PplWare Mobile

Facebook quer comprar Opera

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pim Pam Pum says:

    Não quero ser desmancha prazeres, mas segundo a Olhar Digital, o Facebook teve o pior desempenho em IPO da década e teve uma actuação inferior à MS Global, uma companhia que está em processo de falência…

    http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/e-oficial-facebook-teve-o-pior-desempenho-em-ipo-da-decada

    Como não sou adepto de redes sociais, vejo nesta ânsia do Facebook ir às compras (sem que se perceba um rumo ou uma estratégia clara) uma forma desesperada de conquistar alguma utilidade que perdure no tempo, a pensar no futuro e no dia em que as pessoas eventualmente enjoem de vez o “social”.

    Quanto à compra em si, parece-me uma boa aposta. A Opera tem bons produtos que, desta forma, poderão ganhar a tão merecida visibilidade.

  2. Dat55 says:

    Não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. lcf says:

    Espero que nao va para frente.

    Este e o ultimo browser independente.
    Ja que a mozzila e financiada, em grande parte pela google.

    • JP says:

      A Mozzila deixou de ser financiada pela google á um tempo atrás…visto que o browser Chrome é da google deixaram de financiar uma grande parte para a Mozzila (se não na totalidade).
      Acho que a Mozzila é financiada por parte dos donativos de pessoas particulares…

      E mais corrigem-me se tiver enganado…

      Cumprimentos
      JP

      • racpxt says:

        Estás enganado. A Google pagou uma fortuna recentemente para que continuasse a ser o motor de busca por omissão no Firefox. E acredito que recebam uma % das receitas publicitárias que as pesquisas no browser gerarem. Não tenho 100% de certeza no caso do Firefox, mas no Opera é assim, conforme está na FAQ deles numa questão relativa a como o browser deles gera receitas.

        • Ruben Melo says:

          Acho que no caso Google & Mozilla, houve uma guerrinha. Deixaram de estar ligados, penso que só há o dinheiro que a Google paga para que seja o seu motor de busca como predefinição. Mas isso a Google até com o Safari têm esse acordo, pagou “fortunas”(para nós) à Apple, por isso.

          • Emerson says:

            Eu penso que algumas dessas grandes empresas se comportam como se houvesse uma guerra entre elas, só para não levantarem suspeitas de órgãos reguladores sobre concorrência desleal, mas que no fundo os seus respectivos executivos almoçam juntos e até jogam mini golf 🙂

        • jrk says:

          Se for pensar assim o Google é dono de todos os browsers. Já pagam fortunas para ser busca padrão do Safari, Firefox, Opera…

      • Serva says:

        Estas enganado a Mozzila foundation é suportada na sua maior parte pela Google ,

        Cumprimentos

        Serva

  4. fredzzzz says:

    claro, então. eles agora vão criar um sistema operativo faocebook OS. e já têm planos para uma cadeia pornografica FaceFuck. vão lançar tb marca de roupa ,face-jeans e face-shirts. e tb ouvi dizer que vão entrar no negocio das salsichas. anyway, tudo o que eles compram, eu deixo de usar. tenho que fazer parte da oposição, snão daqui a pouco eles tomam conta do mundo. isto do facebook já começa a ser uma doença em vez duma rede social

    • Serva says:

      EHE , EHE , true

      Serva

    • Pim Pam Pum says:

      Ahahahahah!!!! O que eu me ri com o teu comentário…sem dúvida, uma doença 😀 Ao mesmo tempo, as empresas e os políticos estão a começar a abusar das redes sociais, para fazeres delas veículos de publicidade para os seus produtos, serviços e partidos, o que, na minha opinião, vai acabar por afastar as pessoas. A pressão sobre os consumidores e sobre os votantes vai ser cada vez maior, até se tornar insuportável. É só uma teoria :p

      • OH Pim Pam Pum says:

        Oh ppp,estavas há espera de que? Isso já tá assim há tanto tempo e tás preocupado agora… Pq outra razão andariam eles na redes sociais senão para se publicitar como é o pão do dia deles

    • guicale says:

      Ouvi dizer que também vão lançar uma rede de supermercados, o FaceLidl

  5. Espero sinceramente que não se concretize… Uso o Opera como browser há vários anos e seria uma perda enorme se o Facesuck adquiresse o melhor browser do mundo (na minha opinião).

