Detido em Espanha criador de vírus para telemóveis!
Agentes da Policia Nacional detiveram em Valência um jovem, de 28 anos, acusado de criar e difundir na rede móvel mais de 20 variantes de um vírus, que afectou telefones de gama alta, dotados com sistema operativo Symbian. É a primeira vez que se deteve em Espanha um criador de vírus que actuava neste tipo de tecnologia, segundo dados das operadoras foram afectados até ao momento mais de 115.000 pessoas.
Segundo informou o departamento de investigação tecnológica daquela policia em comunicado, os vírus são baseados nos famosos ‘CommWarrior’ e 'Cabir', que já afectaram alguns telefones móveis no mundial de atletismo de Helsínquia em 2005. O contágio propaga-se através do bluetooth enviando mensagens multimédia a todos os equipamentos no seu raio de acção e envia também as mesmas mensagens a todos os números da lista de contactos do telefone, inclusive vai ao ponto de enviar aos números que figuram na lista de chamadas efectuadas e recebida.
A mensagem multimédia apresenta-se em vários temas, desde conteúdos eróticos, desportivos, noticiosos, tudo camufla o vírus que se instala no dispositivo assim que a mensagem é aberta. O autor dedicava o vírus à sua noiva “Leslie” no próprio código, nome que deu origem à operação policial “Leslie”
Fonte: El Mundo
Este artigo tem mais de um ano
A pena devia ser a prepétua sem telemovel para o menino aprender hehehehe
Estou a imaginar as conta no final do mês!!!
“Leslie” 4ever!!
Gostava de saber o motivo de se ouvir esta mesma propagação em sistemas Symbian e não em sistemas Microsoft…. axo estranho!!
A esses meninos era aplicar a lei islâmica de se cortar a mão e por aí fora, não se estraga telemóveis de gama alta que tanto custam a comprar á maioria das pessoas .
Bem Haja
Carlos
Radicalismos á parte… qualquer pesquisa no google e os virus em questão são limpos! E os equipamentos não ficam danificados!
“Telemóveis de gama alta que tanto custam a comprar”…
Se tanto lhes custa a comprar, então se calhar é porque deviam gastar o dinheiro ou em telemoveis baixa/média gama.
Telemoveis de gama alta é para quem pode, não é para o zé povinho que se quer fazer passar por algo que não é.
Acho que quem pode comprar telemoveis de 500, 700 ou 1000 euros, também deve ter dinheiro para outro, LOL.
A malandragem deste calibre deveria ser penalizada 😉
En viá-los p/ o Afeganistão por exemplo, hehehe
Na notícia quando falam em gama alta referem os equipamentos que já possibilitam MMS e 3G logo será mais “média/Alta”
Até dedicava os virus a noiva..q chefe!
Tenho uma colecção de vírus, aliás… alguns deles adaptei em Python e C, é preciso é ter o AV desligado senão para tudo!
Mas o problema aqui é mais uma vez o “utilizador”. Os utilizadores é que são estúpidos, parvos e burros e mais umas quantas coisas, ora aceitam mensagens por BT de desconhecidos? Parvos!
Eu nem os e-mails desconhecidos abro, tenho vários ALIAS redireccionados para o meu e-mail que filtra tudo e mais alguma coisa, tudo bem configuradinho… e quando abro e-mails de amigos é tudo com Browser com ActiveX e JavaScript bloqueados, e a monitorizar o sistema.
Custa alguma coisa? Custa… 90min no Google a a ler algumas partes de uns eBooks!!! E depois já me sinto mais seguro.
Se as pessoas não querem aprender, então que sofram! Eu no meu N-gage tenho 2 variantes, Trojan e Worm, mas também uso Anti-virus no telemóvel, embora só ligue o BT quando é para “sniffar” ou partilhar ficheiros com contactos fidedignos.
Enfim… é o Holocausto, pobre do programador, é menos um! Mas hoje em dia qualquer pessoa que perceba de programação e tenha formação em Python e C consegue programar malware para Symbian. E o que não falta pela Internet são dicas e manuais para tal.