Facebook bloqueia contas com email exposto no ataque à Adobe
A quebra de segurança que aconteceu na rede da Adobe levou a que fossem roubados dados de vários milhões de utilizadores desta empresa.
Alguns desses dados têm estado a vir a público, de forma muito indirecta, e o Facebook, como medida de protecção, resolveu agora bloquear e exigir que os utilizadores, cujos endereços de email foram tornados públicos, alterassem as suas passwords.
A medida que o Facebook tomou pretende proteger os seus utilizadores, impedindo que os endereços de email que foram publicados como estando associados ao roubo de dados na Adobe, possam aceder usando as mesmas passwords.
As equipas do Facebook estão a comprar os seus dados com os que foram tornados públicos e que estão associados ao ataque à Adobe e sempre que um desses casos é mostrada uma mensagem que indica que existiu um problema de segurança num outro serviço e que o Facebook necessita que os dados de acesso sejam alterados para que a segurança possa ser reestabelecida.
Depois de respondidas algumas questões de segurança é então pedido aos utilizadores que definam a nova password e que criem uma nova questão de segurança.
O Facebook faz também ver até ao final desse processo de redefinição da password a conta do utilizador estará bloqueada e não poderá ser vista por outros utilizadores ou na Internet.
Depois do anúncio do roubo dos dados na sua rede e até de fontes de software, a Adobe tem estado a rever e a investigar este acontecimento.
Dos iniciais 2.9 milhões de clientes que viram os seus dados serem subtraídos, a Adobe teve de corrigir para os 38 milhões clientes com os seus dados afectados.
Esta investigação não terminou ainda e provavelmente o número de potenciais lesados será muito maior.
Este tipo de acções que o Facebook está a tomar pretendem minimizar os efeitos colaterais que este ataque pode ter ao serem tornados públicos. Ao mesmo tempo que alerta os utilizadores para o facto de os seus dados terem sido expostos, protege-os ao obrigar à mudança da password.
Este artigo tem mais de um ano
Verifiquem aqui se foram atacados: http://adobe.breach.il.ly/
Um dos meus emails estava na lista e não foi bloqueado pelo FB, talvez ainda não tenham os dados?
Anyway, grande medida proactiva!
PQP… um dos meus também… bem… já está alterado.
Obrigado!
ty, pelo dicionario das passwd. + 1 para a lista.