Uma das distribuições Linux mais aguardadas nos últimos meses é sem duvida o elementary OS Freya. Depois da última versão Luna e de ter mudado o nome de Ísis para Freya (nome da Deusa nórdica do amor e da beleza) este versão promete impor-se no mundo Linux e quem sabe “derrubar” distribuições como o Ubuntu ou o Mint no campo da popularidade/usabilidade.
O elementary OS Freya, versão beta, foi disponibilizado em Agosto de 2014 e hoje a equipa responsável por este projecto lançou a versão final.
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel , garante um bom desempenho e é bastante estável.
Principais Novidades
Pantheon
Com o elementary OS Freya, através da funcionalidade multitasking view o utilizador pode ter uma visão organizada de todos os ambientes virtuais e das aplicações que estão abertas em cada um desses ambientes.
Slingshot
O launcher Slingshot tem agora também suporte para plugins o que permitirá melhores pesquisas e novas funcionalidades e também quicklists.
3 novas aplicações
Com a versão final do elementary OS Freya foram integradas também três novas aplicações: Calculator, Camera and Videos (Audience) e Photos.
Calendário
A aplicação calendário sofreu também algumas melhorias ao nível da interface e já traz suporte para o Google Calendar & CalDAV
Outras novidades
O OS Freya é baseado no Ubuntu 14.04 LTS Enablement Stack e vem com o Linux Kernel 3.16, Xorg server 1.15.1 e Mesa 10.3.2. Esta versão tem também um novo sistema de notificações, suporte para UEFI/SecureBoot e foram corrigidos mais de 1.100 bugs.