Pplware

Estados Unidos afirmam: 5G da Huawei em Portugal pode ser um erro

A guerra entre os Estados Unidos e as empresas chinesas não é nova, mas tem crescido nos últimos tempos. No mundo da tecnologia a Huawei, por exemplo, tem travado uma luta enorme para tentar entrar no país, ainda sem sucesso.

Agora parece que os norte-americanos querem influenciar outros países. Já avisaram Portugal que o trabalho de implementação de infraestruturas para a rede 5G em parceria com a Huawei não é correto e pode pôr em causa a segurança das comunicações.


Ajit Pai, responsável da FCC (Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos da América) está em Portugal para uma visita curta, com o objetivo de travar alguma comunicação com os parceiros nacionais.

Esta visita surge numa altura em que a Altice e a Huawei estreitam relações no sentido de criar infraestruturas sólidas para a implementação do 5G no país. No entanto, para os EUA esta pode ser uma aposta errada onde a segurança surge como palavra-chave.

A China é o país que se destaca naquilo que é o desenvolvimento do 5G, no entanto, tem sido criticada por vários governos, nomeadamente dos EUA e da Austrália, por influenciar a Huawei no controlo de infraestruturas críticas de comunicações dos país. A Huawei nega que tal aconteça e garante a sua boa conduta na condução dos negócios com outros países.

A segurança nas telecomunicações

Com base nesta ideia, segundo o Observador, Pai afirma que veio a Portugal “partilhar informação útil para os nossos parceiros portugueses, especialmente num assunto tão importante como a segurança nas telecomunicações”.

Acrescentou ainda…

Acreditamos que o futuro da economia da Internet pode muito bem depender do 5G em coisas como a telemedicina, agricultura, e noutros campos. Por isso é que a FCC tem sido muito agressiva em pôr mais espectros de rede no mercado comercial para modernizar as nossas regras para melhorar a infraestrutura e para garantir a liderança dos Estados Unidos da América neste campo. Acreditamos que o 5G representa oportunidade tremenda em termos de crescimento económico, criação de empregos e empreendedorismo, [mas] com a transformação das redes sem fios, vem uma preocupação de segurança.

Outra declaração a destacar, que revela a intenção dos EUA em influenciarem Portugal a criar parcerias com empresas de outros países vem de George Edward Glass, embaixador dos Estados Unidos em Portugal.

Fomos muitos claros com os nossos parceiros de segurança de que devemos proteger as nossas telecomunicações críticas. A América está a pedir a todos os parceiros para estarem vigilantes e para rejeitarem qualquer projeto que comprometa a integridade das nossas comunicações ou o nosso sistema nacional de segurança

Com o 5G nas bocas do mundo, como pudemos ver pela última edição do MWC19, torna-se evidente que cada país quer o seu destaque e os Estados Unidos, parece que o querem a qualquer custo… Trump até vai mais longe e já vislumbra o 6G.

Exit mobile version