  6. QUIM says:

    FO#*-SE
    Oh não!!! O opera vai mudar de cor -.-

    Espero bem que o facebook se vire para outro lado! que compre outro browser porque nao quero que o MARKO ZACARIAS saiba os sites XXX que pesquiso.. ahhaha

    Agora mais a sério… ja chega o monte de merd* que o facebook ja tem, nao precisamos de um browser igual :/

  7. anónimo says:

    epa, ja utilizem muitos browsers, e fiquei-me pelo Opera, pois no meu ver o Opera é dos melhores (se nao o melhor) browser que existe, gosto dele tal como está, simples e leve, espero bem que se isto for a avante o facebook nao o estrague com as suas manhas, por mim isto nao ia para a frente

  8. Ciro Espitama says:

    O problema que vejo nessa aquisição é que as aplicações para dispositivos moveis e o próprio site do Facebook são umas grandes porcarias, e se essa “expertise” for transmitida ao Opera teremos um browser bom transformado em lixo. Quem utiliza o Opera no iPad já constatou que ele é o mais rápido browser disponível para esse dispositivo. Pena que a sincronização dos favoritos falhe tanto. Mesmo assim creio que o dinheiro do FB possa ajudar ao Opera a crescer e tornar-se um novo Chrome, vide o que os anúncios do Google fizeram pelo browser. Com o poder de influencia que o Facebook tem hoje, popularizar o Opera seria uma tarefa fácil.

  9. Ruben Melo says:

    O Facebook, fica apenas numa aba aqui no meu Google Chrome, e não fica por muito tempo. Mas a verdade, é que as pessoas “comuns” ou as pessoas no geral, usam, abusam, passam no minimo mais de 3h por dia no Facebook.

    A questão é, se fosse eu o CEO do Facebook, com todos estes valores, eu ia querer ficar por ali? A verdade é que não, por isso compreendo e não vejo com “maus olhos” esta estratégia do Facebook.

    Quem quer instalar o OperaFacebook, instala, quem não quer não instala. Em relação aos que usam o Opera, se realmente a Opera se vender é porque os interesses deles estão acima dos dos seus consumidores, por isso.

    Já agora, deixa o meu conselho, Google Chrome (garanto-vos que este ninguém compra :D)

  10. VC says:

    <3 Chrome Canary

  11. Alvarez says:

    Este tipo de aquisições é que está a acabar com a privacidade na Internet, os serviços estão cada vez mais centralizados no Google, Facebook e Microsoft (e já é óptimo se uma destas gigantes não comprar outra). Ora isto leva a que as pessoas não tenham poder de escolha e tenham de se sujeitar aos termos impostos por estas companhias em troca dos seus serviços. As coisas estão a ficar de tal forma que hoje em dia para ter privacidade online só mesmo fornecendo informações falsas, esconder o IP e as configurações da máquina, o que obviamente impede o estabelecimento de relações pessoais na rede (a não ser que todos os envolvidos sigam esta estratégia) e limita a experiência web. Basicamente todos eles fornecem os serviços gratuitos em troca da nossa informação pessoal. A maioria das pessoas não se importa com isso mas eu não me conformo com o facto de não possuir controlo total sobre a minha informação pessoal! E não venham dizer que é paranóia minha, toda a gente deveria lutar por uma internet em que a escolha sobre que informação é retida sobre nós e com quem ela é partilhada está do lado do utilizador e não do prestador de serviço, que automaticamente obriga a quem precisa de utilizar os seus serviços a sujeitar-se a isso. E à medida que mais e mais companhias vão sendo engolidas por esses gigantes, menos liberdade vai havendo. Assim sendo, o Opera sempre foi um browser à frente da concorrência em termos de inovação mas nunca lhe foi reconhecido o devido crédito nos desktops. Ao ser adquirido pelo Facebook naturalmente que o lucro estará acima da inovação e nessa altura acabou o Opera para mim. Já não utilizo o Google Chrome precisamente devido ao tracking constante do Google, que atribui um ID em cada máquina em que é instalado, fazendo o mesmo com a conta Google. Com o Facebook será igual. Resta-nos o Mozilla Firefox, que provavelmente acabará por perecer, uma vez que é sustentado também pelo Google. Tenho pena que continuem sem acertar com o elevado consumo de recursos, porque neste momento é das raras companhias que se interessa por manter a escolha do lado dos seus utilizadores. Mas o dinheiro comanda a vida, sempre será assim.

