2010 foi sem sombra de dúvida uma dos mais produtivos anos, da última década, ao nível tecnológico. Assim, não terminaremos o ano sem dar a nossa opinião sobre diversas áreas importantes, sobre segmentos de hardware e software. Por experiência do grupo de análise e trabalho, agrupámos uma série de conceitos e de informações que posicionaram criteriosamente os eleitos nos locais de destaque.
Quais são as nossas escolhas? E as suas escolhas?
Para avaliar de forma concreta o mercado tecnológico, colocámos os seguintes segmentos em análise e os seus respectivos players:
- Hardware – 6 categorias
- Software – 5 categorias
- Serviços Web – 6 categorias
- Marca do Ano
Hardware
a) Computador pessoal: Apple MacBook Air 13″
Assim, em termos de conjunto, destacou-se já no último terço do ano a Apple ao apresentar o MacBook Air. Uma máquina conceptual, recheada com tecnologia de ponta e com um design absolutamente inovador e progressivo. Não foi, no entanto, um ano de grandes movimentações e de grandes inovações.
b) Smartphone: iPhone 4
Este smartphone foi alvo de atenção por alguns pontos inovadores e por uma imagem completamente revolucionária dentro da filosofia Apple para o iPhone. Os materiais “generosos” com que o iPhone 4 foi construído, a tecnologia colocada num ecrã cada vez mais importante e o hype criado em volta deste, ditaram que fosse o escolhido para smartphone do ano. Os possíveis concorrentes foram caindo pelo caminho.
Era grande a expectativa de um ano muito produtivo para o Nexus da Google mas o mercado ditou o seu afastamento, o que levou a que esta máquina estivesse grande parte da sua vida, neste ano, completamente isolado no foco das atenções.
c) Consola: Wii
Sem grande poder de processamento foi, no entanto, inovadora na utilização de dispositivos de interacção sensorial com os jogos e com os serviços que a Nintendo disponibilizou.
Esta consola destacou-se também por ser a primeira a massificar a utilização de sensores nos comandos, permitindo uma jogabilidade mais interactiva entre o jogador e o jogo. Foi o mote para outras tecnologias adoptarem este método.
d) Gadget: iPad
Lembro que foi a nossa aposta e que tudo o que projectamos para este gadget foi conseguido. Não havia que enganar e desde o mais jovem ao mais idoso, todos têm uma opinião positiva e de desejo face ao primeiro tablet vendido de forma transversal entre idades, sectores e áreas profissionais.
Tal foi o seu sucesso que outras marcas lançaram-se numa produção em força para estarem representadas neste mercado, chegamos recentemente a deixar os 20 tablets concorrentes ao iPad. Foi inovador em muitos aspectos mas o conceito foi largamente propagado.
As suas capacidades permitem a sua utilização em todos os sectores e a Apple alcançou uma forte campanha de marketing sobre os mais poderosos players do mercado informativo.
Os maiores e influentes meios de comunicação e as marcas mais apetecidas desenvolveram aplicações para o iPad dando mostras e passando o conceito e a necessidade. Será o grande trunfo – a versão 2 do iPad – da Apple para 2011.
e) Inovação: Kinect
O Kinect inclui uma câmara, sensores de áudio (capacidade de reconhecimento de vozes e também de rostos) e tecnologia de sensor de movimento que acompanha 48 pontos de movimento do corpo humano a 30fps por segundo, ligando-se directamente à consola da Microsoft.
A Sony embora tenha uma consola com argumentos mais apetecidos, apenas apresentou o Move, não avançando numa linha de novidade e não acrescentou novidade ao segmento. Foi sem margem para dúvida o dispositivo inovador de 2010.
f) Placa gráfica: ATI Radeon HD5970
O conceito mobilidade está implementado e é irreversível. Desta forma, estes dispositivos, têm um mercado menor. Esta escolha deve-se, simplesmente, à melhor conjugação qualidade/preço existente no mercado.
