E a crise?
Portugueses levantaram 20 mil milhões de euros no Multibanco em 2004.
Foram efectuados 337 milhões operações de levantamento de dinheiro nas caixas de multibanco o decorrer do ano passado, num total de 20 mil milhões de euros, revela um estudo da Marktest.
De acordo com a mesma fonte, que cita dados da SIBS, no final de 2004 existiam em Portugal 10.108 caixas Multibanco (ATM), sendo mais de um quarto deste total estava concentrado na região da Grande Lisboa.
Em 1994 eram pouco mais de 3 mil as ATM disponíveis em Portugal, um número que aumentou a taxas anuais acima de 10% até 2000 e que cresce agora a um ritmo de 5%.
No ano passado foram efectuados 337 milhões de levantamentos, o que correspondeu a 20 mil milhões de euros. Cada habitante terá, em 2004, realizado 32 operações de levantamento nos ATM, no valor médio de 5 euros por dia. O valor médio dos levantamentos em Portugal foi de 59 euros, tendo este valor oscilado entre os 49 euros de Coimbra e os 84 euros em Vila do Bispo.
Fonte: Jornal de Negócios Online 2005-08-24
Neste Natal, foram batidos todos os recordes de levantamentos de dinheiro através do Multibanco. No dia 23 de Dezembro, foram levantados 115 milhões de euros nas caixas de todo o país. Qualquer coisa como vinte e três milhões de contos. O valor mais elevado de sempre.
Este mês, até ao dia de Natal, os portugueses levantaram mais de 1700 milhões de euros.
Para além disso, pagaram compras através de cartão de débito no valor de 2700 milhões de euros. Dados que contrariam a crise e indicam que os portugueses estão a gastar mais dinheiro.
Para os economistas, esta pode ser uma boa notícia. isto porque o aumento do consumo pode ajudar a economia a recuperar.
Este artigo tem mais de um ano
crise!!!!!
isso é so pa assustar o povo! não são as pessoas que não tem dinheiro, os produtos é que valem muito. mas mesmo assim com as estatisticas apresentadas da pa ver que os portugueses tem dinheiro, logo portugal tambem tem!
eu digo isso e não so portugues 😉
ah escrevi sobre isso no meu blog (não é spam visto não meter o link do blog aqui 😀 ) mas muito antes destes resultados.
Crise é para alguns, portugal tem dinheiro mas está mal gerido.
Algumas pessoas têm sentido a crise eu por exemplo ando sem trabalho a meses quando raramente parava e se fosse só eu era na boa mas vejo mais amigos na mesma situação.
Outra coisa curiosa, não dizem ai as familias que passam fome para comprar prendas no natal… e acreditem não falta dessa actitude em portugal…Prendas 1º, comida e bens necessarios depois.
Mas isto sou eu. Ah e tal desejos de um 2006 cheio de saude, amor e dinheiro.
“115 milhões de euros no multibanco num só dia!!!”
Se repararem bem esse valor equivale a perto de 20 e poucos milhoes de contos o que na realidade são apróximadamente 2 contos por pessoa… acham muito na vespera de Natal cada português levantar 10 euros ? Eu não… Não percebo qual é o alarmismo… é por usarmos muito o MB em vez de dinheiro vivo? Ou será falta de notícias?
Pedro acho que não podes dividir o valor por todos os portugueses.
Há muita gente que não tem mb.
Imagina que foi só um 1/3 dos portugueses que usou o mb…
É verdade, mas discordo que só um terco dos portugueses tenha um MB, aliás esse é um facto que é ocultado(…) na notícia e que daria jeito para podemos fazer uma avaliação com sentido. Acho que se tratou mais de uma notícia sensionalista que a comunicação social agarrou.
Não me preocupa nada…nadinha mesmo, que se levantem 115 milhões num dia, numa hora ou num minuto.
O que me aborrece e MUITO é ver todos os dias gente a perder a esperança de uma vida melhor.
Que venha o abismo!