Dê um aspecto mais nativo ao aMSN no Ubuntu
O aMSN é conhecido por ser um dos mais completos "substitutos" do Windows Live Messenger para distribuições Linux. Infelizmente, é também conhecido pela sua interface, pouco consistente e pouco ou nada integrada com o sistema operativo, o que, muitas vezes, é factor determinante ao afastar o utilizador para outras alternativas.
Com o objectivo de conjugar uma boa interface com as, já por si, excelentes funções de comunicação do aMSN, decidi criar uma skin para esta aplicação.
O aMSN fica assim mais integrado com um dos mais populares temas do Ubuntu, o Dust, introduzido no Jaunty Jackalope, disfarçando um pouco a interface típica de aplicações Tcl/Tk.
Caso ainda não seja utilizador do aMSN, recomendo-lhe que adicione o seguinte repositório:
deb http://ppa.launchpad.net/amsn-daily/ppa/ubuntu jaunty main
Em seguida, digite o seguinte no terminal:
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 28CBC482
Por fim, instale o aMSN com o comando habitual:
sudo apt-get install amsn
Para instalar o tema, descarregue o ficheiro zip abaixo e copie a pasta Dust para /home/username/.amsn/skins. Seleccione então, no menu Account > Select Skin o novo tema e reinicie o aMSN.
Espero que seja do vosso agrado! Conto com as vossas opiniões para continuar a melhorar este projecto.
Download: aMSN Dust Theme
Este artigo tem mais de um ano
Linux cada vez melhor e com mais programas.
Se a minha placa wireless atheros funcionasse com ubuntu já estava…
Já experimentaste o Jaunty Jackalope? Também tenho uma placa Atheros e, em versões anteriores, era necessário configurá-la manualmente (e novamente após cada actualização do kernel…) mas desde o Ubuntu 9.04 que a placa passou a funcionar na perfeição, sem truques! 🙂
No ubuntu 9.04 tbm não funciona. :S
a minha atheros também me dava problemas no ubuntu anterior, e agora com o jaunty está 5 estrelas. o único problema é mesmo a placa gráfica ati que não é 100% compativel.
Que portátil tens?
Um asus f5rl? Com uma x1100?
Se for é igual ao meu.
Mais uma vez digo ao Ricardo: que bonito!
O Dust é o meu tema favorito de sempre para Ubuntu. Sem dúvida.
Se não fosse o meu contínuo problema de som nos Ubuntu’s já me teria convertido completamente… mas não consigo arranjar solução…
Realmente, a skin estava a ficar demasiado gira para não a partilhares.
Well done.
O aspecto sóbrio deste tema faz lembrar a filosofia MAC… acrescentando os negros e um pouco de “aero” o tema colava-se muito bem a qualquer sistema operativo. Muito bom…
Boa Ricardo!
Não consigo copiar a pasta DUST para a localização /usr/share/amsn/skins que obtenho a seguinte mensagem de erro: “Ocorreu um erro ao mover o ficheiro para /usr/share/amsn/skins” mais detalhes: “Erro ao mover o ficheiro: Permissão negada”. Qual o procedimento para poder arrastar ou colar a pasta descomprimida na localização pretendida?
😉
A pasta correcta para onde deve copiar o tema é: /home/username/.amsn/skin
😉
Ok! No meu caso já tinha o amsn instalado a partir do gestor de pacotes synaptic e a pasta dos skins está em /usr/share/amsn/skins. Será que neste caso devo efectuar uma nova instalação usando o procedimento sugerido acima?
Obrigado pela atenção!
Ambas as pastas são criadas aquando da instalação. Se nâo existir, também a poderá criar e esta será reconhecida automaticamente (não esquecer de substituir ‘username’ pelo seu nome de utilizador). Na pasta /usr/share está apenas a skin padrão. Para copiar para lá este tema terá que abrir o Nautilus em modo de administrador, escrevendo no terminal: sudo nautilus. 😉
Eu devo ser dos poucos que até em Windows uso AMSN. Assim fico com um aspecto melhorzinho e mais dark como eu gosto 😉