Para quem aprecia ter na sua máquina um expoente máximo no que respeita a poder de processamento gráfico, então esta foi sem dúvida a eleita do ano.
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Software
a) Antivírus: ESET Smart Security 4
Existem ainda muitos utilizadores fortemente castigados pelo malware e este é uma das maiores causas de quebra de produtividade ao nível empresarial. No ano que agora termina, várias marcas foram-se destacando: a Panda lançou vários produtos e teve uma ascensão, face ao seu produto redesenhado e menos intrusivo. A Norton também esteve mais activa no segundo semestre de 2010 onde apresentou a sua suite para 2011 e com isso deu uma rejuvenescimento à sua imagem, no entanto foi a estabilidade, a segurança presente mas discreta que deu a continuidade da preferência pela ESET.
O Smart Suite 4 foi o produto que se destacou pela sua homogeneidade e versatilidade no combate ao malware.
b) Produtividade: Microsoft Office 2011 Mac
O próprio Steve Jobs admitiu que foi feito um trabalho notável, tendo sido trazida ao mundo Apple a mais poderosa e completa suite de trabalho da Microsoft, limpando uma imagem catastrófica que anteriormente tinha deixado com a suite 2008 para este sistema operativo.
Deixamos a nossa análise ao produto onde foram frisados todos os mais relevantes pontos melhorados e onde foi apresentado o argumentário da Microsoft à mercado Apple. O iWorks cresce a bom ritmo mas agora tem uma longa e árdua tarefa até chegar à qualidade e funcionalidade do Microsoft Office 2011.
c) Sistema operativo smartphone: Android
De acordo com um estudo levado a cabo pela IDC (International Data Corporation), o Android é responsável por 82% das vendas de smartphones, valor referente ao terceiro trimestre de 2010 em comparação com igual período de 2009. Em termos de números de equipamentos vendidos com Android, isto significa cerca de 251 mil unidades.
Foi, na nossa opinião quem se destacou neste ano pelo seu desenvolvimento. Em Janeiro deste ano estava um sistema operativo muito verde, mas ao longo dos meses que se seguiram, a Google apresentou uma sistema que será o mais usado num futuro próximo. A Apple não conseguiu o mesmo efeito com o iOS onde a mais recente versão, o iOS 4.2 apenas veio limar arestas e acrescentou muito pouco em termos de desenvolvimento.
d) Sistema operativo PC: Microsoft Windows 7
Falava-se mesmo na sua adopção nos netbooks e que 2010 seria o ano de viragem. Na verdade o Windows 7 veio afastar essa visão e as mais recentes versões do Ubuntu não trouxeram grande incentivo ao segmento.
O Snow Leopard não evoluiu de forma a ser concorrente ou a ser visto como um sistema de massas. A Apple sabe que o segmento onde se desloca está “cansado” do método usado e partiu já para uma nova filosofia. Apresentou o Lion e desta forma entregou os restantes pontos que ainda guardava num embate com o Windows 7.
O ano 2010 foi a sustentabilidade do Windows 7 como uma estrutura de futuro para a Microsoft, quer ao nível da performance quer ao nível da segurança.
e) Browser: Google Chrome
Os seus concorrentes mais directos, o Firefox, Internet Explorer e Safari, estão a consolidar versões e, no caso do Safari, está virado para o seu interior onde a homogeneidade com os iDevices é uma prioridade.
Havíamos já referido que depois de aberta a porta das extensões para o Chrome, este iria aglutinar a preferência do cibernauta. A sua imagem de “leve” e pouco “gulosos” dão a este browser alguma vantagem.
Enquanto o Firefox não lançar a tão esperada versão 4 e o Internet Explorer andar a brincar aos standards este será o rei das versões e a cada novo mês salta mais uma cá para fora. Não houve um incremento face ao ano anterior em termos de novidade, no entanto pelo pouco que apareceu, o Chrome foi quem mais se destacou.
