Diga adeus ao NIB já na segunda-feira! IBAN será o substituto
É já na próxima segunda-feira, 1 de Fevereiro, que o NIB (número de identificação bancária) vai desparecer dando lugar ao IBAN (código internacional de identificação de conta bancária).
Todo o processo deverá ser transparente para quem faz transferências bancárias, não devendo existir qualquer cobrança adicional num processo de conversão do NIB para IBAN.
Até agora para fazer uma transferência bancária os clientes usavam normalmente o NIB. O IBAN era normalmente usado nas transferências entre contas de países diferentes. Agora o NIB dá lugar ao IBAN e a partir de segunda-feira todas as transferências devem ser realizadas com base neste último.
O banco de Portugal alerta os Organismos da Administração Pública e as empresas que caso não utilizem o IBAN como identificador das contas e o formato ISO 20022 XML na comunicação com os seus bancos estarão impossibilitados de concretizar transferências a crédito e débitos diretos, como por exemplo, pagamentos de salários, pagamentos a fornecedores ou cobranças de bens e serviços.
Sabe-se ainda que o NIB não desaparecerá por completo, pois poderá ser usado nas transferências feitas na rede Multibanco, usando contas nacionais.
Qual o formato do IBAN?
O IBAN (International Bank Account Number) é uma estrutura normalizada de número de conta de pagamento, cujo conceito surgiu conceptualmente no final da década de 90 no seio do European Committee for Banking Standards (ECBS), tendo-se consagrado como um standard internacionalmente aceite com a publicação da norma ISO 13616.
No caso particular das contas de pagamento domiciliadas em Portugal, o IBAN é composto pelo NIB (Número de Identificação Bancária), que corresponde ao BBAN português, precedido pelo código de país (PT) e por dois dígitos de controlo (no caso português, estes dígitos são sempre ‘50’).
O NIB é composto por 21 dígitos, sendo os primeiros quatro relativos ao código de agente financeiro atribuído pelo Banco de Portugal, seguidos de uma referência de quatro dígitos atribuídos pelo PSP, de 11 dígitos referentes aos números de conta e, por fim, dois dígitos de controlo.
Via Banco de Portugal
Este artigo tem mais de um ano
E quem tem transferências pelo NIB, nomeadamente do paypal a serem processadas? Como funciona?
Cmprs.
Nada muda, os bancos convertem internamente para IBAN.
Ótimo.
Obrigado.
Cumprimentos.
IBAN? nao tinham nome mais bonito para lhe dar, parece negócios de Talibans XD
International Bank Account Number
IBAN não é um nome, é uma sigla e nem foi inventada por nós…
International Bank Account Number
Por acaso é um acrónimo e não uma sigla :p
IBAN e SWIFT CODE (BIC)
E assim se usa o sistema SEPA, em que os custos de transferências internacionais são iguais às nacionais.
Para transferências internacionais pedir/dar sempre o IBAN e o Swift CODE (tb chamado BIC)
ai vai acabar !!!! enfim
que medo
Adeus NIB
outro
Tanto alarme para dizer que puseram antes do NIB o código do país? No nosso caso PT50
Até parecem os profetas da desgraça. Há muitos meses que faço transferências pelo homebanking e antes do local do nib, já lá vivia o PT50.
Bem, basicamente o IBAN não é nada de novo já está em utilização desde 2014 nas transferências SEPA e para transferências internacionais sempre foi usado junto com o BIC SWIFT.
O que muda agora é o NIB deixar de ser utilizado, passa a ser apenas o IBAN.
E mesmo assim, numa primeira fase, nos ATM’s ainda se pode utilizar o NIB para transferências entre bancos com actividade em Portugal.
É mais uma noticia dos meios de comunicação para gerar mais duvidas que respostas!