Pplware

COVID-19: Vacina da Pfizer afinal tem 95% de eficiência

Desde a semana passada que têm surgido várias notícias sobre vacinas. A Pfizer foi a primeira a anunciar, tendo revelado que a sua vacina era “90% eficaz”. Seguiu-se a Farmacêutica Moderna e já hoje a revelação que a vacina chinesa Coronavac é “segura”.

Hoje também a Pfizer revelou que afinal a sua vacina tem 95% de eficiência.


Como já tínhamos referido aqui, no espaço de duas semanas foram revelados os resultados de três potenciais vacinas para combate à COVID-19. A primeira foi a vacina da Pfizer (90%), seguiu-se a da farmacêutica Moderna (94,5%) e a Coronavac que se sabe que é “segura”.

Vacina da Pfizer tem 95% de eficácia a começar nos 28 dias

No entanto, os primeiros resultados completos dos ensaios clínicos mostram uma eficácia superior à anunciada anteriormente pelas fabricantes revela o jornal Publico.

A vacina apresentada tem 95% de eficácia a começar nos 28 dias a seguir à primeira dose, sem efeitos secundários graves, de acordo com os primeiros resultados completos dos ensaios clínicos. A revelação foi feita através de um comunicado que está disponível no site da Pfizer – ver aqui.

Nesta fase 3 participaram 44.000 voluntários. A vacina foi administrada em duas doses com três semanas de intervalo.

Os resultados mostram que dos 170 casos de infeção registados, 162 aconteceram no grupo que recebeu o placebo e os restantes no grupo que recebeu a vacina. Contaram-se dez casos graves de COVID-19, nove deles em pessoas que receberam o placebo.

A atualização da percentagem deve-se ao facto de a empresa ter anunciado resultados preliminares. A Pfizer tinha referido que os testes iam continuar até serem detetados pelo menos 164 casos de COVID-19. Com os novos dados foi também atualizada a percentagem no que diz respeito a eficiência, passando para os 95%.

A empresa prepara-se agora para pedir autorização de emergência nos EUA. Relativamente a efeitos secundários, os resultados mostram que alguns pacientes ficaram com fadiga durante um período e alguns tiveram dor de cabeça.

 

Leia também…

Exit mobile version