PplWare Mobile

Elon Musk, o visionário que quer acabar com as filas no trânsito

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Gustavo says:

    “Esta empresa está a desenvolver uma rede de túneis subterrânea ” … menos, menos Pplware 😉

      • Bruno says:

        Escavar um túnel nos prórios terrenos da empresa não é desenvolver uma rede de túneis.

        • Vítor M. says:

          Eles estão a desenvolver uma rede de túneis, estão a testar o seu projecto e estão a desenvolver know how. Tudo começa por um princípio. Se não testarem, não colocarem no terreno o que projectam, não podem avançar para “outros terrenos”. No artigo refere isso mesmo. Estão já a desenvolver uma rede de túneis subterrânea para fugir ao trânsito de Los Angeles.

          Portanto, como Musk refere, está já em curso o seu sonho.

          • Bruno says:

            Testar não é prova de desenvolvimento de uma rede túneis é apenas o Musk sonhar com escavar túneis. Para desenvolver uma rede de túneis é preciso mais do que sonhar, é preciso que as autoridades autorizem túneis, é preciso sondar a geologia dos terrenos por onde quer passar, é preciso estudar o tráfego, impacto socio-económico e ambiental, etc, é isso que é desenvolver, não é andar a brincar com uma tuneladora nas traseiras da empresa, provavelmente com uma geologia diferente do local de interesse, ou seja sem informação relevante para um engenheiro da área.

          • Vítor M. says:

            Ó… mas achas que ele iria propor algo que não possa obter licenças e estudos (alias, ele está a fazer isso, está a trabalhar na solução dos problemas) e mais, a rede de metro de Los Angeles é substancial, tem cerca de 170 kms de linha.

            Alguns disseram o que estás a dizer quando ele apresentou o carro elétrico e o SpaceX. Hoje vemos 😉

          • Bruno says:

            Construir túneis numa cidade são obras públicas, não é uma questão duma empresa obter licenças. Para estudar o subsolo em zonas públicas é preciso autorização e é uma coisa demorada, coisa que não se faz com uma tuneladora, até porque são esses estudos que podem determinar características da tuneladora pelos problemas que enfrenta. Não te esqueças que Los Angeles tem actividade sísmica significativa, o que aumenta as exigências técnicas sobre a construção de grandes obras.
            Metro de Los Angeles? Acho que não fazes bem ideia do que é o metro de Los Angeles… só uma pequena parte é que está no subsolo.
            Alguns falaram em túneis quando o Musk investiu na Telsa (depois de outros lhe apresentarem o carro eléctrico)?

          • Vítor M. says:

            Tens cada uma….

            “Construir túneis numa cidade são obras públicas, não é uma questão duma empresa obter licenças. Para estudar o subsolo em zonas públicas é preciso autorização e é uma coisa demorada, coisa que não se faz com uma tuneladora, até porque são esses estudos que podem determinar características da tuneladora pelos problemas que enfrenta. Não te esqueças que Los Angeles tem actividade sísmica significativa, o que aumenta as exigências técnicas sobre a construção de grandes obras.”

            Certamente que saberás mais que Elon Musk e certamente essas tuas ilações não foram contempladas pelo rapaz. Ele não deve saber desses problemas e o investimento que já fez vai por água abaixo quando descobrir isso que tu sabes. Conclusão, ele não percebe puto de Los Angeles…

            “Metro de Los Angeles? Acho que não fazes bem ideia do que é o metro de Los Angeles… só uma pequena parte é que está no subsolo.”

            Algumas são sim, mas há uma grande quantidade que está no subsolo. Todas as estações ferroviárias pesadas estão localizadas no subsolo. As estações de metro e túneis são projetados para resistir a abalos sísmicos até uma magnitude 7,5. Por isso, Musk obviamente também desconhece este factor e vai ficar admirado… quando descobrir. Puto louco este Musk!!!

            “Alguns falaram em túneis quando o Musk investiu na Telsa (depois de outros lhe apresentarem o carro eléctrico)?”

