EA anuncia números de vendas digitais vs físicas!
Vivemos tempos de crise, como todos sabemos. A crise afecta-nos e afecta também as editoras e distribuidoras de jogos. E como tal a opção de digital vending torna-se cada vez mais apetecível, seja para as editoras/distribuidoras que assim reduzem custos, como para a comunidade gamer que assim adquire jogos por valores mais atractivos. Steam, Xbox Marketplace, Playstation Store são os principais exemplos deste modelo de negócio.
É precisamente neste contexto que a EA apresenta então as suas expectativas no que toca a vendas digitais versus vendas físicas.
Recentemente, Eric Brown CFO da EA fez algumas declarações aferindo então da importância dos jogos para PC e da cada vez maior relevância das vendas de DLC nas contas da empresa.
Falando na Credit Suisse 2010 Technology Conference, Brown anunciou que "A principal growth driver has been downloads for extra content, which includes microtransactions for free to play games. This would include Playfish, map packs for 360 and PS3 games."
Um dos outros aspectos realçados foi precisamente a colecção virtual de cartas de FIFA Ultimate Team que potenciou e de que forma o comércio online nos últimos títulos com a chancela FIFA, "There's really no limit to the card packs that you can purchase. we've seen people paying $500, 800, 1000 on digital trading cards so they can get the best possible line up of teams. This has driven net digital revenue of FIFA from $15 million for FIFA 09 to $31 million for FIFA 10. We don't know where the number's going to end up for FIFA 11, but we do know that we've sold more packaged goods units."
Com um contributo bastante significativo também, Brown mencionou que aparecem os "full game downloads... primarily of PC products. What we're starting to see, especially for first person shooter titles like Battlefield Bad Company 2 is a higher propensity for people to purchase the PC client digitally. This is an area where with our first person shooter games, our Sims franchise and others, we've been able to grow our digital business."
Brown afirmou que perto de 750 milhões de dólares das receitas da companhia derivam directamente de comércio online, contrastando com os 430 milhões de dólares de há 2 anos. De realçar ainda que a plataforma PC foi o maior contribuidor destes valores de receitas, com as consolas aparecendo muito idênticas nos valores apresentados.
Brown afirmou que a EA se encontra motivada para atingir a meta de "more closely match the 40/60 per cent digital/packaged goods split that we see in the worldwide market today. Overall we're growing our digital business by more than 30 per cent per annum. In the first half of fiscal 11 we grew our total digital revenue by 35 per cent year over year. We're actually taking share in digital revenue over all."
Brown adianta ainda que espera bons resultados do próximo MMO, Star Wars: The Old Republic, que aparentemente terá data de lançamento para 2011, "The biggest add in our digital portfolio next year will be the launch of the Star Wars massively multiplayer online game."
No geral, a EA encontra-se optimista em relação à industria, "We're expecting to see a contract in standard definition software, from just under $14 billion to $10.5 billion. We're expecting to see growth on the high definition platforms from $11.4 billion to 13.3 billion." havendo a noção de que parte do crescimento da industria pode ser atribuída ao PS Move e ao Kinect, "Those motion controllers are off to a great start and what we like about it is it just reaffirms the thesis that the high definition consoles will see an extended life cycle."
Em moldes de fecho ainda admite que um outro mercado interessante será o de artigos em segunda mão, que segundo valores apontados, cresceu de 3.8 biliões de dólares no ano passado para 4.3 biliões de dólares.
A EA aponta então para 40/60% o rácio de receitas pelos suportes digital/físico.
Este é um tema que não é de agora. Sendo o preço dos jogos uma das principais criticas apresentadas pelos consumidores, esta é, sem dúvida, uma alternativa que faz certo sentido. É claro que apresenta debilidades e limitações que ainda faltam corrigir ou estudar, mas penso que tem tudo para se tornar num modelo de negócio ainda mais relevante e útil, tanto para o cliente final, como para as companhias de distribuição. Qual a vossa opinião?