Serviço Web
a) E-mail: Gmail Web-based
Simples, leve e omnipresente, será difícil destronar o líder.
b) Alojamento: Dropbox
Simplicidade, capacidade evolutiva e a custo zero. Podemos ter um espaço na cloud onde tudo o que fazemos é sincronizado entre o nosso computador com Windows, com Mac ou com Linux e interage com os conteúdos do nosso Android, iPhone, Symbian… entre outros… é a era da cloud, é a era do multi-plataforma e a era do multi-toque… serviços como o Dropbox serão os mais usados em 2011 e este que leva já cunho de confiança e qualidade.
c) Rede social: Facebook
Hoje em dia as redes sociais estão fortemente implantadas na vida das pessoas. São adolescentes que começam a ter o seu perfil na Internet e passam informações aos seus amigos e familiares, são os idosos que partilham na rede a sua vivência e trocam conversas com o mundo, partilhando opiniões.
No mundo profissional esta é uma rede uma todos querem estar, inclusive as empresas como forma de publicidade. Um marketing de proximidade que aumenta consideravelmente a partilha de opiniões, a partilha de emoções, desejos, conhecimentos, gostos e culturas. É hoje uma forte estrutura empresarial e o seu fundador, Mark Zuckerberg foi considerado a Personalidade do Ano 2010, pela famosa revista Times.
Este ano bateu o Google.com em termos de visitas e foi o termo mais procurado no Google. Isto é um prefácio de uma história que já conhecemos e que iremos ver “remasterizada” em 2011 num filme de crescimento, aumento da estrutura de oferta e domínio do sector.
Em resumo: Facebook é uma rede social lançada em 4 de Fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restringida e apenas tinham acesso aos estudantes da Universidade Harvard. Dois meses mais tarde abriu o acesso ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League. Hoje é um rede com mais de 500 milhões de utilizadores activos e uma das mais fortes marcas no mundo da tecnologia.
d) Vídeo: Vimeo
Obviamente que a sua influência é relativa perto do que representa hoje o YouTube na vida das pessoas, no entanto a sua evolução tecnológica tem oferecido aos seus utilizadores experiências mais ricas. Foi difícil esta escolha, face a um segmento que evoluiu para formatos compatíveis com os iDevices, onde o HTML5 foi o prato escolhido e onde o HD foi a grande evolução e progressão.
Vamos este ano destacar o Vimeo mas o YouTube está mesmo à perna.
e) Fotografia: Picasa
A Google tornou o Picasa numa ferramenta de melhoramento de imagem e deu-lhe a categoria de Cloud para agregar e partilhar imagens na Internet. Será assim o que mais evoluiu em 2010.
f) Suite online: Google Docs
Cooperação entre utilizadores e suporte para vários serviços, fazem deste serviço a nossa escolha de 2010.
Categoria Especial
Marca do Ano: Apple
Atribuímos esta escolha à empresa que mais, a nosso ver, se destacou no mercado tecnológico nas mais diversas áreas e que teve, consequentemente, o maior crescimento durante este ano.
Pelo peso que teve no mercado tecnológico, pelo crescimento, pelo poder de influenciar o mercado e pela capacidade de inovação foi a nossa ESCOLHA PPLAWARE 2010 para a Marca do Ano. A sustentar estas afirmações estão os resultados da marca nos mercados financeiros ocupando as primeiras posições com um dos maiores crescimentos no Ano de 2010.
Votação
Convidamos agora o leitor a participar na votação, disponível abaixo, para que possamos saber se as nossas escolhas estão ou não de acordo com a generalidade.
Como são muitas categorias e cada uma delas pode incluir uma grande quantidade de produtos, optámos por criar uma votação condensada onde nos poderá dizer, caso discorde bastante, a sua opinião.
A opinião dos leitores será divulgada posteriormente e actualizada de acordo com o que nos chegar.
Concorda com as nossas escolhas?
(polls)
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