            É aquela velha história do falam falam falam falam mas não fazem nada… só treta… conversa fiada. Depois ele faz e “ha e tal outros é que lhe apresentaram o carro elétrico” CONVERSA FIADA. 🙂

          • Bruno says:

            @ Vítor M., nada do que disse é sobre se eu sei mais ou não do que o Musk, é sobre as tuas elações sobre já estar na fase de desenvolver uma rede de túneis, quando ele apenas “te” diz que está a experimentar uma tuneladora nas “traseiras”!
            Para a rede de Los Angeles (e valores que deste) é apenas uma pequena parte, o que numa cidade do tamanho de Los Angeles é pequeno!
            Talvez devesses ir ver um pouco da história da Tesla. Não foi o Musk que fundou a empresa, o que ele fez foi investir na empresa depois de ver o primeiro protótipo. Mas gostava de saber onde é que estão os “túneis” nessa história!

          • Vítor M. says:

            Nas traseiras? Aaa então sabes onde está a testar. Não sabes, mas ok, ele está a testar, mas não é testar porque é nas traseiras, que pode ser já num espaço considerável, mas tu sabes que é nas traseiras. Está certo.

            Sim, não foi ele que fundou, mas ele é o mentor e impulsionador do que hoje vês, não tenhas dúvidas disso. Até nem sei o que te move estares a retirar o mérito a quem o tem, aliás, nem faz qualquer sentido o que estás a insinuar. Depois, os túneis nesta história estão no que dizes ser as traseiras de algo que nunca sairá das traseiras, como se ele algum dos projectos que colocou um dia nas traseiras não o tivesse colocado no mundo, neste caso… até fora dele, vê lá tu. Enfim!

          • Bruno says:

            @ Vitor, mas que conversa é a tua sobre as traseiras? Tens algum problema em que eu me refira ao uso de terrenos da empresa como traseiras? Achas que estão a testar na entrada da empresa?
            Onde é que eu disse que nunca sairá das traseiras? O meu comentário é sobre tu assumires que já vai além de experimentar uma tuneladora. Aliás como o meu comentário sobre a Tesla é sobre os teus argumentos exagerados e não sobre o méritos ou deméritos do Musk, ao contrário do que queres fazer passar com os teus últimos comentários para fugir à questão.

          • Vítor M. says:

            A questão eram os testes em curso, tu lá com a traseira e mais não sei o quê, deixaste a questão para o lado para bateres, como sempre, na teimosia. Não, para esse peditório já dei.

          • Bruno says:

            Questão que de base dos comentários: desenvolver uma Rede de Túneis.

          • Vítor M. says:

            É o que ele está a desenvolver.

          • Bruno says:

            Questão de base dos comentários: “empresa está a desenvolver uma rede de túneis”

          • Bruno says:

            Já te expliquei que experimentar uma tuneladora é uma coisa, estar a desenvolver uma rede de túneis é outra.

  2. David Guerreiro says:

    E os custos astronómicos de perfurar debaixo de terra, aliado a condicionantes naturais, isolamento dos túneis, ventilação, etc. Parece-me a ideia mais idiota de sempre. Elon Musk tem grandes ideias, mas esta…

    • Ricardo Pina says:

      Concordo completamente. Até me surpreende terem já comprado a maquina ou é bluff ou será para um projecto completamente diferente.
      Desde há muitos anos para cá tem havido várias ideias para melhorar a mobilidade nas cidades ( sem duvida que esta é das piores) mas também não tenho duvidas que é que precisa sem duvida de uma ou várias ideias geniais, no futuro cada adulto ter um carro , mesmo que seja electrico, é algo incomportável .

    • Helder says:

      Não tem mal, os contribuintes é que pagam…

    • Joao Raposo says:

      O objectivo do Elon Musk com esta empresa é tornar a perfuração subterrânea 10x mais barata. Daí o projecto. Como se o Elon Musk fizesse as coisas sem pensar nisso!

