Já por várias vezes, foi discutido aqui no Pplware a crescente importância das redes sociais no nosso quotidiano. Talvez, com o Facebook à cabeça, cada vez mais as redes sociais embrenham-se em todas as áreas do nosso dia-a-dia e adoptam uma cada vez maior diversidade de usos, objectivos e missões.
Já presenciámos fenómenos de revoltas sociais despoletadas por elas, já vimos manifestações sociais organizadas por elas, existem n exemplos de empresas/companhias/organizações que usam as redes sociais como montra para os seus produtos/serviços…
Enfim, toda este vasto e maciço uso das redes sociais vai-lhes conferindo naturalmente, uma maior importância, e desta vez venho indicar-vos um estudo relacionado com um outro fenómeno cada vez mais visível e, nos tempos que correm, cada vez mais crucial para a população no geral, e desempregados no particular – Procura de Emprego nas Redes Sociais.
Um estudo levado a cabo pela Lee Hecht Harrison, revelou recentemente que as Redes Sociais Profissionais são cada vez mais utilizadas na procura de emprego.
Assim sendo, a Transitar, empresa especialista em processos de transição de carreira, divulga os resultados do estudo sobre a utilização das RedesSociais Profissionais na Península Ibérica, realizado pela Lee Hecht Harrison, da qual éGlobal Partner exclusivo em Portugal. O estudo conclui que 51 por cento dos inquiridostêm uma conta activa numa Rede Social Profissional, a média de idades dos utilizadoressitua-se entre os 35 e os 44 anos e 75 por cento dos utilizadores possuem formaçãoacadémica superior.
Regista-se ainda uma forte predominância do sexo masculino nestas plataformas.
Longe de serem o recurso definitivo na procura de emprego, as Redes SociaisProfissionais (RSP) afirmam-se cada vez mais como um complemento às ferramentas tradicionais de envio de currículos e entrevistas pessoais, permitindo estabelecer redes de contacto que podem abrir muitas portas. Aos profissionais, dão a possibilidade demostrarem o seu currículo e as suas recomendações a uma audiência global. Já os empregadores encontram nas RSP milhões de possíveis candidatos.
De acordo com o estudo, 55 por cento dos utilizadores recorre às RSP com o objectivo de ampliar a sua rede de contactos, metade utiliza as redes sociais profissionais para estabelecer novos conhecimentos, participar em debates e trocas de ideias que lhes permitam estabelecer contacto com profissionais de ideias similares.
Quanto aos profissionais de Recursos Humanos, 54 por cento afirma ter já recorrido a estas redes sociais para recrutar candidatos, tirando partido dos perfis constantemente actualizados e das referências directas. Porém, 52 por cento afirma poder retirar um candidato de um processo de selecção de acordo com o seu “rasto digital”. Os candidatos devem, por isso, ter especial cuidado com o “rasto digital”, ou seja, com as informações relativas a si publicadas na Internet ao longo dos anos – em espaços como blogues, fóruns, Twitter ou perfis públicos, seja através de textos, mensagens ou fotografias – algumas fáceis de controlar, outras bastante difíceis.
Outras conclusões do estudo indicam que:
- Mais de metade dos utilizadores de RSP desempenham cargos de responsabilidade, como gerência e direcção, nas empresas;
- 55 por cento utiliza as RSP sobretudo para ampliar a sua rede de contactos;
- Metade dos utilizadores de RSP prefere utilizá-las para fazer novos conhecimentos, através de debates com profissionais de ideias similares;
- 47 por cento utiliza as RSP para recolher dados, arquivos ou programas que possam ser utilizados nas suas empresas;
- 32 por cento recorre às RSP para anunciar e promover as actividades das suas empresas;
- para 23 por cento dos utilizadores, as RSP podem ser um meio para encontrarem possíveis fornecedores;
- 20 por cento dos utilizadores crê que as RSP podem ajudá-los a encontrar um novo posto de trabalho;
- 12 por cento dos utilizadores dão outros motivos para utilizarem as RSP, como a fidelização de clientes, ou mesmo o contacto com antigos colegas de trabalho.
Aos utilizadores de Redes Sociais Profissionais, a Transitar recomenda:
- Ter cuidado com o “Rasto Digital”! A presença online de um candidato, em blogues, em fórums, no Twitter ou em perfis públicos, pode ser determinante para conseguir, ou não, um emprego. É fundamental ter particular cuidado comos dados que se divulgam, com as fotos publicadas em espaços online e com outras informações de cariz pessoal.
- Manter os perfis nas redes sociais pessoais e profissionais sempre actualizados. Utilizar nos perfis várias palavras-chave que facilitem as pesquisas online, e pedir aos seus contactos que escrevam recomendações no perfil.
- Melhorar a reputação online. Para isso, o candidato deve “Googlar-se” e procure saber que referências tem na Internet. Eliminar informações antigas e que tenham pouco a ver com a imagem que se pretende transmitir.
- Nas redes sociais privadas, manter sempre activas as definições de privacidade. Tudo aquilo que é publicado na internet – como fotografias e textos – é passível não só de ser visto por potenciais empregadores, como também de ser plagiado ou utilizado sem autorização para fins que lhe podem ser prejudiciais.