Nunca ficou clara a razão que levou o Facebook a dividir a sua principal aplicação móvel em duas, colocando de fora e numa aplicação dedicada o seu serviço de mensagens.
Mesmo depois de várias queixas dos utilizadores o Facebook manteve-se firme e levou avante o seu plano, obrigando os utilizadores a migrar para esta nova aplicação.
Agora, mais de seis meses depois desta polémica decisão ter sido tomada, surge um número que vem dar razão ao Facebook e à sua decisão de lançar uma aplicação dedicada ao serviço de mensagens.
O número que o Facebook apresentou vem mostrar que mesmo contra a vontade dos utilizadores e contra todos os que diziam não aceitar a mudança obrigatória para o Facebook Messenger, a decisão acabou por ter uma adesão acertada.
São já mais os 500 milhões os utilizadores que mensalmente usam esta aplicação e que fazem deste serviço de mensagens uma das suas principais formas de comunicação.
Para além deste número elevado de utilizadores, o Facebook anunciou também que já são mais de 100 mil milhões as mensagens trocadas diariamente neste serviço.
A razão apresentada pelo Facebook para a criação de uma aplicação única e dedicada ao seu serviço de mensagens sempre assentou na necessidade de dar aos utilizadores uma melhor experiência de utilização, retirando-a da aplicação onde estava e onde aparecia misturada com outras funcionalidades.
Para o Facebook este seu serviço de mensagens é de extrema importância pois consegue dar aos utilizadores uma forma de comunicar muito mais rápida e muito mais rica que os normais SMS, limitados apenas a texto.
O Facebook Messenger há muito que abandonou a simples troca de mensagens, permitindo agora aos utilizadores enviar mensagens, vídeos, stickers e até realizar chamadas telefónicas de forma gratuita.
Esta nova aplicação que o Facebook “impôs” aos seus utilizadores não parou de ser desenvolvida e a cada duas semanas é lançada uma nova versão com novidades e com funcionalidades acrescidas ou melhoradas.
É desta forma que o Facebook pretende cativar os utilizadores deste serviço, mesmo depois de toda a confusão relativa às permissões que esta aplicação necessita para funcionar.
O número apresentado é revelador da adesão que esta aplicação teve. Mesmo contra a sua vontade, os utilizadores acabaram por instalar e usar a nova aplicação Facebook Messenger, rendendo-se ao que tinha sido apontado pelo Facebook como sendo o futuro do seu serviço de mensagens.