CurrentC, um sistema de pagamentos móveis mais seguro
Por Hugo Sousa para Pplware.com
A criação de sistemas de pagamentos móveis através de tecnologia NFC tem sido um tema bastante debatido nos últimos tempos, principalmente pelo impulso que a Apple lhe veio trazer com o Apple Pay, no entanto, este lançamento não foi muito bem aceite nos EUA, e foram já várias as lojas a proibir o pagamento nos seus estabelecimentos com este novo serviço, ou mesmo com o Google Wallet.
Esta proibição vem impulsionada por um consórcio formado por este conjunto de empresas que está a desenvolver o seu próprio sistema de pagamentos móveis, o CurrentC, que segundo eles, "é o mais seguro em todo o mundo".
CurrentC é um sistema de pagamentos móveis criado por um consórcio de empresas americanas com o objectivo de rivalizar com os seus concorrentes directos Apple Pay e Google Wallet.
Com o lançamento agendado para o próximo ano, este novo sistema já começou a gerar alguma controvérsia, porque segundo fontes da própria empresa, informações sobre endereços de correio electrónico terão sido roubados da aplicação CurrentC. Este sistema que está a ser apoiado pela Merchants Consumer Exchange e financiado por empresas como a Walmart, Best Buy, The Gap, entre outras, e tem como objectivo contornar as taxas aplicadas pelos bancos americanos sempre que existe uma ligação directa a uma conta bancária, sendo mesmo apontado como o sistema de pagamentos móveis mais seguro do mundo.
Mas será mesmo este o sistema de pagamentos mais seguro do mundo?
Nos últimos meses foram seleccionados vários utilizadores para participarem no projecto piloto do sistema, no entanto, há uns dias, estas pessoas receberam uma mensagem que coloca em causa a segurança do sistema:
Obrigado pelo seu interesse no CurrentC. Você está a receber esta mensagem porque ou é um participante do nosso programa piloto ou solicitou informações sobre CurrentC. Nas últimas 36 horas, tivemos conhecimento que algumas pessoas não autorizadas tiveram acesso ao e-mail de alguns dos participantes deste projecto piloto. Com base em investigações realizadas pelo pessoal de segurança MCX, apenas os endereços de e-mail foram envolvidos e mais nenhuma outra informação.
Nesse e-mail é explicado também aos utilizadores que a CurrentC nunca pediu informações extremamente pessoais aos seus utilizadores, como é o caso de contas bancárias, números de segurança social ou qualquer outro tipo de informação financeira. Alertando ainda que qualquer pedido de informações desse tipo que recebam vindo da CurrentC não é um pedido fidedigno. Um representante da empresa afirmou que:
Muitos desses endereços de e-mail são contas falsas usadas apenas para fins de teste. A aplicação CurrentC não foi afectada. Nós notificámos os nossos parceiros comerciais sobre este incidente e comunicámos directamente com cada um dos indivíduos cujos endereços de e-mail estavam envolvidos. Nós levamos a segurança das informações dos nossos utilizadores muito a sério. A MCX continua a investigar esta situação e irá fornecer actualizações quando necessário.
Não deixa de ser irónico o facto de a empresa aclamar o seu sistema como o mais seguro do mundo e em paralelo ver um caso destes acontecer.
Irá isto afastar o CurrentC da sua concorrência directa?
Este artigo tem mais de um ano
Vai dar tudo como a Google… Centenas de motores de busca e vai dar tudo a google.
O mesmo vai acontecer com o ApplePay, muitas apps similares e vai dar tudo ao AP.
Não há muitas hipóteses de “… isto afastar o CurrentC da sua concorrência directa” porque ao “boicotarem” o pagamento através de sistemas diferentes(Apple Pay e Google Wallet) essa concorrência deixou de existir.Além de que os “apoiantes” deste sistema não estão,à partida,a lutar contra outras aplicações om o mesmo fim…estão é a lutar contra as “taxas” absurdas que a banca cobra por cada pagamento efetuado! Gostava de saber quantos funcionários mais a banca teria de contratar e pagar vencimento se não existissem as operações através de cartões e da net…
A concorrência continua, primeiro porque muitas outras lojas aceitam esses sistemas de pagamento, segundo porque os cartões crédito/débito continuam a existir e tendo em conta o processo de pagamento envolvido no CurrentC e as informações que são recolhidas, mais as dúvidas que vão sendo criadas quanto a segurança, é difícil de prever que muita gente queira aderir.
Quanto às taxas absurdas, é verdade que muitas são exageradas, mas tb é verdade que elas existem para pagar intermediários, cobrir casos de fraude…
E pelo que se sabe para o comerciante custa o mesmo se o cliente pagar com o Apple pay ou com o cartão físico..
por isso esse argumento das taxas é um bocado fraco..!
a ideia é que vai haver uma possível transição dos cartões físico para os telemóveis, por isso ao bloquearem os sistemas como o Apple Pay os comerciantes estão lutar preventivamente contra a perpetuação do sistema actual de taxas, podendo ter o efeito secundário de diminuição das taxas dos próprios cartões.
Ok. Mas suspeito que não é com este sistema arcaico que o vão conseguir, nem a “impor” meios de pagamento a clientes..
@Francisco Pinto,acho que percebeste o meu argumento ao contrário.Eu falei em taxas bancárias PAGAS PELOS COMERCIANTES.Se eles tiverem um sistema próprio de pagamentos…poupam nas taxas QUE PAGAM AOS BANCOS. Mesmo tendo as despesas de implementação e manutenção do sistema AINDA POUPAM MUITO DINHEIRO!!
…e não sei porque chamas ARCAICO a um sistema que ainda se encontra em desenvolvimento e que,como tal,não podes conhecer!!
@ Tavares
O sistema já é conhecido, já existe a aplicação, já existe documentação sobre o uso, e já está em fase de testes. Usa troca de códigos QR entre o comerciante e o cliente, o que se torna arcaico para o utilizador quando comparado os outros sistemas.
A somar a isso, ao ligar-se às contas bancárias não garante a protecção do cliente em caso de fraude, e dificultam a vida aos bancos para combater a fraude
@Tavares, o o sistema já foi apresentado. Usa o Google para ver como funciona. Mas eu fosso um resumo. O sistema implica o cliente abrir uma App tirar uma foto a um qr que o funcionário apresenta na caixa, a seguir o consumidor tem de mostrar um qr gerado pela App ao funcionário e digitar um pin(salvo erro). Quanto a mim é um processo arcaico não me apanhavam a usá-lo. E então comparado com o Apple pay em usabilidade fica a milhas…..
Possivelmente não! O que vai afastar uso deste sistema vai ser o próprio sistema que é arcaico! É muito mais fácil/simples/rápido/seguro pegar no cartão e pagar!
Conseguiram a unanimidade entre utilizadores do Android e do IOS 🙂
A app está no respetivos stores e o rating é:
– Google Play: 3000 pontuações mínimas (uma estrela)
– App Store: 2100
http://www.theverge.com/2014/10/29/7089829/iphone-android-currentc-reviews
lol ainda esta semana roubaram os email dos utilizadores… “seguro” XD