Pplware

Face ID: Depois de Huawei também a Gionee quer esta tecnologia

A Apple referiu que o Face ID é o “Reconhecimento facial revolucionário”. O mercado também reconhece que é o passo seguinte no que toca à gestão de segurança dos dispositivos móveis e os fabricantes não estão parados, estão já a apostar as suas fichas para trazer o “Face ID” para dentro da sua oferta de smartphones topo de gama.

Depois do anúncio da Huawei, outra gigante chinesa, a Gionee, está também pronta a incluir o seu chip de “Face ID” de baixa potência nos próximos terminais topo de gama.


Com o lançamento do iPhone X, a Apple abriu um novo caminho e paradigma. O mercado reagiu e são já vários os fabricantes que estão a trabalhar fortemente numa solução para equipar os seus smartphones com uma espécie de “Face ID”.

Depois da Huawei, que disse que já estava a trabalhar no chip de reconhecimento facial, capaz de garantir uma precisão 10 vezes maior do que a Apple – para ser introduzido no próximo topo da gama, agora também Gionee está a desenvolver tecnologia para conseguir algo similar. A empresa, tal como a Huawei, firma também que o seu sistema poderá ser mais avançado do que a tecnologia usada pela empresa Cupertino.

 

Face ID Chang Anxin

Um relatório do site chinês eeworld revela a pesquisa sobre o desenvolvimento do chip de reconhecimento facial “Chang Anxin”, que seria o primeiro no mundo capaz de reconhecer objetos e movimentos, além de interagir com redes neuronais, com as mais recentes gerações de processadores.

A nova solução também teria vantagens em termos de espaço ocupado e da energia necessária. Com um volume de apenas 2 mm x 2 mm e um consumo de menor que 1 milliwat, este teria um impacto mínimo no desempenho da bateria.

Além do Apple Face ID, o chip desenvolvido pela Gionee seria capaz de operar em condições de pouca luz e seria capaz de reconhecer o utilizador mesmo com pequenas mudanças no rosto, cabelo e até mesmo decifrar micro expressões faciais.

O relatório acredita que a precisão desse chip em particular é atualmente de 97%, com um consumo de energia menor do que os chips tradicionais de 5000 vezes.

É certo, pelo esforço dos fabricantes, que o “Face ID” vai ser adotado pelo mundo Android da mesma forma que o Touch ID o foi. Marcas como a Huawei, Gionee, além de outras, são o garante que a tendência é para apostar no reconhecimento facial e “deixar para trás” a identificação pela impressão digital.

Exit mobile version