Cristiano Ronaldo, Adidas e Galp vencem o EURO2012…
...nas Redes Sociais
As Redes Sociais foram o espelho do entusiasmo dos Portugueses com o EURO2012. Estima-se que mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo tenham visto nas redes sociais a referência a Portugal durante este Europeu de Futebol. A Adidas foi o patrocinador mais citado globalmente e em Portugal foi a Galp que venceu. Apesar de as vitórias da Seleção Nacional terem sido vividas intensamente nas redes sociais, com a derrota frente à Espanha os Portugueses optaram por a interiorizar em silêncio.
No que diz respeito às marcas neste Europeu de Futebol, a Adidas foi a grande campeã dos patrocinadores, com mais de 37% das referências em publicações sobre o EURO2012. O segundo lugar foi para a Coca-Cola que conseguiu 24% das citações entre os sponsors. No caso dos patrocinadores da Seleção Portuguesa, a Galp foi a clara vencedora com 41,9% das referências, seguida da Sagres com 34%. O anúncio “Carta a Portugal” foi o grande penalti para a conquista da taça para a Galp.
A terceira e última fase do estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais”, desenvolvido pela Inesting, agência portuguesa especializada Marketing Digital, revela ainda que Paulo Bento e Cristiano Ronaldo iniciaram o Europeu com avaliação negativa nas redes sociais. Segundo o “Barómetro de Aprovação” da Inesting, o Selecionador Nacional apenas teve avaliação positiva após o jogo com a Republica Checa. Já Cristiano Ronaldo acabou por alcançar a aprovação dos críticos ao longo do EURO, conquistando progressivamente o coração dos adeptos.
O estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais” Desenvolvido pela Inesting, agência portuguesa especializada Marketing Digital, o estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais” analisou as reações públicas nas redes sociais durante todo o período de presença da Seleção Portuguesa no Euro 2012. O estudo teve por base a quantidade de referências a palavras-chave pré-definidas encontradas em sites de social media (Twitter, Facebook, Blogs, YouTube, Picasa, Friendfeed, GooglePlus, Flickr).
Principais dados do Estudo:
- Inglaterra e Portugal são as Seleções mais referidas da Europa nas Redes sociais;
- Irlanda e Portugal são os países mais falam sobre o Euro2012;
- Polónia, Portugal, Espanha e Inglaterra são as equipas mais referidas dos grupos A, B, C e D, respetivamente.
- Recentes exibições de Miguel Veloso geram comentários negativos nas redes sociais: Hugo Viana é a alternativa dos cibernautas;
- Apesar de não ter sido convocado, Bosingwa é referido como defesa direito preferido;
- Cristiano Ronaldo é o mais referido nas redes sociais, com 22% das referências totais;
- Na frente Nelson Oliveira é o eleito para ponta de lança numa luta renhida com Hugo Almeida e Hélder Postiga;
- Estima-se que a referência a Portugal tenha sido vista por mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo durante o EURO2012;
- As vitórias foram fortemente comemoradas nas redes sociais, a derrota frente à equipa espanhola foi interiorizada em silêncio;
- A Adidas foi o patrocinador global mais citado, com 37,4% das referências;
- A Galp foi o patrocinador da Seleção Nacional mais referido nas redes sociais, em publicações relacionadas com o EURO2012, com 41,9% das referências.
Ficha Técnica da 3ª fase do Estudo: Este estudo incidiu sobre a palavras-chave pré-definidas, monitorizadas entre os dias 8 de Junho e 1 de Julho. O número de pessoas que viram publicações nas redes sociais que mencionavam Portugal foi estimado através do número de referências com a palavra, majorado pela dimensão da rede Twitter do utilizador que a mencionou.
O barómetro de aprovação foi calculado com base numa amostragem aleatória das menções recolhidas. Os utilizadores montorizdos eram portugueses. O valor final apresentado consiste na diferença entre as menções positivas e negativas. As menções de cariz neutral não foram consideradas.
Este artigo tem mais de um ano
«Estima-se que a referência a Portugal tenha sido vista por mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo durante o EURO2012;»
Isso via-se no twitter, “meio mundo” fazia constante referência a Portugal através da hashtag #portugal, alguns exclusivamente por causa do craque português. Acompanhei essa hash durante todo o torneio e pude constatar isso. Falava-se sobre o nosso país em várias línguas, até em árabe!