Pplware

Encomendas transportadas por drones – este é o Futuro!

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, apresentou ao mundo aquilo que será o futuro na entrega de encomendas da empresa.

Dentro de quatro ou cinco anos, a Amazon espera ser capaz de entregar encomendas de pequenas dimensões através de um sistema inovador feito através de drones. Desta forma a empresa pretende, num raio de 16 quilómetros, fazer entregas em apenas meia hora, a partir do momento em que foi efectuada a encomenda!

No último evento organizado pelo Pplware em parceria com o IPG, o Create Tech 2013, que ocorreu no passado fim-de-semana, foi possível assistir à qualidade da tecnologia implementada nos drones pela empresa nacional EGI Drones. Esta empresa adaptou os seus drones à captação de fotografia e vídeo aéreo em HD.

Mas esta tecnologia há muito que está adaptada à captação de imagens. O que ainda não era assim tão conhecido, era o seu potencial no transporte de pequenos objecto. E é nesta área que a Amazon se vem destacar.

Em entrevista à CBS, Jeff Bezos divulgou a mais recente aposta da empresa na forma de transporte.

Em fase de testes, a Amazon tem drones apelidados de “Amazon Prime Air”, que serão capazes de entregar encomendas de pequenas dimensões em apenas 30 minutos após a recepção da encomenda.

A ideia será que num raio de 16 quilómetros dos principais centros de distribuição da Amazon nos Estados Unidos, as encomendas com menos de 2 quilos (cerca de 86% das encomendas expeditas) consigam ser entregues por esta máquina em menos de meia hora.

Os protótipos dos drones de entrega deslocam-se através de coordenadas GPS, o que livra a tecnologias de telecomandos.

Os desafios desta tecnologia vão um pouco mais além do tipo de motor ou de controlo que lhe é incutido. Segundo Jeff Bezos, um grande desafio é a colocação de segurança necessária para que, tanto a mercadoria como a população, não sejam afectadas de forma danosa por este sistema. “Isto não pode aterrar na cabeça de ninguém que esteja a passear na rua”, referiu Bezos.

Dados os desafios, não é espectável que esta tecnologia seja implementada no imediato. A somar aos desafios, a empresa necessita de uma autorização por parte da Administração Federal de Aviação Norte Americana de como o sistema é seguro para circular no espaço aéreo. Contudo, é previsível que daqui por uns quatro ou cinco anos, os drones da Amazon já sobrevoem os céus americanos.

Vamos ficar atentos ao que o futuro tecnológico nos reserva.

Exit mobile version