Pplware

Espanha: Todas as autoestradas vão começar a ser pagas

Quando se fala em portagens, os portugueses têm a tendência de indicar o país vizinho como um exemplo. Com milhares de quilómetro de autoestradas, há várias delas gratuitas e/ou a preço reduzido. Mas tudo vai mudar.

Todas as autoestradas espanholas vão começar a ter portagens. Governo de Sánchez pondera cobrar um cêntimo por quilómetro.


Esta é uma notícia mais ou menos surpreendente. Por um lado sabemos que recentemente algumas portagens passaram a ser gratuitas. Mas havia também já a informação de que o governo de Espanha iria introduzir portagens em 12 mil quilómetros, mais concretamente nas autovias. Esta medida está incluída no Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência que do governo de Pedro Sánchez.

Segundo o Observador, o Governo de Sánchez está a estudar dois modelos, um dos quais idêntico ao português. As ligações a Portugal serão afetadas. Segundo a previsão feita pelo El Mundo, poderão ser alvo de portagens as seguintes ligações a Portugal:

Relativamente ao sistema de portagens, como referido, poderá seguir o modelo português. No entanto, existe outro modelo em cima da mesa em que cada carro tem uma vinheta que obriga ao pagamento de uma determinada tarifa, tal como acontece na Suíça e na Áustria. A partir de que esta espécie de imposto é pago, os condutores podem circular por todas as autoestradas do país sem despender mais.

Exit mobile version