja relacionada com o conhecimento…”
Touché…
É possível.. 2010 revelou-se o pico alto do “trending” Facebook… agora quando o factor novidade deixar de haver estabiliza e desce de novo… uma percentagem abandonará o serviço… outra irá frequentar menos…. etc..etc… até chegar outra moda qualquer.
Google é Google, pesquisas fazemos sempre.. será sempre um serviço estável a não ser que durma e se deixe passar, coisa que não acredito.
aconteceu com o hi5, por exemplo…
o hi5 avacalhou.
E de que maneira… não devem conhecer o conceito K.I.S.S.
http://en.wikipedia.org/wiki/KISS_principle
wow, o site mais utilizado do mundo e eu nem sequer tenho conta nele… eu não vou com as manias do mundo, isso é que não, a excepção do google e do igoogle
x2
Não tenho facebook nem pretendo ter!
Deixo aqui um video para os fanaticos do facebook:
https://www.youtube.com/watch?v=8UouP8cRYZ8
Se não estão no facebook… então não existem hehe 🙂
WOWOWOWOWO estados unidos = MUNDO WOWOWOWOWOW.
Não digo que não seja possível mas não acredito que passem a google, então e as homepages que estão definidas com a página do google espalhadas neste mundo fora.
Faz de conta que acredito.
Mas eu das raras vezes que fui a uma página do facebook, primeiro procurei no google, para me direccionar para lá.:-)
Ainda estou para perceber esta loucura pelo facebook. Não consigo.
Concordo plenamente contigo esqueci-me desse promenor 🙂
Isso é por usarem raramente, deixam de perceber o conceito Facebook.
Há muita gente que antes procurava algo no Google, no Facebook é muito regulara partilha do “mural” de sites, imagens, etc… a partilha de informação é feita pelos utilizadores.
Vamos supor que eu descubro uma noticia.. publico.. quem a quiser saber não precisa ir ao Google procurar essa noticia.. basta clicar na minha partilha e abre a noticia directamente…
Eu sou utilizador regular, inicialmente até apaguei a conta mas desde há uns tempos para cá tenho utilizado mais, para ver as fotos da malta amiga.
Podes ver directamente no página do facebook então mas elas não aparecem assim do nada alguém as publica noutros sites com tu próprio disseste.
Sim mas quanto maior for a partilha, menos é a pesquisa… é nesse sentido que falo.
As noticias, e qualquer tipo de informação chega-nos ali sem recorrermos com tanta frequência ao Google. Há pessoas até que fazem pesquisas desnecessárias, que em vez de escrever “Publico.pt” no browser optam por fazer isso na barra do Google.. ou seja, contabiliza como pesquisa 🙂
Se for preciso agora, recebem essas “feeds” no Facebook e fazem do Facebook o local onde encontram tudo.. tornam-se fãs disto e daquilo… e usa-se menos as pesquisas “Google” ..
Offtopic, mas aproveito para deixar uma paródia do Mark Zuckerberg ser nomeado “Person of the Year” pelo Saturday Night Live (sem legendas). Tinha acabado de ver o sketch quando li a notícia.
https://www.youtube.com/watch?v=urDvpX-CfTw&feature=related
E outra paródia pelo nosso famoso Hitler do youtube (com legendas em inglês).
https://www.youtube.com/watch?v=is0TQ64rjRc&NR=1
tenho sérias duvidas quanto a isto.. mas pronto..
quando vejo pessoas a chamar à internet “google” (sim, omg), grande parte usa o google para ir ao facebook..
mas claro que há quem tenho o facebook nos favoritos, mas mesmo assim.. hum..
mas apenas é uma impressão minha…
Boas :), 1º de tudo aproveito para vos desejar umas boas entradas!
Relativamente aos rankings, confesso que não me surpreende, pois eu próprio era um resistente ao FB, e depois de realmente aderir, apercebi-me que afinal o FB não era só o “pesadelo” do farmvile que inclusivé já assisti a discussões entre casais devido ao vicio excessivo que era colher batatas ou lá o que fosse…
Penso que o FB consegue tornar-se interessante, pelos vários serviços que oferece, mas também pelo canal de comunicação que se está a tornar, e se pensarmos que o FB ainda poderá evoluir na diversidade e na qualidade dos seus serviços, estamos perante um caso de sucesso sem qualquer duvida.