Este artigo tem mais de um ano
Este fds comprei o Left 4 Dead via Steam
Gamespot Score: 9.0
Preço 3.5€
Pensem nisto…
*Left 4 Dead 2
@ Rui “ALL” Sousa
És cliente assíduo da Steam? O que tens a dizer acerca do serviço deles? Da lista de produtos exposta? Das notificações e instalações de patches? Para ti quais os pontos menos fortes dum serviço como o Steam?
Eu posso responder a essas questões, sou cliente assíduo.
O serviço deles é muito bom, têm uma enorme lista de produtos, as notificações e instalações são automáticas e quase nem se notam. E fazem saldos do outro mundo. Esta semana que passou comprei o Batman Arkham Asylum Game Of The Year Edition por 10,2 € e todos o King’s Bounty Platinum Edition por 7,5 €.
Steam é fantástico. o serviço tem muita qualidade, e os preços são sempre mais baratos, e eles ainda fazem promoções incríveis de X em X tempo.
” e os preços são sempre mais baratos”
Nem sempre.
Já me deparei com situações em que fica mais barato comprar o jogo em formato físico.
Até À uns dias o cod4 era um deles.
o steam é excelente.em jogos novos é caro (ao mesmo preço das lojas; acho que as editoras metem tudo ao mesmo preço de maneira a não chatear as lojas fisicas de retalho, que ainda tem muito poder), mas faz regularmente promoções brutais, em que jogos recentes estão a menos de 10€. e depois, os updates dos jogos sao automaticos, e se a tua placa grafica for ATI, até de faz o update das drivers da placa. é “A” loja de jogos digitais para pc
Muito extenso o post…
@fran
Compreendo o que queres dizer, mas gostaria de relembrar que este assunto é muito mais extenso do que apenas isto. Este artigo, embora mais direccionado, como é óbvio para a comunicação oficial da EA, acaba por poder ser um bom tema de discussão sobre a Distribuição Digital versus a Distribuição Física dos jogos e mais-valias e menos-valias de cada uma.
Quem ganha mais? Como é que o consumidor final fica melhor servido? E quem não tenha Internet banda-larga ou mesmo não ter Internet?
São tudo questões que ficam no ar .. e era sobre isto que gostava de ouvir a vossa opinião.
Obrigado!
extenso em que sentido? nao tem uma dimensao maior que a media… as fotos é que enchem, de resto.
ha cada post, enfim
Eu prefiro digital visto que Portugal a nível físico para a Xbox 360 é muito fraquinho…
@Marco Santos
És consumidor do MArketplace, deduzo?
Tal como questionei ao Rui “All” Sousa mais acima coloco-te as mesmas questões … o que achas do serviço? Quais as mais-valias? Em que situações vês que este tipo de serviço deixa de fazer sentido e quais as em que faz mais sentido? Sentes que é uma mais-valia?
Dá-me o teu feedback …
Obrigado!
No marketplace xeguei a encontrar jogos mais baratos do que nas lojas portuguesas 10€.
Posso fazer os downloads dos jogos enquanto jogo para o disco da consola ou para uma pen usb.
Não existem todos os jogos para download mas muitos dos grandes títulos estão lá e existem jogos no Arcade espectaculares como o Limbo e alguns que é bom relembrar, principalmente para quem não teve consolas da Nintendo, como o Banjo Kazooie.
Acho que existe DLC para todos os jogos, nem que seja cenas para o Avatar (roupas, acessórios), o que foi a minha razão principal para nunca crackar a consola.
Alguns jogos podem ser comprados por cartão de crédito ou por XBOX Live Points.
Tudo o que é Arcade e DLC só pode ser comprado por XBOX Live Points, o que se torna melhor para quem não gosta de usar cartões de crédito online.