    Cumprimentos.

  12. @monux says:

    – Browser de excelência,tem um gerenciador de e-mails muito bom !

  13. TOTILMAN says:

    FUUUUUUUUUU 👿

  14. Nem Pó says:

    Se isso for para a frente, quando for anunciado é o último dia que uso qualquer browser Opera.

  15. nf says:

    E uma marca de elevadores, o Facelift

  16. bintoito says:

    X…20! uso o opera aos anos como browser principal e se esses tipos o comprarem acabou-se…

    pessoal (que tou com preguiça), qual o link do forum do opera onde podemos demonstrar o nosso desagrado com esta possibilidade?

  17. João Almeida says:

    Não percebo tanta indignação… Por amor de Deus. O Facebook comprou o Instragram e até hoje não vi uma única mudança no mesmo.

  18. POliveira says:

    A confirmar-se, esta é uma grande jogada para o Facebook. O Opera é um navegador de grande qualidade e só não tem mais sucesso porque não tem uma grande companhia por trás. Caso seja adquirido pelo Facebook, e se mantiverem a qualidade (ou seja, se mantiverem a mesma equipa de programadores e, dentro do razoável, um certo nível de independência) julgo que o Opera pode ter uma subida bem considerável no ‘share’ dos navegadores.
    Agora, se o Instagram vale 1000 milhões, na minha opinião o Opera vale bem mais do que isso! No mínimo o dobro.
    Espero que a notícia se confirme, mas que o Facebook respeite o desenvolvimento independente do Opera caso o venha a comprar.

  19. bintoito says:

    e vocês acham mesmo que a eventual aquisição é para deixarem o browser como está? Obviamente que o que eles pretendem é mais uma maneira não só de integrar nativamente os serviços deles, mas principalmente para poderem recolher dados sobre a navegação da malta para depois poderem ganhar mais uns trocos com a publicidade dirigida!

    • POliveira says:

      @bintoito

      Como o artigo menciona, o Opera já é uma boa fonte de receitas para a empresa que o desenvolve, e nem sequer está no top3 dos navegadores mais usados. Se o Facebook o adquirir e investir algum dinheiro em marketing e tentar levar o Opera a ser o navegador mais usado, mesmo sem alterar o programa em si, já criará uma fonte bem interessante de rendimentos. O Opera é um produto muito rentável neste momento, principalmente devido à qualidade que já tem.
      No entanto, concordo que o Facebook irá, muito provavelmente, aproveitar para tentar fazer convergir o navegador com as suas outras áreas de negócios, nomeadamente a rede social, por forma a criar sinergias entre os seus vários produtos. Só não temo, como muitos aqui, que por ser comprado pelo Facebook, o Opera vai passar a ser uma porcaria. Duvido que isso aconteça (e espero bem que não aconteça, como utilizador diário do Opera).

  20. bintoito says:

    Sim, regredir não digo, agora que eles irão aproveitar para “esmiuçar” os nossos padrões de navegação até ao tutano…
    Ainda para mais, porque sendo comprado pelo fb, as leis de protecção de dados dos EUA passam a vigorar, e não os da Noruega, ou de onde a Opera está sediada.

  21. Anónimo says:

    Acho que está na altura de uma petição internacional xD

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.