Facebook Paper: Leitura e partilha de histórias do Facebook
O Facebook tem-se reinventado e oferecido aos seus utilizadores formas cada vez mais originais e únicas de partilhar conteúdos. Não se limita às plataformas web e tem disponíveis várias aplicações para dispositivos móveis, para que esta rede esteja sempre acessível e os seus utilizadores sempre capazes de interagir com os seus contactos.
Foi hoje apresentada mais uma novidade do Facebook, o Paper. Esta aplicação reinventa de forma fantástica a maneira como acedemos aos conteúdos que connosco são partilhados.
Os rumores da chegada desta aplicação têm já vários dias e davam conta de que seria apenas uma forma do Facebook dar acesso às histórias que os utilizadores partilham entre si, sem que no entanto tivesse sido adiantado muito mais informação.
A verdade, e a ver que pelo que o Facebook apresentou hoje, o Paper é muito mais do que uma simples aplicação para esse propósito. É uma forma completamente diferente de termos acesso aos conteúdos que partilham connosco no Facebook, com uma interface completamente renovada e muito diferente do que é habitual.
O Paper dá-nos acesso às histórias partilhadas, mas também a outros conteúdos que podemos personalizar e que vão estar disponíveis fora do nosso Feed de Noticias pessoal.
Cada história poderá ser vista de forma completa e sem distrações, podendo as imagens e os vídeos partilhados serem vistos em ecrã inteiro e sem qualquer distração. Mesmo as imagens de grandes dimensões vão poder ser vistas por inteiro, mas com o detalhe que oferecem e sem serem minimizadas. Bastará rodar o iPhone para os lados para que se vejam o resto da imagem.
A apresentação dos conteúdos, histórias e partilha de fotos é feito de forma simples, podendo o utilizador visualizá-los com um simples passar de dedo.
Ao escolher uma história em particular, esta será aberta na totalidade do ecrã e poderá ser feito scroll para aceder ao conteúdo na totalidade.
Claro que, e esta é uma pedra basilar das aplicações do Facebook, podemos facilmente partilhar todos os conteúdos que recebamos, mais uma vez de forma simples e perfeitamente integrada.
Na parte das secções personalizadas, o utilizador terá ao seu dispor vários temas que vão ser ajustados aos seus gostos, podendo estes serem activados e reorganizados no Paper com um simples arrastar.
Os conteúdos dessas secções não vão ser automatizados, tendo o Facebook equipas de escolha de temas e de artigos a serem apresentados.
O Facebook aposta muito nesta sua nova aplicação e pretende que esta passe a ser o ponto de acesso preferencial nos dispositivos móveis.
A sua imagem faz lembrar em muito o Facebook Home, mas desta vez adaptado aos dispositivos com iOS, e com uma interface ainda mais apurada e mais atraente.
O Facebook Paper não está ainda disponível para instalação. Será lançado no dia 03 de Fevereiro e apenas nos Estados Unidos. Apesar de não haver informação precisa, é esperado que seja disponibilizado para o resto do Mundo de seguida.
Desta vez o Facebook criou uma aplicação que será, para já, exclusiva do iPhone. Não existem indicações da existência de uma versão para Android.
Mais uma vez o Facebook procura reinventar-se, dando as ferramentas certas para os seus utilizadores acederem aos conteúdos que aí são partilhados.
O Paper promete ser uma pequena revolução, focada desta vez nas histórias que partilham connosco, removendo todo o "lixo" que nos impede de aceder ao que é realmente interessante.
Homepage: Facebook Paper
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente… só para os estados unidos, por enquanto…
Como sempre xD
Parece uma mistura de Flipboard com G+… Deve ter o mesmo destino que o Facebook Home.
