É inquestionável que o sistema operativo Android está mais forte que nunca, e com ele a Google amealha lucros acima dos valores expectáveis. É obvio que o sucesso de alguns é a preocupação de outros e neste caso a Apple e a Microsoft fazem uso das suas patentes (algumas questionáveis) para travar o aumento do Android. Para Eric Schmidt tudo isto tem uma explicação simples.
O chairman da Google acusou a Apple e outras grandes corporações (Microsoft), de inveja relativa ao sucesso do Android. Eric Schmidt referiu especificamente que o aumento de processos de violação de patentes contra os parceiros OEM Android, são “apenas inspirados pelo sucesso do Android”. A afirmação surgiu no âmbito da presença do chairman na Google Mobile Revolution que decorreu em Tokyo.
Para Schmidt “a grande relevação no ano passado foi a explosão de dispositivos Android com a chancela da Google e isto significa que os nossos rivais estão a responder”. O chairman da Google vai mais longe ao afirmar que a resposta dos seus rivais não é com inovação mas sim com processos judiciais.
Da parte da HTC já tinham sido dadas a conhecer à imprensa declarações semelhantes vindas do seu CEO Peter Chou. Claro que estas afirmações não são de todo inofensivas já que fazem parte de um jogo psicológico que este “triumvirato” (Apple, Microsoft e Google) têm trocado entre si. Também é verdade que são apenas afirmações e não irão surtir nenhum efeito no facto da HTC já ter sido responsabilizada por violar duas patentes da Apple nos seus dispositivos.
Contudo, com esta afirmação a Google demonstra que irá apoiar naquilo que puder a HTC na investigação que a ITC está a fazer ao processo levantado pela Apple à empresa de Taiwan. Outro ponto forte é o portfolio intelectual da Apple, este é elevado e a Google não pode fazer muito. Mas parece precipitado descartar o papel que a Google tem neste processo. Até porque o actual CEO da Google Larry Page, negou que as patentes que a empresa dispõe associadas ao Android fossem insuficientes, sugerindo que a empresa estava a focar-se em desenvolver o seu próprio portfolio de propriedade intelectual em vez de se preocupar em comprar o portfolio dos outros.
É certo que nem sempre as patentes registadas fazem sentido, mas nesse aspecto é claro que a Apple e a Microsoft estão a fazer uso do seu vasto portfolio e agir prepositadamente juntas para atacar um inimigo comum. A Google está em desvantagem por não possuir tantas patentes como os outros gigantes. Talvez a única hipótese que a empresa de Mountain View tem é tentar criar uma aliança onde os vários OEM’s possam partilhar o seu portfolio intelectual contra este tipo de ataques.
No entanto, se por um lado isto podia funcionar contra processos judiciais da Apple, seria mais dificil fazer uma união do género contra a Microsoft. A razão seria devido a uma boa parte dos OEM que licenciam Android, licenciarem também o Windows Phone 7. Não existe uma solução para este problema mas temos como dado adquirido que a guerra ainda está longe de terminar. via
Artigos relacionados: