Pplware

Facebook: mais de 400 milhões de números de telefone expostos graças à fuga de dados

O Facebook parece não encontrar estabilidade, nomeadamente no que toca a polémicas relacionadas com dados e privacidade dos seus utilizadores. O mais recente caso é referente à exposição online de mais de 400 milhões de números de telefone dos utilizadores da rede social, resultado de uma fuga de dados.

A empresa já se pronunciou sobre o caso, indicando que a base de dados não é recente. No entanto, fica registado mais um episódio em que o Facebook não conseguiu proteger os seus utilizadores e os dados que lhe fornecem.


As primeiras informações sobre este caso foram divulgadas por Sanyam Jain, investigador de segurança e membro da GDI Foundation, à imprensa internacional. O investigador encontrou um servidor não protegido onde constavam cerca de 419 milhões de números de telefone de utilizadores do Facebook.

O servidor reunia dados de diversas fugas de dados da rede social, aglomeradas ali de acesso livre com várias informações sobre os utilizadores. Números de telefone eram o elemento central, mas também era possível encontrar nomes, género, localização e ID no Facebook.

A abrangência de utilizadores afetados é global, mas foi adiantado que 133 milhões eram referentes a residentes nos EUA, 18 milhões no Reino Unido e 50 milhões no Vietname. Quanto a Portugal não foi adiantada nenhuma informação.

O Facebook já se pronunciou sobre o sucedido, afirmando que a base de dados não é recente. O Facebook efetuou alterações, em 2018, na forma como era possível encontrar utilizadores através do número de telefone. Assim sendo, a empresa indica que as informações encontradas nos servidores são anteriores a esse acontecimento.

This dataset is old and appears to have information obtained before we made changes last year to remove people’s ability to find others using their phone numbers. The dataset has been taken down and we have seen no evidence that Facebook accounts were compromised.

Contudo, ficaram por esclarecer os motivos que levaram a estas fugas de dados e o momento em que tal foi feito e por quem. Estas fugas de informações de utilizadores não dão boa imagem ao Facebook que nos últimos tempos tem tido bastantes dificuldades nesse sentido.

Apesar de não ter sido divulgada informação tão sensível como a palavra-passe dos utilizadores, estes mesmo assim correm o risco de ver o seu número de telefone ser usado para spam ou ataques ao cartão SIM.

Mais uma vez o Facebook fica em maus lençóis por não proteger os utilizadores da sua plataforma. Depois do episódio Cambridge Analytica, os utilizadores estão num clima de desconfiança com a empresa de Mark Zuckerberg e estas situações não ajudam a que a situação melhore no futuro.

Facebook está a recolher bibliotecas dos smartphones Android…

Exit mobile version