PS: Pelo video começa a notar-se que o ecran do iPhone é realmente pequeno para mostrar conteudos…
Inveja é… tramada
inveja? já olhaste para o Flipboard
e a forma como está integrada no note3?! bem melhor lol
Lol, eu já tinha flipboard no iOS, nos android, ainda não sabiam o que isso é!
sim e? só estou a dizer que o que apresentam não é melhor nem é novidade
Não é melhor… A app sai dia 3 de fevereiro, nos usa… Já estás a dizer que “não é melhor”…
Enfim…
Parecem os putos “mas tu não tens o sonic na tua Nintendo”, “mas não interessa, eu tenho o mickey”, “mas eu tenho o mickey e o sonic na mega drive”, “ohm que interessa, o mickey é bem melhor que o sonic, o sonic não presta”…
Quando sair para android, já vai ser a melhor app de sempre, e vai tudo tirar o facebook do flipboard, porque já não é preciso…
PS: veremos os tops da play store, quando sair para android…
Nelson, ele só está a falar no tamanho do ecran como um fator limitativo para ver conteúdos. Ele nao está a falar bem ou mal do iphone. E nem sequer falou em sistemas operativos
E já agora, nao me pareceu que nesta aplicacao em particular (pelo menos no video) o tamanho do ecran fosse limitador. Mas se calhar até é.
Nos browsers é super limitador. É aí que sinto a maior diferença.
No entanto gosto do meu iphone pequenino, jeitosinho.
Mas falemos do facebook paper
O post é sobre a app, vem este a falar do flipboard “que é a mesma coisa”, e do ecrã do iPhone, ou do seu tamanho…
Nos browsers, basta carregares no botão das linhas no safari, e fica formatado para iphone.
Até haver um telemóvel com um ecrã que dê para dobrar ao meio e pôr no bolso. É o que há…
MAs ainda ha quem responda a este otário?!
Fica formatado, mas a experiencia de navegação é fraca. Links pequenos, etc. E sabes que é assim.
É um pau de 2 bicos
É assim, tenho um 4S e acho perfeito. Nem muito grande nem pequeno. Se quisesse uma telha comprava um tablet -.-
Ou até alguem partilhar o *.apk algures por aí?
iOS
Ainda que ligeiramente diferente, parece-me muito com o Flipboard…
Flipboard descaradamente, aqui as patentes não importam ou não existem?
e esta imitação de Flipboard vai dar para agregar
• Google+
• Twitter
• Tumblr
• Flickr
• 500px
• YouTube
• SoundCloud
• LinkedIn
• Facebook
• Instagram
• RSS
?
Fico com o original…
Lol, que ridículo!
O flipboard, também o tenho, mas só da para ver o teu feed…
Não da para ver amigos, notificações, pedidos de amizade, grupos, etc…
nas rarissimas que preciso “ver amigos, notificações, pedidos de amizade, grupos, etc…” uso
https://m.facebook.com
no navegador
ou dentro disto
https://itunes.apple.com/pt/app/menutab-for-facebook/id421358730
ridículo é achares que todos têm as tuas ‘necessidades’
Ridículo achares que todos têm as minhas necessidades?
Para que é que queres o facebook se não é para o usar? Com o flip, apenas dá para ver posts dos outros, e os que ele acha que tu queres ver e mais nada… Fazer like…
Lol…
Como é que tens notificações do face, se não tens a app? Mail?
É óbvio que a app do fb é muito mais que o site…
Então já que falam tanto nessa maravilha, que é a “partilha” em qualquer app, como é que fazes isso com o browser? Pois…
Essa app aí é para Mac OS X
LOL, aposto que se fosse exclusivo para Android dizias logo: “Isto é a mesma coisa que o flipboard! Não vejo utilidade nenhuma!” És tão cómica (:
Não, ano dizia…
Ora põe aí um exclusivo para android.
Ps: sou um gajo.
Havia um site do facebook que dava para ver só as publicações que continham fotos. Alguém sabe o link?
Metade ou mais dos comentários que estão por aqui fazem parte do campeonato Ios Vs Android que nada têm a ver com tópico, e pouco interesse para a maior parte das pessoas, mas quando alguns são “apanhados” por determinado S.O. a visão fica meio tuirva e só sabem ver uma coisa à sua frente e nada mais.
É óbvio que o interessa ao Facebook é acima de tudo estar no maior número possível de smartphones, independentemente do sistema operativo, e sendo o Android neste momento o S.O. móvel mais utilizado no mundo será uma questão de tempo até este Facebook Paper ter a sua versão Android. O iOs tem ainda a sua importância nos E.U.A e decidiram começar por aí. Nada mais que isso.
Infelizmente muitas pessoas criam a partir deste tipo de noticias as suas guerrinhas de “o sistema operativo de que eu gosto mais é melhor do que o teu” mas não é por esse caminho que se aprende alguma coisa. É por causa disso que normalmente as opiniões neutras e bem distantes de fanatismos acabam por ser as melhores.