PplWare Mobile

EDP alerta para fraude electrónica com recurso a facturas falsas


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Dumitru Toderici says:

    filhos duma … so sabem fazer mal as pessoas! é boa a ideia de passar por cima do link para ver qual o site para que vamos ir, mas muito nao prestam atençao a isso! Muito boa materia PPlware!

  2. carlos says:

    o meu pai recebeu esse e-mail e aquilo descarregou um .exe que ele executou, tentei procurar algum processo em execução que me parecesse errado mas não encontrei nada, alguem sabe que ficheiros são colocados apos a instalação desse .exe?

  3. SGomes says:

    O melhor seria mesmo formatar, nunca se sabe que vírus pode ter entrado que tipo de informação estará a recolher…

  4. Fernando says:

    Chinesisses….

  5. Miguel says:

    é tão bom usar LINUX :))))

  6. jpng81 says:

    O que me irrita, é que aqui na empresa, as pessoas que não percebem um boi do assunto ainda se punham a reencaminhar o mail para ver se as outras pessoas conseguiam abrir o anexo. dasss.
    O que me valeu foi o kaspersky, bloquear.

    • eu says:

      LOL demais, embora seja chato para ti. mas para certo tipo de pessoas devia-se obrigar a tirar uma licença antes de terem um PC.

      • Gerardo says:

        Olhem que este e-mail até que estava bem feito. Claro que em 10s percebi o problema, mas ainda me confundiu nos outros 9. Ainda por cima a pessoa tinha estado na EDP a resolver um assunto e activou a factura electrónica 😀

  7. Tinha acabado de ler a noticia. Fui à minha pasta spam do gmail e tinha lá uma factura da EDP, igualinha a esta. Tentei abrir o PDF e fui ter a uma página já bloqueada.

  8. Miguel says:

    Também recebi, no meu android dava pág não encontrada ao tentar descarregar no meu mac vi que era um executável, por isso vi que era treta.

  9. Jorge says:

    Também recebi este e-mail, e na altura desconfiei logo porque não recebo facturas electrónicas da edp.
    O que não percebo é que a origem do e-mail, no cabeçalho, no campo “De:” aparece “Factura Electronica “, como é que a mensagem vem de um domínio “@edp.pt” ?
    Alguém pode explicar como se verifica este tipo de situação, ou isto quer dizer que vem mesmo de alguém dentro da edp?
    Obrigado.

    • André Silva says:

      Procura por email spoofing e vais ver porque é que aparentemente a mensagem foi enviada do servidores da edp.pt quando na verdade não veio.

      A melhor análise que podes fazer é olhar sempre para os endereços completos para onde és enviado, e garantir que são mesmo da empresa(neste caso edp.pt ou edp5d.pt, como diz o artigo). Se tiveres algum conhecimento de redes, em especial dos protocolos de email, ver os cabeçalhos também traz informações úteis, para obter endereços IP dos quais o servidor de destino recebeu a mensagem, e compará-los com os do domínio de envio (isto nem sempre funciona, porque pode haver intermediários para o envio de email).

  10. Sérgio says:

    Ontem reparei um computador devido a esse e-mail, o utilizador estava preocupado em perder os dados todos no pc, visto que quando ele clicou no dito link perdeu todos os dados, que na verdade estavam ocultos.
    Para não ter mais preocupações a melhor solução foi a de formatar o computador depois de fazer o backup dos mesmos.

  11. RM says:

    Boas!

    Se forem ver nas fontes do email encontram que o email enviado por:

    Return-Path:

    afinal é enviado de:

    Received: from unknown (HELO MAIL2.geoagri.com.br) ([200.206.46.82])

    Penso que seja assim. Mas os mais geeks podem explicar melhor.

    RM

  12. Manuel Quinta says:

    Também já recebi este. Tenho recebido também alguns semelhantes do Bradesco pedindo que actualize os dados da minha conta. Além de não ter conta no bradesco, o português do mail é tão mau que não convence.

  13. Redin says:

    Mais uma vez, isto com o meu projecto anti-spam não chegava sequer as vossas caixas de correio.
    Estou com serias dificuldades em conseguir um programador que acredite no meu estudo e divida os créditos comigo.
    Empresas como a CISCO e Anubis Networks só ainda não ficaram com o meu projecto porque não lhes consegui mostrar o trabalho final em forma de software. De resto continuo a acreditar na possibilidade de tal vir a acontecer porque nunca tive (repito) nunca tive criticas negativas destas ou de qualquer outros contactos.