Cumps,
Estou no facebook e não o acho “mais um serviço” de modas. O facebook está a acompanhar a tendência como o google acompanhou. O google era um bom motor de busca porque não tinha publicidade e era super simples. Mas se ficasse apenas pelo motor de busca já estava perdido. Seguiu para o e-mail e muitos outros serviços que lhe colocou na posição que está. O facebook está neste momento a fazer o mesmo. Um hi5 com uma aparência bonita, mas que excluí a parte das pesquisas de membros que permitia chatear pessoas sem as conhecer ou ter alguma relação com elas, está a entrar no meio do msn (tenho amigos meus que já deixaram o msn)e principalmente está a ser uma ferramenta de trabalho, de publicidade, de divulgação etc…! Agora já quer entrar na area de e-mail e com os membros que tem, as probabilidades de sucesso são gigantescas. Só mais uma coisa, eu consegui realizar um jantar de 12ºano! Um amigo meu consegui juntar pessoal da primária.. Não acredito que passe de moda, desde que continue inovar. just my 2 cents
a google tem varios endereços, normalmente um por pais, se formos a ver as coisas n sao bem como se querem mostrar.
de qq das formas é triste, eu considero-me anti.fb
Sorry pela pergunta, mas já alguma vez o utilizaste?
Se não o usaste é como dizer que não gostas de peixe sem sequer o provares! 😛
Mas o Black Ops tem mais horas que o Facebook 😀
http://gameover.sapo.pt/article.html?id=54397&platform=10
cumps (:
Deve de ser dos únicos jogos do mundo em que ha mais compras do que downloads…
Sinceramente não sei se é bom o facebook estar em 1º lugar, a mim assusta-me porque prova que o mundo está inconsciente dos perigos, é por isso que hoje é possível sabermos tudo de uma grande parte da população, e a história que o facebook tem ferramentas que tornam os seus usuários com privacidade é tanga, existe sempre maneira para violar isso…
O erro não está no Facebook nem na falta de privacidade do mesmo.. porque partindo de um principio básico, tudo o que anda na WEB… pode ser acedido…
A culpa é mesmo da info que dão… para se ter conta no Facebook não é preciso morada nem foto.. basta um nome e um email… não podemos culpar a tecnologia pelo mau uso. Não vou viciado em Facebooks e condeno quem seja, mas acho uma mais valia na partilha de informação… é preciso é saberem usar. É como o Twitter também… não achava piada alguma, hoje em dia uso como se fosse um “feed” excelente para estar a par das ultimas noticias.
Eu tenho resistido…Não tenho conta no FB..Eu pergunto é porque é que isto das redes sociais, de repente passou a ser o canal preferencial para tudo? De repente, se uma empresa não está no FB/Twitter, parece que não existe…Tenho reparado numa coisa: a explosão de magalhães e netbooks e pens de banda larga, tem coincidido com o boom de contas no FB…parece que as pessoas só compraram os equipamentos e aderiram à banda larga para irem para as redes sociais.
Porque, para além do aspecto utilitário e comercial existente no Facebook, a maior parte das pessoas gosta de cuscar a vida daqueles que gostam de ser cuscados.
SIMPLES… faz parte do ser-humano ..e nalguns casos da carneirada!
Carneirada, isso mesmo hehe 😀
Coloca um twitte button no seu site por favor, ta devendo essa ai
Acho melhor o Facebook investir também num motor de pesquisa, num Docs, e pouco mais. É que eu já conheço gente para quem internet = facebook. Nem fazer uma pesquisa no Google sabem…
Google>Facebook a partir do momento em que as pessoas usam o google para procurar o facebook.
Acredito que a google ainda vai inventar uma coisa que as pessoas não estão mesmo à espera de ver, fazendo assim um enorme furor que irá durar tanto tempo quanto o seu motor de busca.