Os problemas relacionados com os mecanismos de bloqueio de ecrã têm estado na ordem do dia nos últimos tempos. Inicialmente foi o iOS a apresentar dois problemas (I e II) que permitiam o acesso a partes dos equipamentos. Dias mais tarde surgiu um problema no mesmo mecanismo, mas desta vez associado aos equipamentos Android da Samsung.
A notícia de ontem que dava conhecimento de um novo problema no bloqueio do iPhone, imediatamente depois de ser lançada uma actualização para corrigir esses problemas, veio lançar novamente a confusão entre os utilizadores.
E porque os problemas quando surgem podem atingir os mais diversos fabricantes, é novamente a Samsung a estar debaixo de fogo com mais um problema no bloqueio de ecrã.
O problema agora apresentado é uma adaptação do anterior, mas o acesso ao equipamento, que era limitado, passou a ser total. Após a sua aplicação passamos a poder ter acesso completo ao Android e a todos os dados que estão no equipamento.
A descoberta do problema foi também feita por Terence Eden que novamente a relatou com grande detalhe no seu blog.
A falha apresentada, faz uso da inicialmente apresentada, mas a diferença é que podem agora instalar aplicações e remover definitivamente o ecrã de bloqueio através da instalação de uma aplicação criada para esse fim. Existem várias aplicações de remoção do ecrã na Play Store e qualquer uma pode ser usada.
Ao transitar entre o ecrã de chamada de emergência é possível ter acesso temporariamente ao ecrã principal do Android e aí, em várias iterações, instalar uma aplicação que remove o bloqueio do ecrã.
Vejam no vídeo abaixo a forma como Terence Eden contorna o ecrã de bloqueio do seu Samsung Galaxy Note.
Os passos a serem seguidos e a forma de executarem este procedimento pode ser encontrada abaixo.
HOWTO
- From the lock screen, hit the emergency call button.
- Dial a non-existent emergency services number – e.g. 0.
- Press the green dial icon.
- Dismiss the error message.
- Press the phone’s back button.
- The app’s screen will be briefly displayed.
- This is just about long enough to interact with the app.
- Using this, you can run and interact with any app / widget / settings menu.
- You can also use this to launch the dialler.
- From there, you can dial any phone number (one digit at a time) and place a phone call.
- With Google Play, you can search for apps using the voice interface.
- You can download apps from the app store which will disable the screen lock.
No seu artigo, onde apresenta a falha, Terence Eden explica que este problema apenas afecta a versão 4.1.2 do Android e na versão que acompanha os equipamentos Samsung. A versão similar do Android disponibiilzada pela Google não apresenta este problema.
Segundo Terence Eden existem duas formas de contornar este problema, sendo que uma resolve parcialmente o problema e a a outra trata dele de forma definitiva.
No primeiro caso basta diminuir o tempo definido para a apresentação de animações.
No segundo é recomendado que alterem a ROM do vosso equipamento para outra sem este problema-
O bug tinha sido já reportado à Samsung mas ainda não existe ainda uma solução oficial para este problema, apesar de a Samsung indicar que está a desenvolver uma solução.