  3. Luis Borges says:

    Chama-se “Metro” e ja existe ha uns quantos anos 🙂
    Boring…

  4. Bruno says:

    É uma concepção parva! Uma rede de túneis em que o carros são transportados por “carruagens” e necessitam de elevadores é ineficiente, uma ideia para gente rica, pois alguém vai ter que pagar pela carruagem e não tem como levar muita gente quando se compara com o transporte público subterrâneo (metro), nem tem a capacidade dos normais túneis rodoviários (em vez de ficar na fila do trânsito ficam na fila à espera do elevador e carruagem). A ideia esbarra em quase todos os mesmos problemas e custos dos outros túneis em cidades: geologia, aquíferos, edifícios, etc, isto é, não apresentam nenhuma grande mudança para que agora os túneis se tornem mais alicientes do que o que já eram.

    • JJ says:

      Logicamente aquilo, não será para andar dois ou três quarteirões mais a frente. A ideia será atravessar a cidade de um lado ao outro. É normal em LA a malta ficar 2 ou 3 horas no transito para atravessar a cidade.
      Se tiveres que ficar na fila uns 30 minutos a espera da “carruagem” de modo a atravessares para outra ponta da cidade em 15 minutos, fazes o percurso em menos de 1 hora, que se fizeres pela estrada demorarias 3x mais.

      • Bruno says:

        Não me estou a referir ao tempo total de viagem via túneis, estou a referir-me à capacidade de tráfego, eficiência, dos túneis (número de carros que conseguem entrar ou sair em determinada área por unidade de tempo) já que para entrar nos túneis haveria tempos de espera que reduziriam a capacidade face às soluções actuais e com a necessidade de “carruagens” teria que ser um sistema de utilizador pagador, significativamente mais caro do que andar de metro, daí dizer que é para ricos.
        Seria muito mais eficiente investir em túneis normais em pontos nevrálgicos da rede rodoviária ou em túneis para bom transporte público – a única maneira efectiva para reduzir o número de carros a circular.

  5. gomes says:

    este elon musk me lembra muito aquele eike batista. empacota sonhos em embalagens bonitas e cheias de promessas e vende a altos preços, vendedor de ar

  6. Cristiano Alves says:

    Chama-se METRO… E já tem alguns anos!

  7. Helder says:

    Tudo muito bonito, mas caro demais para o efeito

  8. Alvega says:

    Bom… como começar…
    A maneira como a noticia é redigida, parece que esta PARVOÍCE, dos túneis é um facto consumado.
    MENTIRA, nao é e nunca vai ser. Isto nao passa de divagações de um tipo meio louco.
    The Boring Company, traduzam isso !! e para uma companhia destas um CEO… INENARRÁVEL.
    Ainda que tal fosse possivel, LEMBRO:
    O subsolo nao é coutada particular do Srª Musk, nem mesmo o louco do Trump iria aceitar isso.
    Quantos túneis iria construir numa cidade, expl New York ?
    Calculo que 1, da sua casa para o Starbucks Coffee onde costuma ir, e os outros ? Sao Pretos ?
    Nao era suposto a economia evoluir, para a PARTILHA ?
    Deste modo reduzir o tráfego ?
    Pois…mas o Srª Musk, quer vender MAIS automóveis….

    Esta Palhaçada, faz-me lembrar de uns Crânios, que tinham ideias de construir uma serie de linhas de TGV em Portugal. Nada contra , foi até hoje o meio de transporte que mais “Gozo” me deu, nao fosse o facto de aquilo levar 30 Km para atingir a velocidade máxima, e 50 Km para uma travagem de EMERGÊNCIA, isto consta de autocolantes afixados nas próprias composições. Ora em Portugal, queriam fazer uma serie de ESTAÇÕES, espaçadas pouco mais de 50 Km umas das outras !!!! pois até eu meio Burro, percebo que nao faz sentido algum.
    Com tudo o atrás exposto, o Srª Musk, deve de ir montar a fabrica dos Tesla no México, e precisa de se deslocar, rápido….falta saber se o Trump sabe!!

