O Facebook tinha prometido uma revolução para as suas aplicações móveis. Passariam estas a ser o foco de toda a sua rede, por razões óbvias e seria aí que a empresa iria investir grande parte dos seus desenvolvimentos.
Esta realidade está já em curso e as recentes mudanças do Facebook estão a ir de encontro aos planos de Mark Zuckerberg e da sua equipa.
Uma nova funcionalidade surgiu agora de forma discreta e ainda não oficial, preparando o cliente móvel do Facebook para dar mais um passo. Falamos dos pagamentos dentro da aplicação.
Esta nova funcionalidade já vinha a ser falada há algum tempo de forma muito informal, mas agora foi descoberta já dentro da aplicação do Facebook Messenger e aparentemente funcional. As imagens que comprovam a existência deste novo sistema foram publicadas por Andrew Aude, utilizador do Twitter.
Esta nova funcionalidade, que vem inserida dentro do cliente de mensagens do facebook, vai permitir que qualquer utilizador transfira dinheiro para outros contacto, usando para isso o seu cartão de crédito.
Ainda não se sabe bem a forma como este sistema irá funcionar e nem em que moldes vai ser possível fazer a sua utilização.
A forma que Andrew Aude usou para conseguir aceder a este código fez uso da ferramenta Cycript, que permite a exploração do código de aplicações do OSX e do iOS.
Esta novidade tinha sido já mostrada por Jonathan Zdziarsk em imagens publicadas no Twitter, há cerca de um mês atrás, tendo sido usada a mesma ferramenta para alterar a execução da aplicação.
Do que se pode ver nas imagens e num vídeo também disponibilizado, esta nova função será integrada no cliente de mensagens instantâneas do Facebook e terá uma parte dedicada à gestão dos cartões associados.
A carregar
Esta nova abordagem do Facebook poderá ser a sua tentativa de ocupar um espaço que começa a ser cada vez mais apetecível. A chegada do Apple Pay e de outras aplicações de pagamento vão criar um mercado que é atractivo para estas empresas, não existindo ainda um modelo definido sobre a forma como será feito o retorno.
Provavelmente o Facebook fará acordos com outros sistemas de pagamentos como o PayPal, alargando assim as possibilidades de utilização e abrindo ainda mais a sua utilização.
Sendo um mercado totalmente novo e onde ainda se estão a definir as regras, é cedo para se fazer qualquer ideia sobre o seu sucesso, mas é claro que esta irá ser uma aposta num futuro próximo e que todos os grandes players estão a posicionar-se para terem um lugar de destaque.