Os Points podem ser comprados na FNAC por exemplo, o que resolve o problema das prendas de Natal 🙂
1 ano de Gold Membership para poder jogar os jogos online fica por 5€ mês, menos que isso fica mais caro, mas para uma consola que tem Halo e Gears of War não acho muito
Eu trabalho na área de informática por isso o que vou dizer é um bocado duvidoso mas para mim faz todo o sentido ter este tipo de serviços, porque diminui os custos dos jogos e tem uma vantagem muito grande… os cd’s riscam e depois de comprarmos os jogos podemos estar sempre a fazer download :p
mas quem é que ainda compra jogos em portugal? fui chulado uma decada por ca, ate ao dia em que me lembrei que a inglaterra tambem fazia parte da união europeia, e passei a comprar 99% de todos os jogos la
Putos,
Peçam as vossas mães os playmobiles e os legos que os papas sacam os jogos de borla para os PC’s.
Quem ganha mais?
Ganha sempre quem os comercializa, vamos tirar negocio as pequenas casas (Worten, RP, e afins, pequenas hã?) de comercio.
Explica-me como dou uma prenda de natal ao meu filho, sem lhe dar a caixa e embrulhada?
um pouco manhoso este assunto.
Cumps.
@Allright
É exactamente esse o tipo de discussão que faz sentido acerca duma temática destas.
Tendo sempre a noção que em ultima instância quem mais ganha serão as distribuidoras, através destes serviços não concordas que o consumidor final também ganha? Tanto no PC, como na Playstation ou na Xbox?
Um outro ponto que focaste é pertinente … a oferta de jogos … Embora a própria Steam já o permita fazer, é uma boa questão … nós sabemos como é importante o “sentir” algo quando nos é oferecido …
Olá, tudo bem?
Meu nome é Ricardo Rosa, trabalho na Produção online do Avesso, um programa que mostra os bastidores das ações de comunicação de grandes marcas.
Fiz uma visita ao seu blog e queria dizer que está de parabéns pelo trabalho que está fazendo.
Nós desenvolvemos parcerias com diversos blogs da área de comunicação, moda, design, sustentabilidade, esportes entre outros, e gostaríamos de ter você e o blog como parceiro Avesso.
Caso tenha interesse, por favor entre em contato.
Um grande abraço.
Obrigado!
Ricardo Rosa
Gostei da atitude do Paulo a “obrigar-nos” a continuar a discussão. Eu realmente sou um gd consumidor de jogos steam, sp que surgem este tipo de oportunidades eu aproveito e chego a comprar para amigos meus como fiz no caso do L4D2. Por o preço que estava, era sem duvida uma oportunidade a não perder.Focando agora em algumas perguntas aqui colocadas e opiniões referidas, o serviço steam nunca me deixou ficar mal, é eficiente, mostra ao utilizador aquilo que interessa. Nunca utilizei outro servico do genero contudo focando-me no que tenho conhecimento. Todos sabem as suas capacidades contudo vou referir alguns downsides como as limitacoes encontradas na lista de amigos, a velocidade de download “reduzida” (dificilmente passa 1Mb/s), e por ultimo um ponto que eu achava crucial o factor de multiplataformas que foi algo agora alcançado pelo menos em alguns dos jogos. Foi sem duvida a melhor aposta que o steam poderia ter feito, deixando de lado alguns dos downsides que a transição para um Mac tinha.
Quanto ao facto de k preço realmente baixar o o consumidor final. Sim, baixa. Baixa tanto p o consumidor como para o produtor ou distribuidor, maybe not. Mas continua a ser rentável p nos consumidores.
Qt à inexistência de o bem material na nossa posse, é algo q será ultrapassado com o tempo, da mesma maneira como agora nuncs vimos o dinheiro que realmente temos. É verdade q é uma desvantagem, n digo que não, mas ainda existem os bonecos, bicicletas, consolas. ^^
Agora deixo eu a questão no ar, ate que ponto esta industria ira sobreviver com a existência de projectos como o OnLive, e mais recentemente em Portugal o Meo Jogos (o qual o pplware com a sua parceria com o sapo já deveria ter feito uma review 😉 )
Nota: Soz mas isto de escrever textos grandes num iP nem sp ajuda a contenção do texto.
@ Rui “All” Sousa
É precisamente por isto que aqui estamos todos … para potenciar, não só a divulgação de noticias, artigos e análises, mas também para potenciarmos a interacção com quem nos lê.
