Equipa internacional elimina um enorme Botnet Cibercriminoso
A segurança informática é um dos temas que tem estado em voga nestes últimos tempos, não só pela grandes discussão que se tem gerado em torno da privacidade dos utilizadores mas também pelo enorme apelo ao combate do cibercrime.
E foi isso que aconteceu recentemente. Uma equipa de especialistas em segurança eliminou uma rede utilizada por cibercriminosos para espalhar software malicioso em milhares de computadores.
A equipa, denominada de The Joint Cybercrime Action Taskforce, constituída por um conjunto de especialistas na aplicação da lei do Reino Unido, Estados Unidos da América e da União Europeia, afirma ter apreendido um servidor utilizado para operar um Botnet malicioso, conhecido como Beebone, que estaria a infectar milhares de computadores em todo o mundo.
Segundo esta equipa, este Botnet estaria activo desde 2009 e terá infectado cerca de 12 mil computadores, com o objectivo de roubar informações confidenciais e informações financeiras. No meio desta operação, o FBI decidiu redireccionar o tráfico dos domínios maliciosos utilizados para controlar o Botnet para empresas de segurança privadas, onde está incluída a Kaspersky Labs.
Quanto aos computadores infectados, a The Joint Cybercrime Action Taskforce estará a contactar fornecedores de serviços de Internet em todo o mundo para informar as vítimas que os seus computadores foram comprometidos.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
Não usem antírus, antispyware, etc. Oiço pessoas a dizer que não precisam de anti-vírus e depois o computador está cheio de “gado na serra”.
seria interessante saber identificar se os nossos computadores estão comprometidos.
O projeto antispam P2T tem capacidade total de eliminar 100% de spam. Dentro das várias componentes de segurança, as redes Botnet serão as que mais sofrem com esta solução, visto que serão completamente incompatíveis.
Procuro elementos que se queiram diferenciar nesta área para criar uma empresa comigo. Um engenheiro informático com conhecimentos nos protocolos de comunicações seria o ponto chave para arrancar com um protótipo.
Aguardo respostas pelo click no meu avatar.
Cumprimentos
Que ironia: um projeto que elimina 100% do spam promovido através de uma mensagem de spam.
Enorme, milhares de computadores, 12 mil, em 6 anos..
Se forem ver aos livros de estórias uma pessoa apenas em 1990 conseguia infectar 2 ou 3 mil computadores num dia, e agora 12mil computadores em 6 anos é enorme?
Não é só o número que importa, também importam os montantes em jogo.