Facebook está mais rápido na tua Universidade/Politécnico
As estatísticas não mentem e qualquer Administrador de Redes facilmente percebe que hoje em dia as redes sociais, em especial o Facebook e o Instagram, ocupam o os lugares cimeiros no que toca a aplicações mais usadas pelos utilizadores e que mais tráfego geram.
A pensar nisso a FCCN instalou um sistema de cache que permite aceder de uma forma mais rápida e eficaz.
Se é estudante, docente ou funcionário de uma Instituição de Ensino Superior em Portugal então há boas notícias.
A partir da semana passada, o tráfego na rede RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o Facebook, Instagram e WhatsApp passou a processar-se de forma mais célere, sem trânsito pela ligação europeia ao GÉANT (infraestrutura de comunicações pan-europeia através da qual são disponibilizados serviços avançados às redes nacionais de investigação e ensino dos países europeus (NREN – National Research and Education Network), e respectivas instituições de ensino superior e unidades de investigação) para grande parte dos conteúdos.
De acordo com a FCCN (unidade da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que tem como missão principal o planeamento e gestão da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade), esta alteração permitiu reduzir em 73% a largura de banda necessária para responder aos pedidos feitos a estas três plataformas.
Neste momento, os conteúdos consultados mais frequentemente dentro da rede RCTS já não precisam de ser descarregados remotamente, sendo a troca de dados local. Isto significa que a ligação ao GÉANT fica com maior capacidade para outras utilizações. Esta medida tem também um impacto positivo na redução de custos e na performance da rede.
À semelhança do Facebook, que é o mais recente serviço de conteúdos disponibilizado pela FCCN através da RCTS, são igualmente proporcionadas caches de conteúdos da Google e da Akamai.
Este artigo tem mais de um ano
O que leva o ser humano abrir uma conta nesse face book?
Facebook
Internet
Infos importantes sobre a faculdade/trabalho e necessidade de contactar com todo o mundo.
Usando o meu exemplo da univ, partilhar ficheiros e contactar com praticamente toda a gente porque quase todos têm conta nesse facebook. Agora está visto que só não tem quem vai com as massas. Para exemplificar, quem conheço que tem iphones ou qualquer aparelho da apple ou usa linux no pc não tem conta no facebook.
Está mais rápido e muitas vezes bloqueado. xD
Acho bem, facebook tem de ser rápido, já outros serviços podem demorar uns milissegundos a mais que ninguém quer saber.
o quê e facebook?
Para muitos a Internet
Que pouca vergonha isso do Facebook. A escória da sociedade num único sítio.
A escória da sociedade costuma estar toda nos estádios de futebol, com algumas excepções de pessoas que praticamente são forçadas a ir contra a sua vontade por pressão de terceiros.
O Facebook tem de tudo, mas a realidade é que hoje em dia o que tenho lido e ouvido de quem tem facebook é que só não o apaga por causa do messenger… se o messenger não existisse uma enorme quantidade já tinha apagado a conta…. agora andam mais pelo twitter, instagram, snap e alguns poucos por vezes no youtube.