Agradeço a resposta e realmente concordo com tudo o que indicaste. Concordo que com a entrada em cena de players como o Meo Jogos e provavelmente mais tarde com o Google TV e seus serviços, a diversidade irá aumentar e será realmente interessante verificar como as coisas evoluem. Bem apontado.
Quando ao Meo Jogos e à Análise do Pplware, é uma “provocaçãozinha” que gostei particularmente … o que me faz realçar novamente que é precisamente este o espírito do Pplware. A troca e a cobrança da parte de todos os intervenientes.
Quanto ao ponto especifico do Meo Jogos vamos aguardar para ver se num futuro próximo aparecem novidades …
Obrigado e cumprimentos!
Quando menciono o Google TV, pretendo dizer que há serviços na área dos videojogos que poderão ser disponibilizados através do “suporte” TV. Ou seja, poderá daí vir uma nova alternativa ao mercado digital de videojogos.
Outro pormenor importante é o facto de muitas editoras/distribuidoras também terem os seus títulos disponíveis para venda nos seus sites.
Por sua vez começam a aparecer também associações menos prováveis como por exemplo a noticia que saiu recentemente do interesse do site da Playboy em vender no próprio site um jogo, Poisonville:
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=6958&highlight=playboy
Boas,
Acho que a via “digital” vem responder a algumas almas que dizem sempre que é caro!
Por um lado (eu por exemplo) é sempre porreiro ter a caixa, manuais, “goodies” que vem com um bom jogo, se tiver que pagar 50€ por isso tudo… Que seja. Também existe o ppl que simplesmente quer jogar e sendo assim sempre pode optar por comprar online a preços bem mais reduzidos. Tenho alguns títulos disponíveis na steam que paguei uns belos “eurus” por eles, agora quando vou instalar esses jogos no computador o cd/dvd fica guardado. Tenho visto também os mesmos jogos a preços da chuva, tipo o CS:S que já o vi por 3€ na steam.
Mas acho que um dos futuros possíveis passa por muitos jogos já existentes (maioria MMORPG) que tens o jogo gratuito e depois se queres “armamento” melhor tens que comprar, até podem dizer que não funciona, pagar por isso mas olhem o exemplo do WOW que se paga todos os meses e mesmo assim é um dos jogos mais jogados a nível mundial.
Já que estão a falar da Steam vou deixar a minha opinião.
Sou cliente da Steam há algum tempo, e não tenho queixa absolutamente nenhuma.
O serviço é simples de usar, nunca me deixou ficar mal e, ao contrário do que disseram aí em cima:
– Os jogos quando saem, normalmente ficam mais baratos do que nas lojas, porque ficam com 10% de desconto se fizerem Pre-Order (isto na maioria dos casos, há excepções claro…)
– A velocidade de download é espectacular. Saco sempre a 2.0MB/s que é o máximo que a minha internet dá.
– Os descontos são BRUTALÍSSIMOS. Reparem neste desconto que teve lá há alguns meses: GRID, DiRT, DiRT 2, FUEL e TOCA Race Driver 3 a 16€ e qualquer coisa, TODOS!
– Aproveitem a época de Natal, que é onde eles fazem os maiores descontos. Está aí a chegar 😉
Concluindo, sem dúvida que é o futuro, na minha opinião claro 😉
Aproveito o vídeo de apresentação (FIFA10) e pergunto se alguém sabe fazer aquilo no Fifa 11. Ou seja criar uma equipa com jogadores conhecido á minha escolha.
Cumps
Não uso Steam, e não planeio usar o steam (assim como qualquer outro sistema de implementação de DRM)
Tenho deixado de comprar por várias razões sendo as principais o raio do DRM, e os elevados preços pedidos por eles.
Só compro quando vejo nalguma loja fisica algum jogo que me interesse, que esteja abaixo dos 10€ e que não tenha DRM, ou um DRM pouco intrusivo (serial, cd na drive).
Tirando isso e em termos de distribuição online tenho utilizado o GOG, que além de não ter DRM tem preços e promoções muito jeitosas.(se algum dia quiserem posso fazer uma review ao serviço.)