Facebook cria “botão de pânico” para menores
A rede social Facebook vai adoptar uma nova aplicação, destinado a melhorar a segurança dos utilizadores mais novos, anunciou hoje um grupo de protecção de menores, citado pela Reuters.
Segundo a Child Exploitation and Online Protection Centre (CEOP), a aplicação funciona como um 'botão de pânico'. Quando um utilizador menor detecta que a sua página pessoal foi adicionada por um indivíduo suspeito – alguém que se faz passar por uma pessoa mais nova ou um pedófilo, por exemplo - pode reportar essa situação com um simples clique do rato.
O sistema é particularmente destinado a utilizadores dos 13 aos 18 anos. 'Desenvolvemos um novo método para que os jovens fiquem mais seguros online', disse Joanna Shields, a vice-presidente do Facebook para a Europa, Médio-Oriente e África, citada pela Reuters.
Ainda segundo a CEOP, uma mensagem automática aparecerá nas 'homepages' de todos os utilizadores menores, convidando-os a instalar o novo aplicativo.
O Facebook está sob pressão de organizações internacionais de protecção de menores para melhorar as suas medidas de segurança, especialmente depois de, no fim do ano passado, Ashleigh Hall, uma rapariga inglesa de 17 anos, ter sido raptada, violada e assassinada por um homem que se tinha feito passar por um jovem na maior rede social da Internet.Reuters
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
bem eu acho que isto e so mesmo para inglês ver
nao estou a ver com os milhões de utilizadores que facebook tem a serem todos os dias analisados milhares de denuncias…
mas desejo o meu sucesso a esta aplicação
cumprimentos
TM
É literalmente só para inglês ver, pelo menos nesta fase, porque é para responder às associação inglesas que tem feito uma pressão enorme para que tal funcionalidade seja disponibilizada… e só para utilizadores ingleses por em quanto se as outras notícias que li tiverem correctas.
Bom artigo e boa notícia.
É bom que as Redes Sociais no geral, não só o Facebook, adoptem este género de sistemas, pois acho que há muitas pessoas a navegar na net e com pouca informação acerca dos perigos que esta pode trazer.
Acho bem que essa informação comece a ser distribuída, primeiramente, pelas próprias redes sociais.
As pessoas que faziam isto no tempo dos meus pais chamavam-se BUFOS, denunciavam os outros na maior parte das vezes porque simplesmente não gostavam deles ou porque não partilhavam as mesmas ideias. Hoje em dia parece que ninguem se chateia que um puto só porque lhe apetece pode achar que o prof de matemática é um indivíduo suspeito – alguém que se faz passar por uma pessoa mais nova ou um pedófilo, por exemplo – e toca a denuncia-lo.
@Paulo,
Acho que estás a trocar as coisas.
Bufos ainda existem,e pedófilos cada vez mais.
Eu diria antes que bufos e pedófilos sempre vão existir e não vai ser com certeza com acordos de ganinete como este que se resolve seja o que for. Tenho uma filha e este botão não me deixa descansado porque simplesmente não vai servir para nada. A melhor forma de prevenir estas situação é educando os nossos filhos, de preferencia num clima de liberdade.
@Paulo, concordo que tudo deve começar em casa. Mas a segurança nunca é pouca, portanto não sei qual é o mal, muito pelo contrário, destes sites adoptarem tais sistemas.
Cumprimentos
Não acredito que haja mais pedófilos, acredito é que antigamente não havia divulgação. Pedofilia sempre existiu.
Concordo, dizem constantemente que violações e crimes estão a aumentar, a verdade é que antes as pessoas faziam justiça por elas próprias, e por isso os numeros nao eram divulgados
Poem sempre a fonte a seguir a ponto sem paragrafo mas isso foi uma decisão vossa e não tenho nada a ver com isso.
Mas onde esta a hiperligação desta vez?
Sou visitante assíduo deste cantinho informático e é incrivel a quantidade de comentários que aparecem aqui a criticar falhas ou pseudo-falhas de quem administra este site, como se isto fosse um dever deles. A informação aparece aqui, em português, sem ser necessário pesquisar mas mesmo assim existe sempre alguém que não tem mais nada que fazer nem a minima pachorra de usar ferramentas como google e olhar para o segundo link para chegar aonde deseja.
http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE66B03720100712
para quem não sabe existe um botão no facebook que diz…
“Denunciar”
Mais um botão estúpido…q parvoíce não serve para nada a não ser para realmente criar problemas a quem o utilizador entender.
Então essas crianças q se põem a ver televisão a mais, vão ser uma porrada de denuncias atrás de denuncias sem fundamento.
Se educassem era as crianças q isto agora é quem mais empurra para os outros a responsabilidade de educar os filhos.