    • Vítor M. says:

      Lê bem: “A máquina escavadora já foi adquirida pela The Boring Company e, segundo Elon Musk, deverá começar as perfurações dentro de um mês, ainda em fase de teste debaixo do estacionamento da SpaceX, na Califórnia. Esta máquina tem 120 metros de comprimento e pesa mais de 1200 toneladas.”

    • Filipe Teixeira says:

      Pelo teu comentário da para ver que não entendeste o problema, não percebeste nada da ideia, assumes cenários que não são reais, comparas com outra tecnologia totalmente diferente.
      O teu comentário está cheio de nada e uma confusão tremenda, volta a ler os artigos sobre isto e depois fundamenta a tua opinião.

    • Gabriel Rodrigues says:

      “The Boring Company, traduzam isso !!”
      Então mas queres que traduzam os nomes das empresas? Já agora… Apple passa a Maçã e Windows a Janelas

  9. Filipe Teixeira says:

    É uma boa ideia, mas de difícil implementação. Tenho muito mais esperança no hyperloop.

  10. Ramiro Oliveira says:

    Até que os tais túneis fiquem congestionados também! Ninguém terá ideias com i grande?

  11. Carlos Andrade says:

    que vá sonhando entao

  12. Migael says:

    No futuro o trafego estará no ar e não no subsolo…

  13. João Silva says:

    Perante a ameaça do Trump de construir um muro na fronteira com o mexico quem já está de olho nesta tecnologia são os próprios mexicanos…

  14. Belmiro says:

    Esta ideia não faz o mínimo sentido: escavar uma rede de túneis tem custos astronómicos mesmo que os consiga fazer mais baratos, já que aquela zona é fortemente sísmica. Além disso a solução para estes problemas é fomentar o uso de transportes colectivos, coisa que os americanos e tugas não são fãs.

  15. Rodrigo says:

    Na minha opinião, visionários foram aqueles que idealizaram a maioria dos filmes onde ele tem tirado grande parte das ideias que tem apresentado. Se repararem e se juntarem os filmes iRobot, Minority Report, Blade Runner, entre outros, grande parte das ideias, sejam elas de sucesso ou falhadas, foram baseadas maioritariamente nesses filmes.

    • Filipe Teixeira says:

      Desculpa mas não faz qualquer sentido.
      Se leste a biografia do Musk, sabes que ele sempre pensou em tecnologias alternativas, e sabes que as empresas dele, sobretudo a SpaceX tiveram grandes problemas, e tiveram várias vezes para fechar, enfrentando grandes desafios tecnológicos, o Musk não fez nada sozinho, e conseguiu o que conseguiu, porque sempre teve os mais talentosos com ele.

      Agora isso de que os filmes é que tem mérito é ridículo, uma boa ideia qualquer um tem, implementar uma boa ideia dá muito trabalho.
      Por essa ordem de ideias, ao ler um livro do Michio Kaku ele fica responsável por toda a inovação dos próximos séculos, já que ele fala em tecnologias que muita gente nem sequer sonha.

  16. Zumbi says:

    Peço desculpa, mas isto também não tem o dedo do Musk?
    https://hyperloop-one.com/

  17. Manuel says:

    Acho realmente incrível a quantidade de comentários de pessoas a “acharem errada” “ineficiente” e mal planeada a ideia do Musk. É ainda mais incrível quando se vê que as coisas que alegam serem os obstáculos, são desculpas esfarrapadas, inventavas a cada post que fazem, só para poderem justificar a sua posição… argumentos de “pequenez” que se inventam para tentar desacreditar (provavelmente) a pessoa com mais crédito no mundo. Parece-me claro, que uns nasceram para fazer, outros para dizer mal e ficar a ver o que os outros fazem.
    O Elon Musk está a fazer veiculos para ir a Marte… tenho a sensação que quando pensa escavar um buraco, sabe fazer. Ainda mais, quando cria uma empresa só para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.