    Para qualquer contacto, redinpais( at ) yahoo.com
    messenger: redinpais@yahoo.com
    skype: redinpais

    Cumprimentos.

    • Vítor M. says:

      O teu projecto é muito bom, não sei porque razão até hoje uma grande organização não deu luz verde a isso.

      • Redin says:

        Em parte respondi a isso em cima. Falta a parte mais importante que é o software já desenvolvido para colocar à apreciação deles.
        A outra razão que eu acho que não deverá ser aceite por algumas organizações, será apenas àquelas que tem todo o interesse em garantir um grande numero de tráfego para a sua sobrevivência e o meu projecto acaba com uma percentagem bem acima dos 80%.

        Mas estou confiante que a vertente “cliente” dos ISP’s iriam aplaudir.
        Se nos pusermos a imaginar uma queda brutal de proliferação de vírus e fraudes, veremos logo qual a utilidade que virá a ter um software deste tipo tanto para empresas clientes como particulares.

        • RD says:

          Acima dos 80% não me parece nada de especial, sendo que a maioria dos sistemas de protecção de email se situa acima dos 98%… basta ver o site de testers independentes Virusbtn.com…

          • Redin says:

            Pois, até que eu já estava a espera de uma resposta desse tipo. Eu não ando a dormir por aqui e também leio as noticias.
            A diferença é se queres que os 80 ou os 98% de que falas andem a circular na rede ou se não é preferível que fiquem retidas no remetente até que tu (leia-se “os destinatários”) decidam depois se as querem receber ou não.
            Esta é uma (de entre muitas) das diferenças do meu projecto.

          • Redin says:

            N.A. Consigo provar como elevar os valores para uma taxa de 100%. E aqui não existem falsos positivos nem negativos.

  14. Carlos (calo) says:

    Tambem fui contemplado mas desconfiei porque as duas contas que tenho não tem fact eletronica.
    Agora de quem é??

  15. johnito says:

    + 1 feliz contemplado 🙂

  16. Mr. Antunes says:

    Já tive um cliente a imprimir esse email, deve ter estranhado alguma coisa, lol
    Para a próxima já posso ser bom samaritano e avisar o incauto 😉

  17. E. Mendes says:

    Eu também recebi este email, e por pouco ia caíndo uma vez que costumo receber a factura da EDP por email, no entanto achei estranho que ao passar o rato por cima do link não aparecesse um PDF (como devia ser normalmente) com a factura, mas sim o link estranho. Como fiquei desconfiado, fui ver se o código de local de consumo condizia com as anteriores facturas, confirmando assim que eram completamente diferentes.

    Deixei ficar o email para mais tarde ver isso, e hoje “rebenta” este alerta da EDP.

  18. Arlindo says:

    Agora tentei aceder ao site da EDP e está offline. Terão sido Hackers?

  19. Arlindo says:

    Não é que eu me disponibilizasse para o fazer… mas bem que mereciam um MASS DoS de toda a gente que tem Internet em Portugal. Liberalização igual: AUMENTO DO PREÇO. Ainda me que enchia o deposito do carro com 35€. Houve a dita “liberalização”. Agora gasto quase 80€

  20. viroquai says:

    Qualquer máquina serve para mandar mails…

    O melhor controlo são os certificados digitais ou digital ID… mas lá está, só quem paga “é de confiança”. Isto iria permitir que o servidor, ao receber o mail, iria verificar se a entidade emissora teria um certificado válido emitido por uma entidade válida, senão… devolvia o mail.

    Entretanto “vivemos” na selva… para o melhor e para o pior…

  21. ElectroescadaS says:

    Pois eu sou do contra, faturas via correio e em caso de duvida ligar para os serviços correspondentes (e não sou antiquado)…

  22. Rui says:

    EDPOnline

    Um reembolso de 280,00 euros aguarda-o nos nossos serviços,
    na sequência de um erro de facturação do nosso servidor ocorrido durante as suas últimas operações.
    Edponline pretende reembolsar o seu dinheiro na íntegra.

    Clique no link abaixo para obter seu reembolso

    Informações de reembolso

    obrigado

    @ Copyright 2016 – EDP Energias de Portugal. Todos os direitos
    reservados. v2.1.21230

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.